Natal

É a capital do Estado do Rio Grande do Norte, região nordeste do Brasil, e tem uma população estimada de 896.708 habitantes (IBGE, 2021). Nesta página você saberá mais sobre a população, história, economia, pontos turísticos, hotéis, escolas, hospitais e muito mais. Tudo sobre Natal.

Conteúdo da Página

Telefones Úteis

  1. Procon: (84) 3232-9050;
  2. Conselho Tutelar: (84) 3232-7789 ou (84) 3232-8458;
  3. SINE – Natal: (84) 3232-1549;
  4. Hospital Municipal de Natal: (84) 3215-9857;
  5. Rodoviária de Natal: (84) 3205-2922 ou (84) 3620-4040;
  6. Prefeitura Municipal: (84) 3232-6389;
  7. Delegacia Regional de Polícia Civil: (84) 3232-4074;
  8. Polícia Militar: (84) 3232-6387;
  9. Sebrae – Natal: 0800 570 0800;
  10. Secretaria Municipal de Saúde de Natal: (84) 3232-7234;
  11. Câmara Municipal: (84) 3232-9364;
  12. Detran: (84) 3232-8030;
  13. Delegacia da Mulher: (84) 3232-2530;
  14. Secretaria de Turismo: (84) 3232-9065;
  15. Aeroporto: (84) 3343-6060.

História da cidade de Natal

A cidade de Natal foi fundada em 25 de dezembro de 1599 e seu povoamento começou a partir do Forte dos Reis Magos.
Marco Zero da cidade na Praça André Albuquerque

A cidade foi fundada em 25 de dezembro de 1599 e seu povoamento começou a partir do Forte dos Reis Magos, uma construção militar do século XVI, que hoje é um ponto turístico muito conhecido.
No ano de 1633 a cidade foi ocupada pelos holandeses. Nessa época, recebeu o nome de Nova Amsterdã. Essa ocupação teve fim somente no ano de 1654, quando os holandeses foram expulsos pelos portugueses, e a cidade voltou a se chamar Natal.
Seu crescimento se deu lentamente durante os três primeiros séculos de existência. A partir do século XX, Natal passou por um processo de modernização e, a partir da Segunda Guerra Mundial, principalmente nas décadas de 70 e 80, sua população cresceu de forma mais acelerada.

Sua localização privilegiada, próxima à chamada “esquina da América do Sul”, chamou a atenção do Departamento de Guerra dos Estados Unidos, e a cidade foi considerada como “um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo”, ao lado dos estreitos de Bósforo, na Turquia; Gibraltar, entre a África e a Europa e do Canal de Suez, no Egito.
Com o início das operações da primeira base de foguetes da América do Sul, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, Natal se tornou a “Capital Espacial do Brasil”.

A construção da Via Costeira, uma rodovia entre o Oceano Atlântico e o Parque das Dunas, que interliga as praias de Areia Preta e Ponta Negra, finalizada no ano de 1985, resultou em um grande crescimento no turismo local, e transformou Ponta Negra, que era uma simples vila de pescadores, em uma das áreas mais nobres e valorizadas da cidade.
Com uma população estimada em quase 900 mil habitantes (2021), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Natal é o município mais populoso de seu estado, o sexto do Nordeste e o décimo nono do Brasil.

O município é também a segunda menor capital do país em área territorial, estando à frente de Vitória, Espírito Santo.
A cidade testemunhou vários fatos importantes da história local e também mundial. Desde seu início, com as lutas dos povos indígenas que habitavam a região e foram perseguidos e dizimados pelos colonos, incluindo ataques de corsários (piratas) franceses, invasões holandesas, foi palco da instalação de contingentes militares brasileiros e aliados, particularmente os Estados Unidos (durante a Segunda Guerra Mundial, onde chegou a ser alvo de plano de invasão do mesmo país, chamado de Plan Rubber), além de muitos outros.
O nome dado à Capital foi escolhido em função do aniversário da cidade, em 25 de dezembro.

O gentílico, nome dado às pessoas que nascem na cidade, é natalense.

Hino da cidade de Natal

Natal, Cidade Sol,Tu representas tanto para mim! No início, Forte dos Reis Magos.
Bandeira da cidade

Letra: Othoniel Menezes
Música: Eduardo Medeiros

Natal, Cidade Sol,
Tu representas tanto para mim!
No início, Forte dos Reis Magos,
Cidade Alta, Ribeira e Alecrim.

Daí, sempre a crescer –
Um cajueiro, galhos a estender,
Brotou nas Rocas, Quintas e Tirol,
Em Igapó, Redinha e Mirassol;
Chegou à Zona Norte,
Em Mãe Luíza se enraíza no farol.

O mar, enamorado,
Colar de praias te presenteou;
E o Potengi amado
Em teu regaço com o porvir sonhou.

Natal – provinciana –
A tua história nos contou Cascudo:
A luta com o batavo,
As procissões, o pastoril, o entrudo.

Natal, Cidade Sol,
Tu representas tanto para mim!
No início, Forte dos Reis Magos,
Cidade Alta, Ribeira e Alecrim.

Daí, sempre a crescer –
Um cajueiro, galhos a estender,
Brotou em Morro Branco e Bom Pastor,
Em Candelária, Felipe Camarão;
Do Morro do Careca
Em Ponta Negra, vem rolando até o chão.

O mar, enamorado,
Colar de praias te presenteou;
E o Potengi amado
Em teu regaço com o porvir sonhou.

Natal – espacial –
Ao céu foguete vai levar mensagem
De amor e de esperança
A quem fiel evoca a tua imagem.

Geografia da cidade de Natal

Natal é uma cidade formada por uma planície costeira, com altitudes abaixo de 100 metros. Essa planície é composta por terrenos planos entre o mar e os chamados “tabuleiros costeiros” (uma faixa que acompanha todo o litoral do Brasil desde o Rio de Janeiro até o Amapá), e que são alterados pela presença de dunas.

A área é formada por sedimentos do Grupo Barreiras, com predominância de arenitos. Os tabuleiros são cobertos por areia e têm bordas cobertas por dunas, que podem chegar a 90 metros de altura. No Parque das Dunas, as dunas são mais fixas e cobertas por vegetação nativa.

O solo predominante em Natal é a areia quartzosa distrófica, com baixa fertilidade e drenagem excessiva. Há também solos de mangue nas margens do rio Potengi e uma pequena área de latossolo vermelho amarelo no sudoeste da cidade.

A cidade está localizada em um conjunto de quatro bacias hidrográficas, sendo a do Rio Potengi a maior delas, cobrindo mais de 30% da área da cidade, seguida da faixa litorânea oriental de escoamento difuso, com 30,9%, e pelas bacias do rio Doce, com pouco mais de 23% e do rio Pirangi, com pouco mais de 15%.

Localização da cidade de Natal

Localizado na extremidade nordeste do Brasil está o município de Natal.
Mapa do estado do Rio Grande do Norte

Localizado na extremidade nordeste do Brasil, o município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, está a aproximadamente 2.436 km da capital do Brasil, Brasília.
A cidade é conhecida como “Cidade do Sol”, “Londres Nordestina”, “Capital Espacial do Brasil” entre outros apelidos carinhosos.

Rios da cidade de Natal

O município está localizado dentro de um conjunto de quatro bacias hidrográficas, sendo a do Rio Potengi a maior delas, que cobre pouco mais de 30% da área de Natal. Em seguida, vem a faixa litorânea oriental e as bacias dos rios Doce e Pirangi.
Um dos mais importantes rios de Natal é o Potengi, que nasce no agreste do Rio Grande do Norte e percorre 176 quilômetros, desembocando no Oceano Atlântico. O Potengi foi palco de operações capitaneadas por hidroaviões estadunidenses na Segunda Guerra Mundial, na estação Rampa, localizada às margens do curso d’água. Atualmente, o espaço em que se localizava a estação foi convertido no Complexo Cultural Rampa, um espaço voltado à realização de atividades culturais e à preservação da história da capital potiguar como protagonista na aviação mundial.
Outro rio de grande importância para a capital é o rio Jundiaí, afluente do Potengi. Também se destacam o rio Pitimbu, que nasce no município de Macaíba, corta o bairro natalense de Pitimbu, na Zona Sul, e deságua na Lagoa do Jiqui, no município de Parnamirim; o rio Guariju e o Jaguaribe, que cortam a cidade.

Bairros da cidade de Natal

A cidade de Natal conta com 36 bairros, estando dividida em quatro regiões administrativas.
Fotografia aérea da cidade

A cidade conta com 36 bairros, estando dividida em quatro regiões administrativas (reconhecidas pelo IBGE como subdistritos), que também são chamadas de zonas (norte, sul, leste e oeste), além de uma área reservada ao Parque das Dunas, uma área de proteção ambiental que cobre um total de 1 203,98 hectares (12.0398 km²).
O CEP – Código de Endereçamento Postal geral da cidade é: 59.070-500.

Abaixo, você encontra a lista de todos os bairros:

  1. Alecrim;
  2. Areia Preta;
  3. Barro Vermelho;
  4. Candelária;
  5. Capim Macio;
  6. Cidade Alta;
  7. Cidade da Esperança;
  8. Cidade Nova;
  9. Dix-Sept Rosado;
  10. Felipe Camarão;
  11. Guarapes Nordeste;
  12. Igapó;
  13. Lagoa Azul;
  14. Lagoa Nova;
  15. Lagoa Seca;
  16. Mãe Luíza;
  17. Neópolis;
  18. Nossa Senhora da Apresentação;
  19. Nossa Senhora de Nazaré;
  20. Nova Descoberta;
  21. Pajuçara;
  22. Petrópolis;
  23. Pitimbu;
  24. Planalto;
  25. Ponta Negra;
  26. Potengi;
  27. Praia do Meio;
  28. Quintas;
  29. Redinha;
  30. Ribeira;
  31. Rocas;
  32. Salinas;
  33. Santos Reis;
  34. Tirol.

Clima da cidade de Natal

Em Natal, o verão é quente, com céu quase encoberto e o inverno é curto, morno.
Pôr do Sol no Rio Potengi

Em Natal, o verão é quente, com céu quase encoberto e o inverno é curto, morno, com o céu praticamente sem nuvens. Durante o ano inteiro, o tempo é considerado opressivo, com a presença de precipitação (chuvas) e ventos fortes.
Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de 22 °C a 31 °C, sendo que raramente é inferior a 21 °C ou superior a 32 °C.

A melhor época do ano para visitar Natal e realizar atividades de clima quente é do início de julho ao fim de outubro, onde os dias são pouco encobertos e sem chuva, com sensação de temperatura entre 24 °C e 32 °C.

Demografia da cidade de Natal

Estima-se que a população em Natal seja de 896.708 pessoas (dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021). A população, em sua maioria, é de crianças e jovens, sendo cerca de 40% das pessoas entre 15 e 39 anos, e de 0 a 14 anos 20% da população. A cidade também tem 0,25% de idosos com mais de noventa anos, inclusive alguns deles com mais de cem anos.

O salário médio mensal é de aproximadamente 3 salários mínimos para os trabalhadores formais. Cerca de 34,8% da população do município encontra-se empregada.

A escolarização entre 6 a 14 anos tem uma taxa de pouco mais de 96%.O índice de desenvolvimento humano municipal, IDHM, da cidade é 0,763, considerado médio.

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) varia de 0 a 1 e é dividido em três categorias: baixo (0 a 0,499), médio (0,5 a 0,799) e alto (0,8 a 1). O índice é composto por três dimensões (renda, educação e longevidade) e que cada uma delas pode ter um peso diferente na composição do índice. É importante avaliar cada dimensão separadamente, para entender melhor a situação do município.

Cidades do entorno de Natal

A cidade de Natal faz limite com os seguintes municípios:

  • Extremoz ao norte: 14,7 quilômetros de distância;
  • Parnamirim ao sul: 11,65 quilômetros de distância;
  • Macaíba a oeste: 17,5 quilômetros de distância;
  • São Gonçalo do Amarante (também a oeste): 22,2 quilômetros de distância;
  • A leste: Oceano Atlântico.

Educação da cidade de Natal

A cidade de Natal conta com um total de 336 escolas de ensino fundamental e outras 111 de ensino médio.
Colégio Estadual Atheneu Norte Riograndense, o segundo colégio mais antigo do Brasil

A cidade conta com um total de 336 escolas de ensino fundamental e outras 111 de ensino médio, segundo os dados do IBGE, de 2021.
Na cidade, ainda existem unidades do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Faculdades e Universidades públicas e privadas.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em Natal, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando a rede pública, no ano de 2021, foi de 4,4. Para os anos finais do ensino fundamental, também da rede pública, o índice ficou em 3,9, considerando também o ano de 2021.

O IDEB é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice reúne os resultados de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O índice é medido a cada dois anos e é apresentado em uma escala que vai de 0 a 10. A meta é alcançar o índice 6. Esse é o mesmo resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e foi a nota obtida pelos países que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.

A taxa de escolarização, dos alunos de 6 a 14 anos de idade, segundo dados do ano de 2010, era de 96,3 %.

Abaixo, você encontra uma lista com algumas das escolas e seus telefones de contato.

Escolas Municipais da Cidade de Natal

  • Escola Municipal Infantil Katia Fagundes Garcia: (84) 98814-5388;
  • Escola Municipal Infantil Nossa Senhora Auxiliadora: (84) 3232-9450;
  • Escola Municipal Infantil Padre João Perestrello: (84) 98852-1418;
  • Escola Municipal Profª. Emilia Ramos: (84) 99919-7009;
  • Escola Municipal Profª. Stella Lopes da Silva: (84) 3232-4822;
  • Escola Municipal Celestino Pimentel: (84) 98837-6946;
  • Escola Municipal Djalma Maranhão: (84) 3205-4783;
  • Escola Municipal Profª. Francisca Ferreira da Silva: (84) 3232-4861;
  • Escola Municipal São Francisco de Assis: (84) 99941-3977;
  • Escola Municipal Profª. Maria Dalva Gomes Bezerra: (84) 98606-0401;
  • Escola Municipal Jornalista Erivan França: (84) 3232-4826;
  • Escola Municipal João Paulo II: (84) 98181-0681;
  • Escola Municipal Prof. Amadeu Araújo: (84) 99138-5910;
  • Escola Municipal 4º Centenário: (84) 3215-1130;
  • Escola Municipal Professor Zuza: (84) 3232-4868;
  • Escola Municipal Prof. Antônio Severiano: (84) 3232-4762;
  • Escola Municipal Vereador José Sotero: (84) 3214-4811;
  • Escola Municipal Profª. Maria Madalena: (84) 3232-4834;
  • Escola Municipal Profª. Mareci Gomes dos Santos: (84) 3203-2009;
  • Escola Municipal Juvenal Lamartine: (84) 3232-4852.

Escolas Estaduais da cidade de Natal

  • Escola Estadual Desembargador Régulo Tinôco: (84) 3232-2399;
  • Escola Estadual Lourdes Guilherme: (84) 3232-2289;
  • Escola Estadual Profª. Ana Júlia Mousinho: (84) 3232-6973;
  • Escola Estadual do Atheneu Norte Riograndense: (84) 3232-7690;
  • Escola Estadual Djalma Aranha Marinho: (84) 3232-7201;
  • Escola Estadual Professor Varela Barca: (84) 3232-7393;
  • Escola Estadual Luiz da Câmara Cascudo: (84) 3232-1793;
  • Escola Estadual Belém Câmara: (84) 3232-7316;
  • Escola Estadual Pedro Mendes Gouveia: (84) 3232-6270;
  • Escola Estadual Profª. Maria Montezuma: (84) 3232-7489;
  • Escola Estadual Berilo Wanderley: (84) 3232-7206;
  • Escola Estadual Profª. Maria Nalva Xavier Albuquerque: (84) 3232-7224;
  • Escola Estadual Augusto Severo: (84) 3232-6621;
  • Escola Estadual Hegesippo Reis: (84) 3232-2398;
  • Escola Estadual Lauro de Castro: (84) 3232-7679;
  • Escola Estadual Professor Luís Soares: (84) 3232-7486;
  • Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo: (84) 3232-6971;
  • Escola Estadual Soldado Luiz Gonzaga: (84) 3232-7485;
  • Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill: (84) 3232-6629;
  • Escola Estadual Profª. Maria Ilka de Moura: (84) 93232-2288.

Prefeitura de Natal

A Prefeitura é o órgão responsável pela administração de Natal.
Palácio Felipe Camarão sede da Prefeitura Municipal

A Prefeitura é o órgão responsável pela administração. O Prefeito eleito é o agente executivo e representa o povo.
O Poder Legislativo é representado pela Câmara Municipal, que é composta por 29 vereadores, eleitos pelo povo.
Os vereadores têm o poder de propor, discutir e votar leis e projetos que possam melhorar a qualidade de vida da população. Você encontra a lista de Vereadores logo abaixo.

Prefeito e Vice-Prefeito (2020/2024)

  • Álvaro Costa Dias (Prefeito) e AIla Maria Ramalho Cortez de Oliveira (Vice-Prefeita), eleitos com 194.764 votos, para o período eletivo entre 2020 / 2024.

Lista de Vereadores Eleitos (2020/2024)

  1. Herberth Augusto Sena Souza e Silva, PL, recebeu 6029 votos;
  2. Maria Divaneide Basílio, PT, recebeu 5966 votos;
  3. Paulo Eduardo da Costa Freire, PDT, recebeu 5547 votos;
  4. Kleber Fernandes da Silva, PSDB, recebeu 5409 votos;
  5. Aldo Clemente de Araújo Filho, PDT, recebeu 5181 votos;
  6. Robson Ricardo Machado Lima de Carvalho, PDT, recebeu 4837 votos;
  7. Felipe Queiroz da Cunha Alves, PDT, recebeu 4765 votos;
  8. Aroldo Alves da Silva, PSDB, recebeu 4284 votos;
  9. Francisco de Assis Valentim da Costa, REPUBLICANOS, recebeu 4213 votos;
  10. Yraguaci Araújo Almeida de Souza, PDT, recebeu 3852 votos;
  11. Ana Paula de Araújo Correia, PL, recebeu 3843 votos;
  12. Francisco das Chagas Catarino, PSDB, recebeu 3801 votos;
  13. Antonio Franco de Aquino Neto, PSD, recebeu 3490 votos;
  14. Stanley Luciano da Silva Nascimento, PTB, recebeu 3464 votos;
  15. Antonio Geovane Araujo Peixoto, PTB, recebeu 3109 votos;
  16. Tércio Barreto Ramos Tinôco, PP, recebeu 3101 votos;
  17. Raniere de Medeiros Barbosa, AVANTE, recebeu 3040 votos;
  18. Eriko Samuel Xavier de Oliveira, MDB, recebeu 3040 votos;
  19. Brisa Silva Bracchi, PT, recebeu 2901 votos;
  20. Julia de Paiva Sousa Arruda Câmara, PC do B, recebeu 2817 votos;
  21. Klaus Assis dos Anjos Araujo, SOLIDARIEDADE, recebeu 2797 votos;
  22. Hermes Camara de Souza, PTB, recebeu 2751 votos;
  23. Milklei Leite de Farias, PV, recebeu 2721 votos;
  24. Camila Rose de Araújo Cabral, PSD, recebeu 2447 votos;
  25. Margarete Régia de Lima, PROS, recebeu 2291 votos;
  26. Anderson Lopes, SOLIDARIEDADE, recebeu 2225 votos;
  27. Nivaldo Varela Bacurau, PSB, recebeu 2153 votos;
  28. Eribaldo Medeiros da Silva, PSB, recebeu 2148 votos;
  29. Robério Paulino Rodrigues, PSOL, recebeu 1886 votos.

Economia da cidade de Natal

A cidade se destaca principalmente pela atividade de turismo, juntamente com os serviços e representam cerca de 53% do PIB – Produto Interno Bruto, seguidos pelos Serviços de Administração Pública com cerca de 20%, a arrecadação de imposto gera cerca de 14%, a Indústria representa cerca de 12%, enquanto a agricultura corresponde a menos de 1%.

A cidade é um dos principais destinos do turismo de praia do litoral brasileiro assim, devido ao grande movimento gerado por esses turistas, oferece diversos serviços, os comércios estão sempre movimentados. A cidade também dispõe de diversos shoppings, inclusive um dos maiores shoppings do país (Midway Mall) e hipermercados para atender sua população e os visitantes. Há tanto movimento que existe um bairro somente de comércio popular, o bairro do Alecrim.

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o PIB (Produto Interno Bruto), em 2020, foi de R$ 25.525,30 per capita, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), foi de 0,763 (2010), numa escala de varia de 0 a 1 (sendo que, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano).

Pessoas importantes da cidade de Natal

Natal é também destaque por suas personalidades. Veja agora alguns dos principais nomes da cidade:

  • Abraham Palatnik (artista plástico);
  • Alan Severiano (jornalista);
  • Aldo Simôes Parisot (violoncelista);
  • André Gonçalves (ator);
  • Antúlio Madureira (músico, compositor e artesão);
  • Augusto Carlos Garcia de Viveiros, conhecido como Augusto Viveiros (advogado, escritor e político);
  • Cabeção do Forró (compositor);
  • João Fernandes Campos Café Filho conhecido como Café Filho (advogado, político, presidente do Brasil);
  • Luís da Câmara Cascudo (historiador, sociólogo, musicólogo, antropólogo, etnógrafo, folclorista, poeta, cronista, professor, advogado e jornalista);
  • Celina Guimarães Viana (professora e primeira mulher a tirar o título de eleitora);
  • David Cunha Alves de Araújo, conhecido como Espanta (humorista);
  • Djalma Maranhão (político);
  • Dorian Gray Caldas (artista plástico e ensaísta);
  • Edson Reis de França (cantor, violonista e compositor);
  • Fábio de Araújo, mais conhecido como Fábio di Ojuara (artista plástico);
  • Fernando Abbott Galvão (diplomata, educador, político e escritor);
  • Gabriel Bulhões Nóbrega Dias (advogado criminalista, professor universitário, palestrante, empresário e escritor na área de investigação defensiva);
  • Gilliard (cantor);
  • Gracinda Freire (atriz);
  • Carlos Hugo Studart Corrêa (jornalista, professor universitário e historiador);
  • Ivan Baron (influenciador e ativista anti capacitista);
  • Joãozinho, nome artístico de João Manoel de Araújo Costa Netto (compositor, instrumentista e cantor);
  • Jota Mombaça (escritora e artista visual);
  • Kiko Chagas, nome artístico de Francisco das Chagas Nobre (guitarrista, arranjador, cantor e compositor);
  • Gileno Osório Wanderley de Azevedo, conhecido como Leno (cantor, compositor e guitarrista);
  • Lígia Maria Salgado Nóbrega (militante e guerrilheira de extrema esquerda lutando contra a ditadura militar brasileira);
  • Elis Rosalina Gomes da Silva, conhecida como Liz Rosa (cantora);
  • Joaquim Eduvirges de Mello Açucena, ou Lourival Açucena ou Lorênio (primeiro poeta do Rio Grande do Norte);
  • Luiz Ignácio Maranhão Filho (advogado, jornalista e professor);
  • Márcio Benjamin (advogado, escritor e roteirista);
  • Marcus Vinícius da Silva Bernardo, conhecido como Marcus Baby (artista plástico);
  • Marina de Souza Dantas Elali (cantora e compositora);
  • Micarla Araújo de Sousa ou simplesmente Micarla de Sousa (política, apresentadora, empresária e jornalista);
  • Moacyr de Góes (escritor, educador e bacharel em Direito);
  • Moacyr Góes (roteirista e diretor de cinema e teatro);
  • Murilo Melo Filho (advogado, jornalista e escritor);
  • Natália Bastos Bonavides (advogada, feminista, ativista dos direitos humanos e dos movimentos sociais e política);
  • Newton Navarro Bilro (dramaturgo, poeta, desenhista e pintor);
  • Ney Lopes de Souza Júnior (advogado, jornalista e político);
  • Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, conhecido como Pedro Velho (proclamou a república no Rio Grande do Norte, sendo o seu primeiro governador);
  • Ricardo José Meirelles da Motta (administrador e político);
  • Roberta Varella de Sá (cantora);
  • Rodrigo Salem (jornalista e crítico de cinema);
  • Rogério Simonetti Marinho (economista e político);
  • Rosa Maria dos Santos Alves, conhecida como Rosinha, (artista circense e artesã);
  • Rostand Medeiros (escritor e pesquisador);
  • Tadeu Schmidt (jornalista);
  • Thiago Cóstackz (artista plástico);
  • Valéria Silva de Oliveira (cantora e compositora);
  • Wagner Willian Menezes de Araújo (quadrinista e ilustrador);
  • Walter Pereira Alves (administrador e político);
  • Zodja Pereira (atriz, dubladora, diretora de dublagem e empresária).

Turismo na cidade de Natal

O turismo é uma das atividades de destaque na cidade de Natal. O Município conta com inúmeras belezas naturais como praias, lagoas, trilhas, piscinas naturais, além de pontos históricos e passeios de buggy nas dunas douradas da cidade.
A Capital oferece também facilidade para quem deseja visitar a região potiguar, chegando com facilidade às cidades vizinhas e suas atrações.

Onde ir em Natal

Neste tópico, vamos destacar alguns dos melhores lugares para visitar em Natal, além de atividades e passeios incríveis que você pode fazer na cidade. Leia:

1. Centro Histórico de Natal

É uma área com muita história e arquitetura colonial, incluindo pontos turísticos importantes. Para a construção, foi escolhido um terreno elevado, para evitar inundações durante o período de chuvas. Além disso, a arquitetura colonial presente na região é muito bem preservada, o que faz valer a visita e dá ao local um charme único.

O Centro Histórico compreende uma área nos bairros da Cidade Alta e Ribeira e alguns prédios dos bairros de Tirol e Petrópolis, que são os bairros mais antigos da cidade e apresentam características dos primeiros séculos da história do Brasil, destacando importantes aspectos da colonização portuguesa. Os pontos turísticos são relativamente próximos, o que torna possível fazer parte do percurso a pé. Lembre-se de levar água e usar protetor solar, especialmente em dias mais quentes e ensolarados.

