Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Os Presidentes e a República
Perfil

VENCESLÁU BRÁS PEREIRA GOMES - Advogado, nascido na cidade de São Caetano da Vargem Grande, hoje Brasópolis, estado de Minas Gerais, em 26 de fevereiro de 1868. Foi secretário do Interior, Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (1898 - 1902). Eleito deputado federal pelo Partido Republicano Mineiro (1903), assumiu a presidência de Minas Gerais em 1909. Elegeu-se vice-presidente da República (1910) na chapa de Hermes da Fonseca. Por meio de eleição direta, assumiu a presidência da República em 15 de novembro de 1914. Faleceu na cidade de Itajubá, estado de Minas Gerais, em 15 de maio de 1966.

Período Presidencial - Venceslau Brás assumiu o governo adotando uma austera política financeira. Para enfrentar a redução drástica das exportações brasileiras, devido à desorganização do mercado internacional provocada pela Primeira Guerra Mundial, foram queimadas três milhões de sacas de café estocadas, evitando-se assim a queda dos preços. Essa situação determinou a segunda valorização do café, entre 1917 e 1920.

            A partir de 1917, uma série de greves gerais eclodiu nas principais cidades do país, em especial no Rio de Janeiro e São Paulo. A greve geral de 1917 dos operários de duas indústrias têxteis de São Paulo acabou abrangendo cerca de 50 mil trabalhadores da cidade, o que fez o governo mobilizar tropas e enviar dois navios de guerra para o porto de Santos, a fim de intimidar o movimento grevista. Entretanto, as sucessivas greves ocorridas entre os anos de 1917 e 1920 não trouxeram ganhos significativos para a totalidade da classe trabalhadora.

            Em 3 de abril de 1971, submarinos alemães torpedearam o navio Paraná, que estava próximo à costa francesa. Em represália, o governo confiscou todos os navios alemães ancorados em portos brasileiros. Após o afundamento do navio brasileiro Macau, pelos alemães, Venceslau Brás assinou, em 27 de outubro desse ano, a declaração de estado de guerra contra a Alemanha, o que foi acompanhado por manifestações antigermânicas em todo o país.

O Brasil e o mundo - Em 1915, Salvador é a terceira maior cidade do país, com cerca de 263 mil habitantes, e do seu porto partem as riquezas da região: fumo, mamona, sisal e cacau. Nesse ano, com a queda vertiginosa do preço internacional da borracha, chegou ao fim o esplendor vivido pelos habitantes da cidade de Manaus. É gravado o samba Pelo telefone, de Donga. Em 1917, circulam na cidade de São Paulo cerca de 1.750 automóveis. Em 15 de outubro desse ano, foi fuzilada na França a dançarina Mata Hari, acusada de espionagem para a Alemanha. Em 7 de novembro, o Partido Bolchevique toma o poder na Rússia através de uma revolução social, depois de cerca de vinte horas de combate e com o saldo de apenas seis mortos. A ação foi iniciada pelo Exército Vermelho, comandado por Leon Trotski, que invadiu a capital Petrogrado. O poder foi transferido para o Comitê Militar Revolucionário, sob a presidência de Vladimir Lênin, um dos mentores da revolução. Em 17 de julho de 1918, o czar Nicolau II, a czarina Alexandra, suas quatro filhas e o príncipe herdeiro foram fuzilados. No Brasil, a "gripe espanhola" fez milhares de vítimas e foi promulgado o Código Civil. Em 11 de novembro de 1918, foi assinado o armistício entre a Alemanha e os Aliados, pondo fim à Primeira Guerra Mundial.

<<< VOLTAR PARA A PÁGINA DOS PRESIDENTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI