Campeonato Italiano: Séria A deve voltar a campo, treinos serão liberados

Os clubes já devem ter permissão para treinamentos, mas o retorno das competições do Campeonato Italiano está em análise.

Paralisada desde março, a Série A do Campeonato Italiano ensaia os primeiros passos para voltar a campo, os clubes já tiveram permissão para retomar os treinamentos, mas autoridades do Governo afirmam que o retorno dos jogos na competição, ainda está em análise.

Depois de ter recebido permissão para a volta dos treinos individuais, as equipes agora receberam autorização para retornarem com os treinos coletivos, a partir deste dia 18 de maio. Já os jogos do Campeonato Alemão ao vivo estão retornando neste sábado, 16 de maio.

Quando voltam os jogos do Campeonato Italiano

Volta do Campeonato Italiano Série A 2020. Foto/Reprodução

Em comunicado para o governo as federações pedem para que sejam retomadas as disputas das 12 rodadas restantes na temporada. Em assembleia com os clubes, a liga da Serie A chegou a agendar o reinício das competições para o próximo dia 13 de junho,

“Esta data vai de acordo com a retomada das atividades esportivas, em conformidade com as decisões do governo e com os protocolos médicos que protegem os jogadores”, diz o comunicado.

As competições da liga italiana foram interrompidas na rodada 26, no dia 9 de março, quando a Juventus tinha a liderança, com um ponto a mais que a vice-líder Lazio e nove sobre a terceira colocada, a Internazionale.

A Federação Italiana de Futebol (FIGC, sigla em italiano) adiou recentemente o prazo para terminar a temporada 2019-2020 até 2 de agosto.

Serie A do Campeonato Italiano: clubes devem retomar os treinos

Nesta mesma reunião, na quarta-feira, o Ministro dos Esportes, Vincenzo Spadafora, disse que acha que ainda é cedo para tomar uma decisão sobre retomada da Série A, ressaltando a importância de estar sempre observando a evolução da curva de contágio da Covid-19.

“A linha do governo é uma linha de cuidado e proteção da saúde de todos. As imagens dos mortos permanecem em nossa memória e, portanto, queríamos reabrir com o máximo cuidado. Na qualidade de Ministro do Esporte, sou claro sobre a importância social do futebol e seria um paradoxo se eu não reconhecesse esse aspecto”, afirmou.

“Quero deixar claro. O campeonato voltará, como todo mundo nós desejamos, porque alcançaremos essa possibilidade depois de uma série de atividades que permitirão retomar a segurança de todos, não foi possível decidir às pressas, devido à pressão de outros.”

O Ministro dos Esportes, confirmou a volta dos treinamentos das equipes, que poderão ser retomados a partir de segunda-feira, 18, ressaltando que a FIGC irá adaptar o protocolo de segurança obedecendo as solicitações dos órgãos de saúde e sanitários da Itália.

 

Você também pode gostar