A região foi declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2010, reconhecendo a importância cultural e arquitetônica da área. Outro ponto importante é que o Centro Histórico é um ótimo lugar para experimentar a culinária local, com diversos bares e restaurantes, que oferecem pratos típicos da região. É uma ótima oportunidade para experimentar a comida nordestina e conhecer um pouco mais da cultura local. Dentre os pontos de destaque, veja os principais abaixo:

1. Catedral Metropolitana

A igreja, em estilo neoclássico, foi construída entre os anos de 1898 e 1909, e foi inaugurada no dia 21 de novembro de 1909. A catedral passou por algumas reformas ao longo dos anos, mas mantém sua arquitetura neoclássica original. É um dos principais pontos turísticos do centro histórico e oferece uma vista incrível da cidade.

  • Av. Mal. Floriano Peixoto, 674 – Tirol;
  • Telefone: (84) 3615-2800.

2. Teatro Alberto Maranhão

O teatro foi construído entre os anos de 1898 a 1904 em Natal.
Fachada do Teatro Alberto Maranhão

O teatro foi construído entre os anos de 1898 a 1904, com uma arquitetura única e bela, em estilo Art Noveau. O teatro é palco de muitos eventos culturais e artísticos na cidade.

  • Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, 59012-380.

3. Palácio Felipe Camarão

É um palácio construído em 1922, já foi sede do governo estadual. Atualmente, é a sede do poder executivo municipal de Natal. O espaço recebeu essa denominação em 1955, em homenagem ao índio poti Filipe Camarão, que era o chefe dos Potiguaras, tribo que habitava as margens do Rio Potengi. O prédio é um marco do Centenário da Independência do Brasil.

  • Rua Ulisses Caldas – Cidade Alta, 59025-275.

4. Igreja de Santo Antônio – Igreja do Galo

Uma construção concluída no ano de 1766, a terceira igreja construída em Natal, e também uma das mais belas. A igreja, em arquitetura barroca, é um importante marco histórico da cidade. O nome, Igreja do Galo, vem do fato de ter uma torre quadrangular, com cúpula revestida de azulejos, e, em cima, o galo que identifica a igreja, um presente do capitão-mor Caetano da Silva Sanches, devoto de Santo Antônio e que governou a Capitania, de agosto de 1791 a março de 1800. Em uma de suas alas laterais funciona o Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte, com imagens dos séculos XVII ao XX, pinturas, mobiliário, ourivesaria e prataria utilizados no culto religioso.

  • Rua Santo Antônio, 698 – Cidade Alta, 59025-520;
  • Telefone: (84) 3211-4236.

5. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja é o segundo templo religioso da Igreja Católica mais antigo da cidade, datando do início do século XVIII. Foi tombada pelo Governo Estadual em 1988, quando foi também restaurada, ganhando novamente seus traços originais, no estilo barroco.

  • Praça Dom Vital – Cidade Alta, 59025-365;
  • Telefone: (84) 3211-1027.

6. Solar João Galvão de Medeiros

O casarão histórico, construído no início do século XX, atualmente abriga o Centro de Documentação Eloy de Souza, o CEDOC. O prédio foi restaurado na década de 90 e é considerado patrimônio histórico da cidade, tendo o tombamento acontecido no ano de 1999. Com vista para o Rio Potengi, o casarão conserva o frontão característico, com cornijas e varandas laterais. Constitui juntamente com outras edificações um conjunto harmonioso, reminiscência da parte mais antiga da cidade.

  • Av. Câmara Cascudo, 407-417 – Cidade Alta, 59025-275.

7. Casa da Ribeira

A Casa da Ribeira é um centro cultural independente, que oferece exposições, apresentações teatrais e musicais, além de oficinas e cursos. O espaço foi inaugurado em 2001 e está sediado em um casarão de 1911. É um espaço importante para a cultura local e para a arte contemporânea, abrigando um grupo de teatro. A Ribeira é uma localidade recentemente tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira, 59012-420;
  • Telefone: (84) 3211-7710.

8. Museu Café Filho

O Museu, dedicado ao ex-presidente do Brasil, o único norte-rio-grandense a chegar à Presidência da República, abriga documentos históricos, fotografias e objetos pessoais de Café Filho, além de exposições temporárias sobre temas relacionados à história do Brasil. O museu dispõe, também, da biblioteca particular do presidente e de parte do mobiliário de sua residência, vinda do Rio de Janeiro.
O casarão antigo, construído no século XIX, entre os anos de 1816 e 1820, é a sede do Museu e um dos principais espaços culturais de Natal.

  • Rua da Conceição, 42-90 – Cidade Alta, 59025-275;
  • Telefone: (84) 3211-4620 ou (84) 3232-5356.

9. Palácio da Cultura – Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte

Também conhecido como Palácio Potengi, o prédio histórico está localizado no bairro da Cidade Alta. Construído no século XIX, ele serviu como sede do governo do Rio Grande do Norte até a década de 80. O Palácio do Governo é considerado um patrimônio cultural e foi tombado por sua importância histórica. Atualmente, o prédio abriga o Espaço Cultural Palácio Potengi, que oferece inúmeras exposições e eventos culturais. Ele é considerado a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal e um dos principais pontos turísticos da cidade.

  • Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta, 59025-300;
  • Telefone: (84) 3211-7056.

10. Solar Bela Vista

O prédio histórico sediou o Tribunal de Justiça de Natal, na década de 1930, passou a funcionar como o Hotel Bela Vista.
Fachada do Solar Bela Vista

O prédio histórico sediou o Tribunal de Justiça e, na década de 1930, passou a funcionar como o Hotel Bela Vista, um dos mais refinados hotéis natalenses da época. Foi vendido ao SESI, para lá funcionar o Centro de Cultura e Lazer. Ao longo do tempo, o espaço passou por várias restaurações, que preservaram suas características, sendo a mais recente em 2022. Os “Amigos do Solar Bela Vista”, uma página no Facebook, compartilham informações sobre exposições e eventos no local.

  • Av. Câmara Cascudo, 417 – Cidade Alta, 59025-280;
  • Telefone: (84) 3212-1904.

11. Fundação Capitania das Artes

É uma instituição cultural que tem como objetivo promover a arte e a cultura na cidade. A instituição é gerenciada pela Secretaria Municipal de Cultura e tem como foco a promoção de festivais e eventos culturais na cidade. O prédio da Antiga Capitania dos Portos, onde a Fundação está localizada, foi tombado pela Fundação José Augusto, por sua importância cultural para o Estado do Rio Grande do Norte.

  • Av. Câmara Cascudo, 434 – Cidade Alta, 59025-280;
  • Telefone: (84) 98898-4082.

12. Instituto Ludovicus – Casa Câmara Cascudo

A Casa onde o historiador e folclorista potiguar morou por mais de 40 anos
é um importante patrimônio cultural do Rio Grande do Norte. O espaço foi tombado pela Fundação José Augusto. Atualmente, a casa é sede do Instituto Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, criado pela filha do escritor, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do pai. No interior da casa, observam-se objetos pertencentes a Luis da Câmara Cascudo, móveis e utensílios da época em que lá morava. O destaque é a biblioteca de Cascudo, chamada por ele de “A Babilônia”, onde ele recebeu ilustres visitantes, como Gilberto Freyre, Juscelino Kubitschek, Assis Chateaubriand e Ari Barroso. Nas paredes, permanecem as assinaturas desses e de outros visitantes, a pedido do próprio Cascudo, que é considerado o padroeiro literário da cidade de Natal. No local, funciona ainda uma loja com souvenirs e livros.

  • Av. Câmara Cascudo, 377 – Cidade Alta, 59025-280;
  • Telefone: (84) 98827-3866.

13. Memorial Câmara Cascudo

O prédio foi construído em 1857 e abrigou a Tesouraria da Fazenda até 1987. Entre 1955 e 1982, o prédio também abrigou o Quartel General do Exército. Atualmente, o local é dedicado a preservar e divulgar a vida e obra de Luís da Câmara Cascudo, historiador, jornalista, folclorista, professor e advogado nascido em Natal, onde passou toda a sua vida e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. O Memorial conta com um acervo de 15 mil volumes, incluindo títulos de biografia, história, religião e folclore. Além disso, o prédio também possui uma estátua em homenagem ao considerado padroeiro literário da cidade de Natal.

  • Praça André de Albuquerque, s/n – Cidade Alta, 59025-200;
  • Telefone: (84) 3232-3074.

14. Memorial da Justiça Desembargador Vicente Lemos

No local, funcionou inicialmente o Hotel Majestic, que foi inaugurado em 1924 e era considerado um dos mais luxuosos da cidade de Natal. Em 1986, o prédio foi desapropriado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e, posteriormente, passou a abrigar o Memorial da Justiça, onde são guardados processos antigos da Comarca de Natal, abrigando a história do Judiciário do estado. O local recebe visitas de estudantes e é considerado um importante espaço da memória do estado

  • Rua Padre João Manoel, 531-559 – Cidade Alta, 59025-350;
  • Telefone: (84) 3673-9215.

15. Museu de Arte Sacra de Natal

O Museu é um espaço dedicado à captação, inventariação, proteção e exposição de objetos de arte religiosa do Rio Grande do Norte. Faz parte da Fundação José Augusto e possui um rico acervo onde podem ser vistas esculturas, pinturas e imagens de santos, mobiliário e prataria, utilizados nos cultos religiosos datados entre os séculos XVII ao XX. Localizado na lateral da Igreja de Santo Antônio, o museu é aberto à visitação.

  • Rua Santo Antônio, s/n – Cidade Alta, 59025-520;
  • Telefone: (84) 3232-6380.

16. Prédio do IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

O prédio histórico do Instituto, câmpus Natal Cidade Alta, antiga Escola Industrial, foi restaurado com um investimento de cerca de R$ 5 milhões, no ano de 2016. Trata-se de uma estrutura de expressivo valor arquitetônico, datado do início do século XX. Construído em forma de U, tem dois pavimentos, um pórtico de entrada com uma grande porta em arco A porta de acesso leva a um hall de entrada, onde se desenrola uma imponente escadaria, a mesma com um belo guarda-corpo de ferro. A construção ainda mantém o antigo assoalho de madeira de lei e mosaicos de bom padrão no piso de alguns de seus anexos. O edifício abriga atualmente uma unidade do IFRN, além de uma galeria de arte, o Museu do Brinquedo e o Memorial do IFRN, que estão abertos à visitação guiada. O prédio foi tombado pelo Governo Estadual em 1999.

  • Av. Rio Branco, 743 – Cidade Alta, 59025-003;
  • Telefone: (84) 4005-0970.

17. Centro de Turismo de Natal

O Centro de Turismo da cidade, localizado na antiga casa de detenção da cidade, é um importante ponto turístico que oferece atrações culturais. O espaço também oferece diversas opções de compras. É possível encontrar artesanatos e produtos típicos da região com preços mais acessíveis do que em outras feiras da cidade. O prédio histórico desfruta de uma das mais privilegiadas vistas das praias urbanas de Natal, do rio Potengi, da Fortaleza dos Reis Magos e da Ponte Newton Navarro (Natal – Redinha). A construção foi edificada na virada do século XIX para o século XX, em estilo neoclássico. Inicialmente funcionou como residência particular, depois como asilo de mendicantes, orfanato, área de segurança militar (durante a 2ª Guerra Mundial) e penitenciária pública de Natal até 1969. A inauguração do Centro de Turismo aconteceu em 13 de novembro de 1976, mas seu tombamento pelo patrimônio histórico e artístico estadual só ocorreu em 11 de agosto de 1988.

  • Rua Aderbal de Figueiredo, 980 – Petrópolis, 59010-780;
  • Telefone: (84) 3211-6149.

18. Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

O Instituto é a mais antiga instituição cultural do estado, possuindo um dos mais ricos acervos sobre cultura, geografia e história do Rio Grande do Norte e do Brasil. O espaço promove exposições, palestras e outras atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense. O prédio histórico, construído em estilo neoclássico, foi erguido em 1906, num dos bairros mais antigos da cidade e núcleo de sua fundação. Originalmente preparado para abrigar o Instituto, foi adaptado para receber o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte como nova finalidade, abrigando o auditório, o segundo salão, a biblioteca e o arquivo, além da sala da presidência, secretaria e sala de leitura. Passou por reformas, concluídas no ano de 2017, que trouxeram uma nova disposição e organização do espaço, além da modernização de suas instalações. O prédio do Instituto foi tombado pelo Estado em 1984.

  • Rua da Conceição, 622 – Cidade Alta, 59025-270;
  • Telefone: (84) 3232-9728.

19. Sede do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional RN

Erguido no início do século XX, o espaço serviu como residência, depois teve diversos usos, como imóvel comercial ou de serviços. Também sofreu diversas alterações e acréscimos, com vários padrões e técnicas construtivas. O terreno em que se situa a edificação, que ia até a Rua Câmara Cascudo, foi reduzido. Nesta construção, pode-se observar características de diversas arquiteturas, dentre elas a gótica, a neoclássica e a mourisca. O prédio foi restaurado em 2012 para abrigar a Superintendência Regional do Iphan – RN.

  • Av. Duque de Caxias, 158 – Ribeira, 59012-200;
  • Telefone: (84) 3221-3294.

20. Casa do Padre João Maria

A construção era o antigo Armazém Real da Capitania do Rio Grande, um local que servia como depósito de armas, munições, fardas, ferramentas, alimentos, equipamentos náuticos e outros, utilizados geralmente pelas forças militares da Coroa. Em 1987, passou a ser a sede do IPHAN, que lá funcionou até 2012. Foi moradia do Padre João Maria, conhecido na região pelas suas ações junto aos mais necessitados.

  • Rua da Conceição, 603 – Cidade Alta, 59025-270.

2. Forte dos Reis Magos

É um dos principais pontos turísticos da cidade de Natal.
Vista aérea do Forte dos Reis Magos

É um dos principais pontos turísticos da cidade. Localizado na entrada da Barra do Rio Potengi, o forte foi construído pelos portugueses no século XVI, para proteger a cidade de invasões estrangeiras. A fortificação militar possivelmente teve sua construção iniciada apenas em 1603. Em 1630, era tida como totalmente concluída, na sua forma atual.

Em 1894, o Forte dos Reis Magos deixou de ser considerado um elemento defensivo para o Exército, com isso, foi desativado em 1904. A instalação chegou a ser usada durante a 1ª Guerra Mundial. No início do século XX, passou para a guarda da Marinha. Nessa época foi executada a instalação de um faro. Após sofrer um grave processo de degradação, o Forte foi tombado pelo Iphan, em 1949, e restaurado entre 1953 e 1958.

Em 2013 a gestão da fortificação passou para o IPHAN que realizou pesquisa arqueológica e histórica e elaborou o projeto de restauro da edificação, visando a preservação de um dos bens culturais mais expressivos do Brasil, permitindo sua apropriação pela sociedade. A edificação apresenta uma vista incrível da cidade.

  • Praça Cel. José da Penha, s/n – Ribeira, 59010-410;
  • Telefone: (84) 3201-0777.

3. Praia de Ponta Negra

É uma das praias mais famosas e mais visitadas de Natal, com uma vista incrível do Morro do Careca, que é um dos principais cartões postais da cidade. Suas águas cristalinas apresentam cores incríveis. Ao longo da orla, existem várias pedras de coloração escura, que deram o nome à praia e, consequentemente, ao bairro. Há muitas opções de bares e restaurantes na orla para os turistas. As águas azuladas e cristalinas, de cores incríveis, oferecem ainda boa estrutura de barracas.

  • Praia de Ponta Negra s/n – Ponta Negra, 59090-210.

4. Morro do Careca

Localizado ao sul da Praia de Ponta Negra, o local possui mais de 100 m de altura, é cercado por dunas e é dono de belezas naturais magníficas. O Morro do Careca é considerado cartão-postal do Rio Grande do Norte e foi um dos destinos mais visitados da Praia de Ponta Negra durante a década de 1990. Nessa época, era comum a prática de esportes e outras atividades de diversão. Ao final da década de 1990, tornou-se proibido subir no Morro do Careca, para conservar a areia e a mata local. O lugar é considerado um Monumento Ambiental de Natal desde 2011. É possível fazer um passeio de barco e se aproximar do Morro. Do barco também é possível avistar outras belezas da região.

  • Praia de Ponta Negra s/n – Ponta Negra, 59090-210.

5. Parque das Dunas

O Parque Estadual Dunas Do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” é um espaço ecológico com mais de 1.172 hectares de área verde. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil. Sua preservação é de fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, e contribui para recarga do lençol freático da cidade, e também na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado. O espaço abriga fauna e flora de grande valor ecológico, incluindo várias espécies em processo de extinção.
O Parque recebe uma média anual de 150.000 visitantes, e mantém um cadastro com cerca de 10.000 coopistas – pessoas que utilizam o espaço para a prática de atividades físicas. Durante o ano inteiro, o Parque oferece diversas atividades educativas, recreativas, físicas e culturais, com shows, peças, palestras, exposições e oficinas que garantem a diversão e o lazer dos seus visitantes.

  • Av. Alexandrino de Alencar, s/n – Tirol, 59015-350;
  • Telefone: (84) 3201-3985 ou (84) 3113-6182.

6. Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua filha Anna Maria Niemeyer e também o arquiteto paulista Jair Valera, deve seu nome a Nivaldo Monte, bispo brasileiro e arcebispo da cidade, o Parque ocupa 64 hectares, e está localizado entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbu.
O espaço conta com um mirante de 45 metros de altura. No topo, acessível por elevador, há um memorial histórico da cidade. O Parque oferece ainda muitas opções de trilhas ecológicas, áreas de lazer, duas entradas com guarita, estacionamento para acesso de pedestres e veículos, além de praça, um centro de visitantes, Centro de Educação Ambiental (CEA, com salas de aula para realização de oficinas de reciclagem e artes) e muito mais . É um ótimo lugar para quem gosta de atividades ao ar livre.

  • Av. Pref. Omar O’Grady – Pitimbú, 59020-400;
  • Telefone: (84) 3232-3207.

7. Ponte de Todos – Newton Navarro

A ponte estaiada liga os bairros da cidade de Natal e fica sobre o Rio Potengi.
Ponte de Todos – Newton Navarro

A ponte estaiada liga os bairros da cidade e fica sobre o Rio Potengi. Com um comprimento total de mais de 2.700 metros, a ponte tem capacidade para até 60 mil veículos por dia. Sua iluminação cênica proporciona fotos incríveis à noite, e o pôr-do-sol, ao fundo, faz belíssimas imagens durante o dia. A ponte oferece também iluminação rodoviária. Seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar.

  • Ponte Newton Navarro – Redinha.

8. Praia dos Artistas

Localizada entre as Praias do Meio e da Areia Preta, a Praia dos Artistas é considerada uma das mais bonitas de Natal.
Praia dos Artistas

Localizada entre as Praias do Meio e da Areia Preta, a Praia dos Artistas é considerada uma das mais bonitas de Natal. Próxima ao centro, com uma extensa faixa de areia, suas águas calmas, limpas e cristalinas são perfeitas para o banho de mar, mas atenção: a praia tem várias rochas, em sua faixa de água. Durante todo o ano a praia é movimentada, isso pelo fato de que é ensolarada em todas as estações. Quiosques com petiscos e refeições complementam a comodidade.

  • Av. Pres. Café Filho, 860-1006 – Praia do Meio, 59010-000.

9. Praia do Meio

A Praia se destaca pela beleza de sua orla e também pela diversidade de pratos regionais, que são oferecidos nos bares e restaurantes. Os preços também são um atrativo, sendo bem mais baratos se comparados às praias mais procuradas. A praia, uma das mais frequentadas pelos potiguares e natalenses, oferece a possibilidade de mergulhar, e, devido à presença de muitas rochas, causam a impressão de serem verdadeiras cavernas marítimas, com corais de diversas cores e uma rica biodiversidade, com peixes coloridos e de várias espécies. Como em boa parte das praias do litoral da cidade, é possível fazer aquele passeio inesquecível de buggy na costa, sempre uma boa pedida.

  • Praia do Meio, Natal, 59010-000.

10. Praia da Areia Preta

A Praia tem uma areia bem fina e clara, contrariando o nome da região. A Praia de Areia Preta é assim chamada porque existem algumas pedras no lugar que são formadas a partir de material ferruginoso. Com isso, quando estas entram em decomposição, deixam o local onde estão com a areia escurecida.Lá, você encontra uma ótima estrutura para descansar e aproveitar o ambiente. Existem vários quiosques, que servem petiscos e bebidas super geladas e barraquinhas de praia com sombreiro e cadeiras para você admirar ainda mais a belíssima vista. Além disso, a praia oferece um ótimo calçadão para quem gosta de caminhar ou dar aquela corridinha. O mar é bastante tranquilo, com água transparente, ideal para quem viaja com crianças.

  • Praia da Areia Preta, Natal, 59014‑100.

11. Praia da Redinha

Também conhecida como Redinha Velha, a praia que pertence parte a Natal e parte a Extremoz, cidade vizinha, onde se chama Redinha Nova, a praia já foi isolada e de difícil acesso. Atualmente, se destaca por suas correntezas tranquilas e temperaturas agradáveis. Por estar situada em uma zona pesqueira, um grande número de peixes aparecem para visitar a praia e saudar os turistas.

  • Praia da Redinha, Natal, 59122-031.

12. Praia de Miami

Local de grande extensão e beleza, a praia está localizada em uma das regiões centrais da cidade. Na região, diversos prédios de alto padrão foram construídos, o que faz com que a praia receba um grande número de visitantes durante a alta. Com uma boa faixa de areia clara, o mar é calmo e de águas cristalinas, propício para o banho, principalmente para crianças e idosos. A praia conta com boa infraestrutura, com quiosques que servem petiscos e bebidas.

  • Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz – Areia Preta, 59014-002.

13. Praia do Forte

No bairro dos Santos Reis é nessa praia que fica o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais da cidade. A praia é protegida por arrecifes, que formam piscinas naturais de águas limpas e cristalinas. Nela também se localiza a Ponte Newton Navarro, que cruza o Rio Potengi e liga a região à zona norte da cidade e à Praia de Redinha Nova.

  • Praia do Forte, Bairro Santos Reis.

14. Relógio do sol

Um ponto turístico muito conhecido do Bairro Praia de Areia Preta, a peça marca as horas utilizando a posição do Sol. Fica em uma Praça no centro do Bairro e é bem fácil de encontrar. A engenhoca costuma agradar adultos e crianças.

  • Areia Preta, Natal.

15. Feirinha de Artesanato de Ponta Negra

Uma das mais populares entre os turistas, a feirinha funciona num espaço ao ar livre e conta com cerca de 30 quiosques e barraquinhas de artesanato em Natal.
Garrafas de paisagens feitas com areias coloridas

Uma das mais populares entre os turistas, a feirinha funciona num espaço ao ar livre e conta com cerca de 30 quiosques e barraquinhas de artesanato. Você pode aproveitar e comprar diversas lembrancinhas, como as típicas garrafinhas de areia, além de castanhas, doces, etc. Aos finais de semana sempre rola um “arrasta-pé”, com Forró ao vivo.

  • Av. Eng. Roberto Freire, esquina com a Av. Praia de Tibau – Ponta Negra.

16. Shopping do Artesanato Potiguar

Um espaço com cerca de 200 lojas e stands, divididos em 2 andares superiores (com rampas de acesso e elevador), além do térreo e subsolo. Conta com praça de alimentação e até casa de Câmbio. Diferentes opções de artesanato, roupas, lembrancinhas, castanhas e muito mais.

  • Av. Engenheiro Roberto Freire, 800 – Ponta Negra.

17. Mercado de Ponta Negra

É uma referência na região, além de mezanino com uma bela vista e lanchonetes, oferece uma imensa variedade de castanhas, bebidas como cachaça, queijos, doces e muito mais. As embalagens são cuidadosamente elaboradas, para que possam seguir viagem na mala, sem causar problemas no aeroporto.

  • Av. Eng. Roberto Freire, 4873 – Ponta Negra.

18. Shopping Vilarte Ponta Negra

Uma das principais galerias da região, se destaca pelo artesanato em cerâmica e madeira, entre outros. Além disso, o espaço oferece caixas eletrônicos, moda praia, artigos de decoração e bordados. Conta com praça de alimentação com lanchonetes, pizzarias, restaurantes e até música ao vivo.

  • Av. Engenheiro Roberto Freire, 4090 – Ponta Negra.

19. CIA Brasil – Casa de Incentivo ao Artesão

A escolha perfeita para quem busca artesanatos e souvenirs diferentes, objetos de decoração, pedras e bijuterias. Na recepção, os atendentes caracterizados de cangaceiros incrementam o lugar e rendem boas fotos e boa conversa!

  • Av. Praia de Ponta Negra, 8904 – Ponta Negra.

20. Centro de Artesanato da Praia dos Artistas

Conhecido por oferecer produtos a preços populares, o espaço dispõe de lojas e stands, com peças de artesanato, roupas, lembranças, castanhas, doces e licores. Além disso, tem praça de alimentação, com variadas opções.

  • Av. Pres. Café Filho, 1.160, Praia do Meio.

Hotéis em Natal

A cidade de Natal é conhecida por sua variedade de pousadas, resorts, flats, hotéis e até chalés.
Vista do alto da área de lazer do hotel em frente a praia

A cidade é conhecida por sua variedade de pousadas, resorts, flats, hotéis e até chalés (além de diversos bares e restaurantes). É possível hospedar-se em pontos mais centrais ou mesmo em locais mais distantes, longe da movimentação e, em muitos casos, com acesso direto à praia.
Além disso, Natal tem uma das melhores infraestruturas hoteleiras para crianças, onde há espaços de lazer para os pequenos, piscinas infantis e atividades voltadas especialmente para eles.

Você pode acordar com aquela vista de encher os olhos, onde as melhores praias estão bem à sua frente, com uma infinidade de piscinas em um resort, ou até mesmo com a visão de um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.
Além de tudo isso, a cidade é conhecida pela oferta de hospedagens a preços convidativos, sendo acessível a muitas pessoas, diferente do que acontece em outras capitais e cidades turísticas do litoral nordestino.

Aqui você vai encontrar as principais opções de hospedagem, desde acomodações mais simples até opções com um maior número de comodidades e serviços, inclusive hospedagens de luxo, com vista para o mar ou outros pontos importantes da cidade. Veja abaixo a lista:

1. Hotel Beira Mar – Natal

O Hotel oferece estacionamento, Wi-Fi e café da manhã inclusos. Além disso, dispõe de piscina, fácil acesso à Praia do Meio, ar condicionado e serviço de quarto. A distância para o Aeroporto Internacional de Natal é de 24 km.

O Hotel também aceita a entrada e permanência de pets (pet friendly) e é ideal para crianças.

  • Av. Pres. Café Filho, 886 – Praia do Meio;
  • Telefone: (84) 99637-0375.

2. Porto Suítes Natal

O Hotel fica localizado em frente à praia, a 4,7 km do Parque das Dunas e a distância para o Aeroporto Internacional de Natal é de 28,5 km.

Além disso, dispõe de recepção 24h, ar condicionado, academia, frigobar, tv, serviço de quarto, serviço completo de lavanderia, restaurante, bar, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e buffet de jantar.
Algumas das acomodações, de categoria mais alta, incluem até sala de estar.

O Porto Suítes oferece estacionamento e Wi-Fi gratuitos. O café da manhã também é uma cortesia, e é servido em um bar restaurante com terraço que tem uma belíssima vista para o mar.
O espaço ainda dispõe de área com piscina externa e solário ao ar livre.

O Hotel aceita a entrada e permanência de pets (pet friendly, cobrado à parte) e é ideal para crianças.

  • Av. Pres. Café Filho, 682 A – Praia dos Artistas;
  • Telefone: (84) 3220-1620.

3. Yak Beach Hotel

O hotel, que fica localizado em frente à Praia dos Artistas, fica a 2,5 km da estação ferroviária de Natal (Estação da Ribeira) e a 8 km do Parque das Dunas. O Yak Beach está a 28,5 km do Aeroporto Internacional de Natal.

Nos quartos, estão disponíveis comodidades como: ar condicionado, tv, frigobar e serviço de quarto. Além disso, o hóspede pode desfrutar de duas piscinas externas, sendo uma delas infantil, e um deck com espreguiçadeiras, ideal para aquele banho de sol ou para relaxar.
As acomodações de categoria mais alta incluem sacada. Outras comodidades incluem áreas de lazer cobertas e externas e um terraço.

O Yak Beach oferece café da manhã de cortesia e traslado do aeroporto, que é cobrado à parte. O Hotel aceita a entrada e permanência de pets (pet friendly), é ideal para crianças e dispõe de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

  • Av. Pres. Café Filho, 690 – Praia dos Artistas;
  • Telefone: (84) 3342-8000.

4. Ocean Palace All Inclusive Resort

O Ocean Palace fica localizado na Praia de Ponta Negra, perto da Via Costeira, a 10 km do centro de Natal. A distância para o Aeroporto Internacional de Natal é de 43,3 km.

Os quartos e bangalôs básicos oferecem Wi-Fi gratuito, TV, sala de estar e sacada e/ou vista para o mar (consulte). As suítes incluem um lounge separado e as de categoria mais alta oferecem também banheira de hidromassagem e até mesmo piscina privativa (consulte os quartos que oferecem disponibilidade).

As comodidades não param por aí. O local conta com espaço para lanches à beira da piscina, pizzaria, sushi bar e um restaurante sofisticado, além de três bares.
Outras conveniências oferecidas são piscina coberta, piscina externa e piscina infantil, banheira de hidromassagem externa, sauna, spa, cabeleireiro, academia, quadras esportivas, espaço de recreação, acesso à praia, buffet de jantar, sala de jogos, espaço de recreação para crianças com atividades voltadas para elas, parque aquático, salva-vidas, banheira quente e ainda um centro de reuniões.

O resort conta com serviço de quarto disponível e acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

  • Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 7829 – Ponta Negra;
  • Telefone: (84) 3220-4144.

5. Vogal Luxury Beach Hotel & Spa

Este sofisticado hotel fica na Praia de Ponta Negra, a 3 km das dunas do Morro do Careca e a 15 km da rodovia federal BR-101. A distância para o Aeroporto Internacional de Natal é de pouco menos de 43 km.

Os quartos de categoria mais elevada têm sacada ou terraço com vista para o mar, além de Wi-Fi gratuito, TV com tela plana, frigobar, banheira de hidromassagem e até sala de estar.
A suíte de dois quartos, de categoria mais alta, dispõe de piscina externa de borda infinita, sala de jantar e cozinha. O Vogal Luxury disponibiliza, para essas acomodações, o serviço de mordomo.

O café da manhã é oferecido como cortesia (gratuito) e o mesmo acontece com o estacionamento (o que não é comum nos hotéis da cidade), que também não é cobrado.

Outras comodidades incluem dois restaurantes (um com culinária francesa) e duas piscinas externas, sendo uma piscina infantil e outra com um bar ao lado. O hotel disponibiliza spa e academia, com aulas de ioga e personal trainers, banheira quente, recepção 24h, serviço de completo de lavanderia, além de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

  • Rua Cel. Inácio Valê, 8861 – Ponta Negra;
  • Telefone: (84) 3227-1000.

6. Chalet Suisse

Uma opção diferente dos tradicionais hotéis e resorts. O espaço disponibiliza pequenos chalés e fica a poucos minutos de carro da Praia de Ponta Negra e do Morro do Careca. A distância para o Aeroporto Internacional de Natal é de pouco mais de 44 km.

O chalé, para até 4 pessoas, disponibiliza Wi-Fi como cortesia, e é ideal para famílias. Localizado a 9,5 km de Dunas Arena e a 14,9 km do Forte dos Três Reis, dispõe de ar condicionado e TV a cabo nos quartos. Nos banheiros, há disponibilidade de chuveiro elétrico e secador de cabelo. As acomodações oferecem cofre, para sua segurança e serviço de limpeza diário.

O Chalet Suisse oferece traslado até a praia, shopping center, ao aeroporto ou ainda ao terminal de navios de cruzeiro, com valores cobrados à parte.
O espaço conta com área de spa, que oferece serviço completo de massagens relaxantes, e um bar com lounge, onde é possível relaxar para terminar o dia. Você pode se servir de um buffet de café da manhã, que é servido diariamente das 7h às 10h, como cortesia para os hóspedes. Além dessas, outras comodidades incluem jornais de cortesia no lobby, recepção 24 horas e equipe multilíngue.

  • Rua Luiz Estevam, 2272 – Vila de Ponta Negra;
  • Telefone: (84) 3026-2950.

7. SERHS Experience Suites

O Hotel 5 estrelas fica a uma distância de pouco menos de 44 km do Aeroporto Internacional de Natal, de frente para o mar.

O Serhs oferece inúmeras comodidades como spa, piscina, recepção disponível 24 horas, local para armazenamento de bagagem, concierge, serviço completo de lavanderia, serviço de despertador, serviço de quarto, buffet de café da manhã e ainda lojas de conveniência, presentes e lembrancinhas.

Além disso, estão disponíveis academia, com diversos equipamentos, como esteira e pesos, quadra de tênis, e spa, que disponibiliza massagens e sauna. O espaço conta com centro de reuniões e sala de conferências, restaurante, bar, serviço de mesa e buffet de jantar. O hóspede pode ainda desfrutar de piscina coberta, piscina externa, piscina exclusiva para adultos e salva-vidas. Algumas das acomodações incluem banheira e cafeteira.

É também possível alugar um carro no local e contar com acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais no estacionamento, elevadores e piscina. Os quartos oferecem ar condicionado, frigobar e cafeteira. O café da manhã e o sinal de Wi-Fi (nos quartos e áreas comuns do hotel) são uma cortesia.

O espaço é comprometido com a sustentabilidade, destacando-se os programas de eficiência energética, redução de resíduos, conservação da água e origem sustentável (alimentos e bebidas de origem local).

  • Via Costeira Senador Dinarte Medeiros Mariz, 6045 – Parque das Dunas;
  • Telefone: (84) 4005-2000.

8. Wish Natal

O luxuoso resort, com acesso direto à praia, fica a 13 km do Parque Estadual Dunas de Natal e a 6 km da Praia de Ponta Negra. A distância para o Aeroporto Internacional de Natal é de 36 km.

Os quartos e as suítes dispõem de Wi-Fi gratuito, TV com tela plana e ar condicionado. Os quartos de categoria mais alta têm frigobar e área de estar. Alguns quartos têm vista para o mar e os quartos familiares acomodam até quatro pessoas.

O café da manhã e o estacionamento são cortesias do hotel (no caso do estacionamento isso não é muito comum na cidade). Outras comodidades incluem restaurante, piscina externa e bar. Os hóspedes podem ainda contar com serviço de quarto, sala de jogos, recepção disponível 24 horas, Serviço completo de lavanderia, além de spa, academia e área de recreação infantil.

O espaço conta com acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais e oferece a opção de contratar um transfer (consulte os valores e locais disponíveis). Além disso, o Hotel é “pé na areia” e fica em frente à praia.

  • Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 5525 – Parque das Dunas;
  • Telefone: 0800-600-8088.

9. Hotel Senac Barreira Roxa

Este hotel moderno, com vista e acesso para o mar, fica a 6 km do Parque Estadual Dunas de Natal e a 27 km do Aeroporto Internacional de Natal.

As comodidades incluem um restaurante descontraído, um bar e um café, além de terraço com vista para o mar. O Hotel oferece ainda piscina externa, academia, sala de recreação infantil e um espaço para eventos.
Café da manhã, Wi-Fi (disponível nos quartos e áreas públicas) e estacionamento estão disponíveis, como cortesia. Os quartos simples, com paredes de tijolos, contam com ar condicionado, TV, frigobar e cofre.

Algumas das acomodações incluem sacada e ou vista para o mar (consulte na reserva), sala de estar separada e sofá-cama. O hotel oferece serviço de quarto, sala de jogos, serviço completo de lavanderia, piscina externa, piscina infantil, academia, centro de reuniões e sala de conferências, além de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

  • Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 4020 – Mãe Luíza;
  • Telefone: (84) 4005-1600.

10. Aquaria Natal Hotel

Este hotel descontraído fica de frente para a praia, a apenas 13 minutos de caminhada da duna Morro do Careca e a 9 km do Parque Estadual Dunas de Natal.

O espaço oferece café da manhã, Wi-Fi e estacionamento como cortesia (gratuitos). Outras comodidades incluem uma piscina com bar e solário ao ar livre, uma sala de jogos com bilhar, pebolim e tênis de mesa, além de recepção 24 horas, serviço completo de lavanderia, concierge, cabeleireiro, massagem, centro de reuniões, sala de conferências, e ainda espaço de recreação e atividades para crianças.

As suítes simples incluem acesso à internet, TV, frigobar, cofre e varanda. Algumas das acomodações incluem área de estar separada, bar interno ou vista para o mar. As suítes de categoria mais alta dispõem de terraço com banheira de hidromassagem externa privativa. O Hotel tem um compromisso com a sustentabilidade, especialmente sobre a redução de resíduos.

  • Rua Erivan França, 152 – Ponta Negra;
  • Telefone: (84) 3219-0578.

11. Golden Tulip Natal Ponta Negra

Um hotel moderno, com vista para o Oceano Atlântico, que fica a 7 minutos a pé da Praia de Ponta Negra e a 2 km dos eventos realizados no Centro de Convenções de Natal, o Golden Tulip se destaca pelas duas torres de arranha-céus.

O hotel oferece café da manhã e estacionamento privado como cortesia (em geral, o estacionamento é cobrado à parte). Há também um bar no lobby e um restaurante contemporâneo com um terraço, além de uma piscina externa, um solário ao ar livre e um bar ao lado da piscina.

Os quartos descontraídos oferecem Wi-Fi gratuito, TV, ar condicionado, frigobar, escrivaninha e vista para o mar. As acomodações de categoria mais alta incluem ainda cafeteira Nespresso, dock para iPod/iPhone e smart TV. As suítes têm área de estar separada.

O hotel disponibiliza um centro de reuniões, academia, serviço completo de lavanderia, recepção 24 horas, atividades para crianças e acesso direto à praia.

  • Av. Engenheiro Roberto Freire, 4382 – Ponta Negra;
  • Telefone: (84) 3646-0100.

Cinema da cidade de Natal

A cidade tem mais de 25 salas de cinema, que incluem também as exibições em 3D, sendo a maioria delas, localizadas nos shoppings centers. Em geral, as salas pertencem a grandes redes de cinemas, que oferecem na entrada uma bomboniere, com diversas opções de snacks, combos e os famosos baldes personalizados.
Na bilheteria do cinema, é possível adquirir ingressos com desconto para estudantes, jovens de baixa renda, entre outros. Para saber mais, consulte o regulamento do cinema escolhido.

Abaixo, você encontra uma lista com alguns dos cinemas da cidade, seus endereços e telefones:

  • Cineflix Partage Norte Shopping Natal

        Av. Dr. João Medeiros Filho, 2395 – loja 230 A – Potengi, 59510-200

  • Cinépolis Natal Shopping

        Av. Sen. Salgado Filho, 2234 – Loja 400 – Candelária, 59064-900. Telefone: (84) 3025-8013.

  • Cinemark Midway Mall

        Av. Nevaldo Rocha, 3775 – Tirol, 59015-900. Telefone: (84) 3221-6571.

  • Moviecom Cinema – Praia Shopping

        Av. Engenheiro Roberto Freire, 8790 – Ponta Negra, 59090-970. Telefone: (84) 3219-5625.

Bares da cidade de Natal

A cidade de Natal é conhecida pela variedade de bares.
Fachada de bar com temática medieval

A cidade é conhecida pela variedade de bares, que agradam a todos os gostos e estilos. Mas a Capital do Sol guarda surpresas também durante a noite. É possível encontrar opções mais agitadas, com música ao vivo, mas também lugares mais intimistas, como pubs ou ainda ambientes de estilo medieval.
Dentre as diferentes escolhas musicais, você vai encontrar desde pop / rock and roll até forró. Quanto à parte gastronômica, também é possível encontrar diversidade e agradar a todos os paladares.

Confira alguns desses bares a seguir:

  1. Wesley´s Bar e Hamburgueria, Rua Alexandre Câmara, 1773 – Capim Macio. Telefone: (84) 99696-7000;
  2. Seis em Ponto Bar & Petiscaria, Av. Miguel Castro, 1089 – Lagoa Nova. Telefone: (84) 3206-1392;
  3. Beto’s Bar, Av. Maranguape, 773 – Potengi. Telefone: (84) 3214-3373;
  4. Curió Pub, Av. Praia de Ponta Negra, 8896 – Ponta Negra. Telefone: (84) 2010-8191;
  5. Old Five Bar, Rua Erivan França, 229 – Ponta Negra. Telefone: (84) 99858-2633;
  6. Whiskritório Pub, Rua Énico Monteiro, 1851 – Capim Macio. Telefone: (84) 99627-7272;
  7. Taverna Pub Natal & Espaço Ávalon, Rua Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 500 – Ponta Negra. Telefone: (84) 99873-1188;
  8. Eufrates Cervejas Especiais, Av. Campos Sales, 500 – Tirol. Telefone: (84) 3025-1311;
  9. Meu Barraco Boteco Bistrô, Rua Justino Xavier de Souza, 2215 – Lagoa Nova. Telefone: (84) 3081-4678;
  10. Estação do Malte Cervejas Especiais, Rua Praia do Rio Doce, 2126 – Ponta Negra. Telefone: (84) 3346-3919;
  11. A Patroa Botequim, Av. Rio Branco, 697 – Cidade Alta. Telefone: (84) 99612-1813;
  12. 294 Bar & Restaurante, Av. Deodoro da Fonseca, 294 – Petrópolis. Telefone: (84) 2030-2695;
  13. Dom Vinicius Bar & Restaurante, Rua Ângelo Varela, 1041 – Tirol. Telefone: (84) 2030-3050;
  14. Cais 43, Rua Dr. José Augusto Bezerra De Medeiros, 6 – Praia do Meio. Telefone: (84) 3202-0300;
  15. Natal Porto Bar, Rua Dr. Varela Santiago, 561 – Rocas. Telefone: (84) 98604-5447;
  16. Texas Bar, Av. Sr. do Bonfim – Potengi. Telefone: (84) 99646-1916;
  17. Zumbi Bar e Restaurante, Rua Zumbi, 1892 – Candelária. Telefone: (84) 3206-6757;
  18. Querubinaz Bar, Rua Erivan França, 1000 – Ponta Negra. Telefone: (84) 3345-6976;
  19. Botequim Tamo Junto, Alameda das Castanholas, 344 – Neópolis. Telefone: (84) 3345-5699;
  20. Recreio Bar, Av. Engenheiro Roberto Freire, 8750 – Capim Macio. Telefone: (84) 99649-4145;
  21. Seu Pepeto Espeto e Gela, Av. Praia de Ponta Negra, 9076 – Ponta Negra. Telefone: (84) 99951-9010.

Agronegócio na cidade de Natal

A agricultura na cidade é de subsistência, as familias que trabalham na área cultivam coco da baía, mandioca, castanha de caju, algodão, banana, arroz, feijão, milho, batata doce, abacaxi, entre outros.
Na cidade de Natal a agricultura representa menos que 1% do PIB Produto Interno Bruto.

Praças da cidade de Natal

A cidade de Natal tem diversas praças que garantem à população e visitantes momentos de relaxamento e diversão.
Praça das flores

A cidade tem diversas praças que garantem à população e visitantes momentos de relaxamento e diversão. Algumas delas oferecem quadras poliesportivas e equipamentos para diferentes exercícios físicos e existem também espaços voltados ao público infantil, com parquinhos e brinquedos. Conheça algumas delas e suas características abaixo:

1. Praça Padre João Maria

  • Praça Padre João Maria – Cidade Alta, 59025-290

Uma das praças mais antigas da cidade, a Padre João Maria fica no bairro Cidade Alta. Arborizada e rodeada por construções antigas, o local abriga eventos e shows, que acontecem durante o dia ou à noite.

2. Praça Augusto Leite

  • Praça Augusto Leite – Barro Vermelho, 59020-058

Em ótima localização, no bairro do Barro Vermelho, a Praça conta com uma boa estrutura, academia ao ar livre, espaço para recreação infantil com parquinho, boa iluminação, quadra de esportes coberta, e sinal Wi-Fi gratuito. Os horários de maior movimento acontecem entre o fim da tarde e à noite.

3. Praça Henrique Carloni

  • Conj. Ponta Negra, Bairro Ponta Negra

A Praça dispõe de excelente arborização para refrescar durante o dia e iluminação adequada para visitas noturnas. O espaço conta com quadra de esportes, área gramada, pistas de caminhada e passeio.

4. Praça de Neópolis

  • Alameda das Cerejeiras, 2-176 – Neópolis, 59080-360

Um espaço para relaxar ou se exercitar, a Praça, localizada no bairro de Neópolis, conta com boa iluminação para práticas à noite e boa arborização, para as visitas diurnas. No local, existem várias opções: academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra de esportes, espaço com mesas de damas e outros jogos, campo de areia,além de pistas para caminhada e posto policial. Se bater a fome, a praça ainda tem opções de espetinhos, lanches e snacks. Por oferecer muita segurança, a praça também é muito visitada entre o fim da tarde e à noite.

5. Praça Cívica de Natal (Praça Pedro Velho)

  • Praça Pedro Velho – Petrópolis, 59020-395

A Praça tradicional natalense recebe os desfiles cívicos e é também ponto de encontro para vários eventos gastronômicos, culturais e infantis. É uma ótima opção para lazer e para apreciar comida de rua (principalmente à noite). O espaço também abriga encontros de estudantes, é bem arborizado e ornamentado com o busto do Almirante da Marinha Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha Brasileira. A praça oferece acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais na praça em si e também estacionamento.

6. Praça Aristófanes Fernandes (Praça das Flores)

  • Rua Coronel Joaquim Manoel – Petrópolis, 59014-120

A praça é frequentada durante todos os horários do dia e da noite. Bem localizada e cercada por comércio variado, a Praça dispõe de quiosques, com diversas opções de refeição no local. O espaço, arborizado e iluminado, apresenta uma construção, que abriga eventos musicais e culturais, incluindo feiras e exposições de artesanato local, entre outros. Além disso, a praça é bastante arejada e próxima a pontos de ônibus de várias linhas.

7. Praça André de Albuquerque

  • Praça Sete de Setembro – Cidade Alta, 59025-430

Do lado oposto ao litoral, a Praça oferece espaço com acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, estacionamento amplo e acessível, bancos para descansar e se reunir com amigos e familiares, área ampla, arborizada e iluminada, cercada da arquitetura antiga e histórica da cidade. A praça é mais frequentada durante o dia.

8. Praça 7 de Setembro

  • Rua da Conceição, s/n – Cidade Alta, 59029-300

Próxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e do prédio histórico da Prefeitura Municipal de Natal, a praça centenária oferece acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais também em seu estacionamento. O espaço é arborizado e fica no centro histórico da cidade, o que dá uma visão privilegiada ao visitante, para qualquer lado que ele olhe. O monumento de destaque na praça é uma homenagem aos 100 anos de Independência do Brasil e foi construído em 1922.

Saúde da cidade de Natal

Atualmente, a cidade conta, em sua rede pública de saúde, com diversas unidades e atendimento de especialidades. Algumas delas são:
14 hospitais públicos, 13 UBSs (unidades básicas de saúde) espalhadas pelos bairros, 04 UPAs que oferecem atendimento 24 horas, 02 maternidades públicas, 47 USFs – Unidade de Estratégia de Saúde da Família, 09 USBs – Unidade Móvel Pré-hospitalar de Urgência, que fazem atendimento 24 horas por dia e plantão aos sábados, domingos e feriados.
Existem ainda 02 clínicas odontológicas voltadas para o público infantil, que atendem pelo SUS – Sistema Único de Saúde e atendimento para adultos. Além disso, a cidade conta com uma unidade móvel terrestre para atendimento odontológico público.

O Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo dispõe de leitos de clínica médica, leitos para saúde mental, pediatria e UTI, e atende diversas
especialidades, como cardiologia, neurologia, nefrologia, infectologia, pneumologia, cirurgia geral e cirurgia vascular.

Veja mais algumas informações importantes, de acordo com os dados do IBGE, de 2020:

  • Mortalidade Infantil: 9,52 óbitos por mil nascidos vivos;
  • Estabelecimento de Saúde: 149 unidades.

A seguir, apresentamos algumas unidades que funcionam 24 horas, com seus endereços e telefones:

  • Hospital Municipal de Natal – Urgência Ortopédica – 24 horas, Rua Manoel Machado – Petrópolis. Telefone: (84) 3215-9824;
  • Hospital dos Pescadores, Rua São João de Deus, 80 – Rocas. Telefone: (84) 3232-4592;
  • UPA Esperança – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, Av. Paraíba, s/n – Cidade da Esperança. Telefone: (84) 3232-2369;
  • UPA Pajuçara – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, Av. Moema Tinoco da Cunha Lima, 3393 – Pajuçara. Telefone: (84) 3614-5180.

Infraestrutura da cidade de Natal

A cidade dispõe de diversas facilidades, como aeroporto, rodovias, sistema de transporte público, trens, serviços de saúde e outras inúmeras conveniências.

  • Aeroporto: O Aeroporto Internacional de Natal Governador Aluízio Alves está localizado no município de São Gonçalo do Amarante, a 26 quilômetros do centro de Natal. O aeroporto dispõe de lanchonetes, wifi de cortesia, sala vip, climatização e 1500 vagas de estacionamento.
    Av. Dr. Ruy Pereira dos Santos, 3100 – Aeroporto, São Gonçalo do Amarante, 59290-000. Telefone: (84) 3343-6060;
  • Rodovias: a cidade é cortada por várias rodovias federais, as principais delas são: BR-101, responsável por ligar o Rio Grande do Norte à Paraíba e a outros 20 estados brasileiros, passando pelo porto de Natal; BR-226: liga o porto de Natal às zonas de Caicó e Currais Novos, passando pelo Agreste, no interior do estado; BR-304: liga o Rio Grande do Norte ao Ceará; BR-405: vem da Paraíba e não passa pela Região Metropolitana de Natal. BR-406: percorre apenas o Rio Grande do Norte em um trecho que conecta Natal a Macau a Norte do estado, cidade relevante pela produção de sal. Também existem rodovias estaduais que facilitam ainda mais o deslocamento e transporte de mercadorias.
  • Serviços de Saúde: a cidade possui diversos serviços na área da saúde, como hospitais municipais, unidades de pronto atendimento que funcionam 24 horas, laboratórios, clínicas médicas, atendimento odontológico entre outros;
  • Transporte público: a cidade dispõe de um sistema de transporte público rodoviário (ônibus) com linhas diversas urbanas, que ligam os bairros da cidade a outras localidades na região. Existe ainda o transporte ferroviário, que opera na cidade utilizando o VLT – veículo leve sobre trilhos, que atua em 4 linhas e 28 estações, em mais de 56 km de extensão;
  • Consulados: Natal abriga oito consulados, sendo sete de países europeus (Alemanha, Espanha, França, Itália, Noruega, Países Baixos e Portugal) e um da América do Sul (Chile);
  • Outras facilidades: a cidade possui diversas comodidades, como instituições de ensino, centros universitários, vários shoppings centers, agências dos correios, agências bancárias, caixas eletrônicos, lotéricas, praças e parques públicos.

Além disso, a cidade também tem mais de 99.000 empresas e indústrias, que oferecem diversos produtos e serviços. Desse total, pouco mais de 83.700 representam microempresas (incluindo o total de MEIs – Micro Empreendedor Individual, 54.994), e menos de 11.000 representam empresas de médio e grande porte.

Esporte da cidade de Natal

O ABC Futebol Clube é uma associação esportiva brasileira, fundada como clube de futebol por um grupo de jovens natalenses no dia 29 de junho de 1915, no bairro da Ribeira. O time joga no Estádio Maria Lamas Farache, conhecido como Frasqueirão, no bairro Ponta Negra.

O Alecrim Futebol Clube é um clube de futebol com sede em Natal. Fundado em 15 de agosto de 1915, o time é heptacampeão estadual. Conhecido também como “verdão”, é o terceiro clube potiguar com maior número de participações na Série A, contando com 3 participações. Seu estádio é o Arena das Dunas, no bairro Lagoa Nova.
O Santa Cruz Futebol Clube, também conhecido como Santa Cruz de Natal, é um dos clubes de futebol brasileiro da cidade de Natal. Originalmente, foi fundado em 1934 com o nome de Santa Cruz Esporte e Cultura. O clube, que ganhou o Campeonato Potiguar em 1943, teve suas atividades encerradas no início dos anos 1960. Em 1965, o clube voltou à ativa como Santa Cruz Futebol Clube.
O Natal Scorpions é outro time da cidade, mas este é de futebol americano. Foi fundado em 2008.
Na mesma modalidade, a cidade tem o Bulls Potiguares, time amador de futebol americano, foi fundado em 2007.

O Vôlei Taubaté FUNVIC, equipe de vôlei masculino do estado de São Paulo, transferiu seu projeto para Natal, no Rio Grande do Norte, depois de uma crise financeira que resultou em atrasos de salários e outras dívidas. A equipe se fundiu com o Vôlei Aero Clube, equipe que era a 4ª colocada na última Superliga B, e foi renomeada como Funvic Educacoin Natal, ou Vôlei Natal. O clube já conquistou dois títulos da Superliga – Série A, duas Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil, seis Campeonatos Paulistas e um Troféu Super Vôlei. O técnico atual da equipe é João Marcondes e o presidente é Luís Otávio Palhari.

A cidade também ganha visibilidade no Paratletismo.

Alguns dos nomes que se destacam nos esportes são:

  • Jardênia Félix Barbosa da Silva – paratletismo;
  • Thalita Vitória Simplício da Silva – paratletismo;
  • Adriana Gomes de Azevedo – canoagem;
  • Ana Raquel Montenegro Batista Lins – ciclismo;
  • Romário Diego Marques – goalball;
  • João Maria de França Júnior – halterofilismo;
  • Arthur Cavalcante da Silva – judô;
  • Cecília Kethlen Jerônimo de Araújo – natação;
  • Clodoaldo Francisco da Silva, conhecido como Tubarão das Piscinas – nadador paralímpico;
  • Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio – natação;
  • Ana Cláudia Silva – ginasta;
  • Danilo Marcelino – tenista;
  • Fábio Holanda – lutador de MMA;
  • Jadson André – surfista;
  • José Eriberto Medeiros Rodrigues – ciclista;
  • Jussier da Silva Vieira – lutador de MMA;
  • Lucivaldo Lázaro de Abreu, conhecido como Val, – futebolista;
  • Marcos Antônio Costa Ferreira de Macedo – nadador;
  • Francisco das Chagas Marinho, conhecido como Marinho Chagas – futebolista;
  • Matheus Matias Ferreira, conhecido como Matheus Matias ou simplesmente Matheus – futebolista;
  • Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio – nadadora paralímpica;
  • Oscar Schmidt – atleta de basquete;
  • Patrício Freire, conhecido com Patricio Pitbull – lutador de MMA;
  • Renan do Nascimento Mota Pegado, conhecido como Renan Barão – lutador de MMA;
  • Richardson Fernandes dos Santos, conhecido como Richardson – futebolista;
  • Ronny Marki Sales da Silva, conhecido como Ronny Markes – lutador de MMA;
  • Virna Cristine Dantas Dias, conhecida como Virna – jogadora de voleibol.

Habitação da cidade de Natal

O município faz uso dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida, para adquirir imóveis com o melhor financiamento.
O programa oferece facilidades como, por exemplo, descontos, subsídios e redução do valor de seguros habitacionais.
Natal possui inúmeras opções para habitação, desde casas populares até mesmo mansões e apartamentos de luxo. Os imóveis servem para pessoas com as mais diferentes possibilidades de renda e preferências: condomínios fechados, apartamento com vista para o mar ou ainda unidades próximas ao centro histórico da cidade.

O Governo do Estado lançou o programa Pró-Moradia que prevê a construção de casas em mais de 40 municípios. No total serão 765 imóveis destinados à população vulnerável. A ação já está em execução e beneficiará todas as regiões do Rio Grande do Norte, a maior delas em Natal, onde serão 90 moradias.

Comunicação da cidade de Natal

Em Natal, podemos encontrar diversos provedores de internet.
Alguns já são bem conhecidos e além de internet, oferecem planos pré e pós pagos de telefonia celular, como por exemplo: Claro, Vivo, Oi e Tim. Além deles, a cidade conta com outros provedores, num total de aproximadamente 15.

A cidade também tem várias opções de canais de TV por assinatura, além dos canais abertos da região, como a TV Feliz, TV Ponta Negra, TV Futuro, TV Metropolitano, TV Tropical, TV Universitária entre outras.

Também podemos encontrar estações de rádio da cidade, inclusive algumas online e muitas delas funcionando de forma híbrida, ou seja, de forma tradicional e online. A seguir algumas das estações da cidade:

  • Web Vinil (online);
  • Rádio Litoral Natal, 87.9 FM (online);
  • Rádio Universitária, 88.9 FM (online);
  • Rádio CBN Natal 91.1 FM (online);
  • Rádio Alternativa Gospel 87.9 FM (online);
  • Rádio 87.9 FM (online);
  • Rádio 104 FM (online);
  • Rádio Rural 91.9 FM (online);
  • Rádio Santana 87.9 FM (online);
  • Dunas Web Rádio (online);
  • Estação do Forró (online);
  • 365 Trance Rádio (online);
  • Web Rádio da Mobilidade 156 Natal (online);
  • Rádio Globo Natal FM;
  • Rádio Estação;
  • Rádio 95 FM, 95.9 MHz;
  • Rádio 96 FM, 96.7 MHz;
  • Rádio 97 FM, 97,9 MHz;
  • 98 FM Natal, 98.9 MHz;
  • 97,8 FM Zona Norte;
  • Rádio Mix Natal 103,9 MHz;
  • CBN Natal, 91.1 MHz;
  • Rádio Jovem Pan FM Natal 89,9 MHz;
  • Rádio Cidade FM, 94,3 MHz entre outras.

A cidade também conta com diversos jornais, alguns da região e outros da cidade, em formato impresso. Veja abaixo alguns deles:

  • Tribuna do Norte;
  • Jornal de Hoje;
  • Novo Jornal;
  • Jornal Metropolitano;
  • Jornal O Público (publicação mensal);
  • Tribuna de Notícias.

Existem também os jornais online, que podem ser acessados no computador, tablet ou celular. Veja abaixo alguns deles:

  • Natal Press;
  • No Minuto;
  • Natal Notícia;
  • Portal No Ar;
  • Encontra Natal;
  • Notícias de Natal;
  • Guias Arenas das Dunas;
  • Agora RN;
  • Jornal do RN;
  • Gazeta de Natal;
  • Folha da Cidade;
  • Potiguar Notícias;
  • Novo Jornal;
  • Diário De Lanzarote;
  • Mandato Popular;
  • Agora Express;
  • Natal em foco, entre outros.

Outras formas de buscar informação e notícias é através dos sites e blogs de jornalismo.

Cartórios da cidade de Natal

  1. Cartório do 1º Ofício de Notas, Rua Mossoró, 332 – Tirol. Telefone: (84) 3222-0166;
  2. 2º Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos Civil de Pessoas Jurídicas de Lagoa Seca – Cartório 2º Ofício, Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, 1130 – Lagoa Seca. Telefone: (84) 3222-2220;
  3. 3° Ofício de Notas, Tabelionato de Notas e Ofício do Registro de Imóveis, Avenida Largo Junqueira Aires, 532 – Cidade Alta. Telefone: (84) 3211-4661;
  4. 4º Ofício da Comarca de Natal, Avenida Roberto Freire, 340, Shopping Cidade Jardim – Cidade Jardim. Telefone: (84) 3207-2584 ou (84) 2010-3292;
  5. 5º Ofício da Comarca de Natal, Avenida Presidente Bandeira, 364 – Alecrim. Telefone: (84)3223-4299 ou (84)3213-0916;
  6. 6º Ofício de Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas, Avenida Rio Branco, 760, Centro. Telefone: (84) 3211-2316 ou (84) 3211-5995;
  7. Cartório do 7º Ofício de Notas de Natal – Tabelionato de Notas, Protesto de Título e Registro de Imóveis de Capim Macio, Rua Leôncio Etelvino de Medeiros, 2935 – Capim Macio. Telefone: (84) 4008-5858;
  8. 8º Ofício da Comarca de Natal (Circunscrição de Igapó), Praça São Vicente de Paula, 42 – Igapó. Telefone: (84) 3214-6810;
  9. 9º Ofício da Comarca de Natal (Circunscrição da Redinha), Avenida Dr. Ulisses Guimarães, 26 – Redinha. Telefone: (84) 3224-2434.

Feriados municipais da cidade de Natal

Veja aqui os feriados estaduais e municipais da cidade:

  • 06 de janeiro: dia dos Santos Reis (feriado municipal);
  • 29 de junho: dia de São Pedro – ponto facultativo;
  • 03 de outubro: Culto Público dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (feriado estadual);
  • 21 de novembro: dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade (feriado municipal);
  • 25 de dezembro: aniversário da cidade (feriado nacional).

Música na cidade de Natal

Em junho de 1998, com uma duração de três dias, para comemorar os 400 anos de Natal, nascia o MADA - Festival Música Alimento da Alma.
Vista do palco e da plateia no Festival Mada

1. MADA – Festival Música Alimento da Alma

Em junho de 1998, com uma duração de três dias, para comemorar os 400 anos de Natal, nascia o MADA – Festival Música Alimento da Alma. Na Rua Chile, à beira do Rio Potengi, com os casarões antigos de fachadas coloridas enfeitando a vida noturna da região, surgiu a ideia de um festival de música que englobasse a produção recente de artistas de diversas vertentes, que circulavam nas casas noturnas do bairro histórico.
O Festival tornou-se anual e de lá para cá só deixou de acontecer devido à pandemia em 2020 e 2021. Este festival serve de referencial para outros festivais, até o ano de 2019, foram mais de 650 shows, com bandas, artistas independentes, atrações nacionais e internacionais.

2. Festival DoSol

O Festival DoSol conta com vários palcos espalhados pela cidade, com quatro dias de shows. Em sua 19ª edição no ano de 2022, o festival apresentará cerca de setenta artistas, na Arena das Dunas, Calçadão da Praia de Ponta Negra, no Espaço Jesiel Figueiredo (zona norte) e no Centro Histórico. Devido à pandemia se fez necessário alterações no festival e agora será possível realizar o festival em distintas áreas da cidade.
O festival realizou 40 shows gratuitos, sendo eles em três pontos da cidade, na zona norte, na Ponta Negra e no Centro Histórico.

Mais de trezentos e cinquenta artistas se inscreveram através da chamada pública para se apresentar na programação do DoSol. Além de artistas do RN, a programação recebe bandas de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Sergipe, São Paulo e Noruega.
Trinta e dois artistas se apresentaram na programação que aconteceu na Arena das Dunas. Entre eles nomes como: João Donato, Cátia de França, Pato Fu, BK, Braza, Jovem Dionísio, Far From Alaska, Potyguara Bardo e muitos outros se alternaram entre os 4 palcos da arena e mais de 13 horas de atividades sem intervalo. Esta foi a maior diversidade de artistas do Festival DoSol.

3. Festival Pôr do Som

Este festival tem como principal objetivo promover a música potiguar. A quinta edição do festival com o apoio da Prefeitura do Natal, movimentou o pátio da Funcarte (Capitania das Artes, Cidade Alta) com shows gratuitos.
O Festival Pôr do Som é um evento complementar ao Festival DoSol e traz em sua maioria atrações do próprio Rio Grande do Norte. A entrada é totalmente gratuita e ocorre com uma distribuição dos ingressos após a entrada destes, a entrada passa a ser por ordem de chegada, até a lotação máxima.

4. Fest Bossa & Jazz

O Fest Bossa & Jazz teve sua origem em 2010, na cidade de Natal, e ao longo dos anos se tornou um dos eventos mais relevantes no calendário cultural do Rio Grande do Norte. Devido ao seu crescimento, o festival expandiu suas fronteiras e passou a ocorrer também na Praia da Pipa a partir de 2011. Com o objetivo de alcançar um público ainda maior e abranger outros municípios turísticos do RN, em 2015, o Fest Bossa & Jazz transformou-se em um Circuito, e assim passou a percorrer diversos municípios anualmente. O festival é gratuito e tem a proposta de promover a integração entre artistas consagrados e novos talentos musicais. O principal objetivo deste festival é divulgar o trabalho de músicos especializados em música instrumental, Bossa Nova, Jazz e Blues. Por outro lado, o festival também realiza sua responsabilidade social, oferecendo palestras e oficinas socioambientais para crianças e jovens estudantes da rede pública.

Religião da cidade de Natal

Com base no censo 2010 do IBGE, a religião católica é a mais seguida na cidade de Natal.
Igreja da Nossa Senhora da Apresentação, primeira igreja do Rio Grande do Norte, construída em 1.599

Com base no censo 2010 do IBGE, a religião católica é a mais seguida na cidade, ficando em segundo lugar, os representantes evangélicos. Veja abaixo a lista completa:

  • Sem Religião: 63.399 pessoas;
  • Budismo: 498 pessoas;
  • Candomblé: 311 pessoas;
  • Católica Apostólica Brasileira: 1.050 pessoas;
  • Católica Apostólica Romana: 541.472 pessoas;
  • Católica Ortodoxa: 490 pessoas;
  • Espírita: 14.396 pessoas;
  • Espiritualista: 341 pessoas;
  • Evangélica Não Determinada: 36.296 pessoas;
  • Evangélica Missionária: 21.129 pessoas;
  • Adventista: 4.867 pessoas;
  • Batista: 11.372 pessoas;
  • Congregacional: 124 pessoas;
  • Luterana: 368 pessoas;
  • Metodista: 1.105 pessoas;
  • Presbiteriana: 3.291 pessoas;
  • Evangélica Pentecostal: 110.263 pessoas;
  • Comunidade Evangélica: 358 pessoas;
  • Assembleia de Deus: 72.832 pessoas;
  • Casa da Bênção: 379 pessoas;
  • Congregação Cristã do Brasil: 954 pessoas;
  • Deus é Amor: 2.453 pessoas;
  • Igreja do Evangelho Quadrangular: 1.294 pessoas;
  • Maranata: 478 pessoas;
  • Nova Vida: 24 pessoas;
  • O Brasil para Cristo: 616 pessoas;
  • Igreja Universal do Reino de Deus: 9.898 pessoas;
  • Outras Evangélicas: 20.977 pessoas;
  • Hinduísmo: 23 pessoas;
  • Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: 2.086 pessoas;
  • Islamismo: 41 pessoas;
  • Judaísmo: 266 pessoas;
  • Não Determinada e Múltiplo Pertencimento: 2.213 pessoas;
  • Igreja Messiânica do Brasil: 311 pessoas;
  • Novas Religiões Orientais – Outras: 88 pessoas;
  • Testemunhas de Jeová: 3.694 pessoas;
  • Tradições Esotéricas: 129 pessoas;
  • Tradições Indígenas: 58 pessoas;
  • Umbanda: 188 pessoas;
  • Umbanda e Candomblé: 570 pessoas;
  • Outras Declarações de Religiosidades Afrobrasileiras: 72
  • Outras Religiões Orientais: 18 pessoas;
  • Outras Religiosidades Cristãs: 4.060 pessoas;
  • Não Sabe: 845 pessoas.

Lista de igrejas católicas

  1. Paróquia Bom Jesus das Dores, Praça Capitão José da Penha – Bairro da Ribeira. Telefone: (84) 3615-2823;
  2. Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, Av. Mal. Floriano Peixoto, 674 – Tirol. Telefone: (84) 3615-2800;
  3. Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, Rua Praia de Itamaracá, s/n – Ponta Negra. Telefone: (84) 3615-2840;
  4. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Rua Rondônia, 425 – Neópolis. Telefone: (84) 3615-2831;
  5. Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, Av. Rodrigues Alves, 793 – Tirol. Telefone: (84) 3615-2810;
  6. Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, Rua da Garoupa, 1 – Pajuçara. Telefone: (84) 3663-2166;
  7. Paróquia da Imaculada Conceição, Rua José Luis da Silva, 1419 – Nossa Sra. da Apresentação;
  8. Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, Praça Pedro II, s/n – Alecrim. Telefone: (84) 3615-2816;
  9. Paróquia São Francisco de Assis, Rua Maracanã, s/n – Pitimbu. Telefone: (84) 3615-2834;
  10. Paróquia de Santa Maria Mãe – Matriz, Rua Salto Veloso, 1838 – Potengi. Telefone: (84) 3615-2886;
  11. Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Alameda Padre Sabino Gentili, 686 – Mãe Luíza. Telefone: (84) 99843-1594;
  12. Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rua Padre Antonio Cassiano da Silva – Quintas. Telefone: (84) 3301-0215;
  13. Paróquia de Santa Clara, Rua Engenheiro Joaquim Cardoso, 435 – Pitimbú. Telefone: (84) 3618-3113;
  14. Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Rua Arco-Íris, 99 – Felipe Camarão. Telefone: (84) 3605-0941;
  15. Paróquia de Cristo Rei, Rua Juiz de Fora, s/n – Neópolis. Telefone: (84) 98820-2830;
  16. Paróquia de Santa Luzia, Av. Nila Jales, 1080 – Lagoa Azul. Telefone: (84) 2139-6892;
  17. Paróquia de São Tiago Menor, Rua Itororós, 48 – Potengi. Telefone: (84) 3346-5010;
  18. Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Travessa Aprígio Alves, 738 – Areia Preta. Telefone: (84) 3615-2860;
  19. Paróquia São Camilo de Lellis, Rua Pureza, s/n – Lagoa Nova. Telefone: (84) 3615-2859;
  20. Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, Av. Miguel Castro, 1002 – Nossa Sra. de Nazaré. Telefone: (84) 3646-3189.

Lista de igrejas evangélicas

  1. Igreja Evangélica Deus Proverá, Rua Sampaio Correia, 1431 – Nossa Sra. de Nazaré. Telefone: (84) 98752-8018;
  2. Igreja Bola de Neve Natal, Rua Prefeito Sandoval Cavalcante de Albuquerque, 55 – Candelária. Telefone: (84) 3217-0381;
  3. Igreja Evangélica Congregacional de Natal, Rua Borborema, 1083 – Alecrim. Telefone: (84) 3201-5381;
  4. Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Rua dos Violeiros, 120 – Nova Natal. Telefone: (84) 3662-5753;
  5. Igreja Batista do Natal, Rua Mossoró, 403 – Petrópolis. Telefone: (84) 3201-1992;
  6. Igreja Internacional da Graça de Deus, Av. Deodoro da Fonseca, 645 – Cidade Alta. Telefone: (84) 3201-1837;
  7. Igreja Cristã Evangélica de Natal, Av. São João Del Rey, 2875 – Neópolis. Telefone: (84) 99148-3333;
  8. Igreja Evangélica da Glória de Deus, Av. Governador Tarcísio de Vasconcelos Maia, 1998 – Candelária. Telefone: (84) 99624-5587;
  9. Igreja Batista do Alto, Rua Senny Fialho, 100 – Pajuçara. Telefone: (84) 99602-7953;
  10. Igreja Batista Ágape, Rua São José, 1848 – Lagoa Nova. Telefone: (84) 99650-5261;
  11. Igreja Batista do Alecrim, Rua Presidente Sarmento, 712 – Alecrim. Telefone: (84) 3213-2560;
  12. Sara Nossa Terra Natal – Lagoa Seca, Rua Jacaúna, 145 – Lagoa Seca. Telefone: (84) 2020-9257;
  13. Igreja Batista do Bom Pastor, Av. Miguel Castro, 1001 – Nossa Sra. de Nazaré. Telefone: (84) 98707-0449;
  14. Igreja Assembleia de Deus Templo Central, Rua Doutor Manoel Miranda, 251 – Alecrim. Telefone: (84) 3311-4605;
  15. Igreja O Brasil para Cristo, Av. Lima e Silva, 1576 – Nossa Sra. de Nazaré. Telefone: (84) 3205-1990;
  16. IEADERN – Assembleia de Deus – Congregação Conjunto Ponta Negra, Rua Praia de Jacumã, 9032 – Ponta Negra. Telefone: (84) 3219-4734;
  17. Igreja Batista Viva, Av. Antônio Basílio, 3975 – Lagoa Nova. Telefone: (84) 98877-6089;
  18. Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Santos, Rua do Taiaraçu, 126 – Lagoa Azul. Telefone: (84) 99988-0658;
  19. Igreja Evangélica Ministério é Tempo de Obedecer, Rua Cafarnaum, 1222 – Planalto. Telefone: (84) 98713-5872;
  20. Igreja Evangélica Ministério Porta do Céu, Rua João XXIII, 963 – Mãe Luíza. Telefone: (84) 98728-0625.

Outras religiões

  • Templo Hare Krishna, Rua Maria Auxiliadora, 13 – Tirol;
  • CEBB Natal – Centro de Estudos Budistas Bodisatva, Av. Afonso Pena, 1204 – Tirol;
  • BSGI – Associação Brasil Soka Gakkai Internacional – Sede Regional – Budismo Nichiren Daishonin, Av. Gov. José Varela, 5723 – Capim Macio. Telefone: (84) 3207-3925;
  • Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Av. Rodrigues Alves, 554 – Petrópolis. Telefone: (11) 5087-5000;
  • Johrei Center Orla Sul – Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Av. Gov. José Varela, 2767 – Capim Macio. Telefone: (84) 3217-3578;
  • Johrei Center Zona Norte Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Av. Senhor do Bonfim, 175 – Potengi. Telefone: (84) 3214-7272;
  • Igreja Messiânica Mundial do Brasil Zona Norte, Rua Nilópolis, 2946 – Potengi. Telefone: (84) 3214-7272;
  • Terreiro de Umbanda Ogum Odé, Rua Creso Bezerra, 2222 A – Quintas;
  • Centro Espírita de Umbanda Santo Antônio De Lisboa, Rua da Liberdade, 48 – Santos Reis. Telefone: (84) 98606-1885;
  • Barracão de Jurema Mestre Jacinto, Rua Rainha do Mar, 25 a – Planalto. Telefone: (84) 98114-9699;
  • Terreiro de Jurema Mestre Negro Gerson, Rua da Garoupa, 75 – Pajuçara. Telefone: (84) 98887-2396;
  • Terreiro Águas Claras, Lagoa Seca. Telefone: (84) 98804-9425;
  • Terreiro de Candomblé das Marias, Rua da Floresta, 392 – Vila de Ponta Negra. Telefone: (84) 99154-3895;
  • Centro Espírita de Umbanda Pomba Gira Rainha, Rua dos Paiatis, 177 A – Quintas. Telefone: (84) 98746-5773;
  • Ase Osun e Casa Manoel de Almeida, Rua Santa Luzia, 08 – Lagoa Azul. Telefone: (84) 98873-8062;
  • Ilé Axé Odé Ofá Omi, Rua Recanto das Princesas, 47 – Nossa Senhora da Apresentação. Telefone: (84) 98782-9774;
  • Ilé Àse Yéyé Olá, Rua Anita Marquês, 1572 – Lagoa Azul. Telefone: (84) 98846-8593;
  • Terreiro Ilê Axé Iaomimlaiô Ogunxai, Rua CCAB Sul, 212 – Lagoa Azul. Telefone: (84) 3662-1685;
  • FERN – Federação Espírita do Rio Grande do Norte, Av. Rodrigues Alves, 779 – Tirol. Telefone: (84) 3211-8518;
  • Nosso Lar Núcleo Espírita, Av. Lima e Silva, 1340 – Nossa Sra. de Nazaré. Telefone: (84) 98823-4306;
  • Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes, Rua dos Tororós, 382 – Alecrim. Telefone: (84) 3213-7776;
  • Ceac – Centro Espírita Amigos de Chico, Rua Enfermeiro João Corrêa da Silva, 340a – Areia Preta. Telefone: (84) 99105-9313; Ligar
  • Grupo Espírita Garimpeiros da Luz, Rua Sebastião Pinto, 19 – Morro Branco. Telefone: (84) 99997-8953;
  • Centro Espírita Filhas de Maria CEFM, Rua Manoel Congo, 29 – Vila de Ponta Negra. Telefone: (84) 98899-8797;
  • GECA – Grupo Espírita Caravaneiros do Amor, Av. Rio Grande do Norte, 102 – Cidade da Esperança. Telefone: (84) 99644-9412;
  • Centro Espírita Axé de Jurema Zé Pelintra e Dama da Noite, Rua Bispo de Maura, 94 – Pajuçara. Telefone: (84) 98891-1985;
  • CAEIX – Centro de Apoio Espiritual Irmão X, Rua Antônio Prado, 36 – Cidade da Esperança. Telefone: (84) 99619-6558;
  • Casa Espírita Refúgio de Paz, Av. Mal. Floriano Peixoto, 364b – Tirol. Telefone: (84) 99941-6757;
  • Casa de Caridade Francisco de Assis, Rua Dr. Mario Negócio, 1779 – Alecrim. Telefone: (84) 99404-3037;
  • Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, Av. Rui Barbosa, 1381 – Lagoa Nova. Telefone: (84) 3322-8522;
  • Associação Espírita Casa de Jurema do Mestre Junqueira, Rua Francisco Simplício, nº 319 – casa C – Ponta Negra. Telefone: (84) 99697-9759.

Sites oficiais da Prefeitura de Natal

Veja abaixo o link oficial da Prefeitura de Natal, onde poderá encontrar mais informações sobre a cidade.

  • Prefeitura:

https://www.natal.rn.gov.br/

Conclusão

A Capital do Sol, é sem dúvida umas das joias do nosso litoral nordestino.
Em um ponto privilegiado do mapa do Brasil, Natal consegue se destacar não somente pelas belíssimas praias, dunas e parques, mas também por sua arquitetura histórica e igualmente bela.

Em cada canto é possível ver o passado brasileiro recontado, pelas fachadas históricas, que, junto com a modernidade, constituem a capital do Rio Grande Norte.
A cidade conta com segurança nas principais praias, que são vigiadas por câmeras 24 horas por dia. Assim, o cidadão e os turistas se sentem ainda mais seguros e tranquilos.
A cidade, que aprecia a visita de crianças, dispõe de hotéis e espaços com atividades voltadas especificamente para os pequenos, além de praias de águas tranquilas e cristalinas, ideais para a diversão infantil.

Em Natal, é possível desfrutar de incríveis paisagens, junto à exuberante natureza e curtir o sol quase todos os dias do ano. Com seus mais de 400 quilômetros de praias, é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul.
Seu povo hospitaleiro, sua música, seu artesanato fazem vale uma visita.
Você já conhece a cidade de Natal? Pretende conhecer? Contribua com nosso conteúdo e deixe um comentário com a sua opinião sobre essa cidade incrível. Até a próxima!