Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E N T R E V I S T A -
Dr. Marcílio Novaes Maxxon
Presidente da Associação Nacional das Empresas de Rádio, Televisão e Tecnologia - ANERTT

            Em pleno feriado de carnaval, mais precisamente no sábado, 21 de fevereiro de 2004, o Dr. Marcílio Novaes Maxxon, teve a gentileza de nos receber em sua confortável residência, localizada no Setor de Mansões Park Way, em Brasília-DF, para uma entrevista exclusiva.

            O Dr. Marcílio é figura atuante no Congresso Nacional há vários anos, faz parte da executiva do Partido Progressista - PP, e preside, com mandato até o final de 2007, a Associação Nacional das Empresas de Rádio, Televisão e Tecnologia - ANERTT. O executivo é sucessor do deputado decano Manoel Novaes, político que teve o maior número de legislaturas (doze mandatos consecutivos), fundador da CODEVASF e responsável pela construção das usinas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho e Paulo Afonso. Segue abaixo a entrevista completa.

Dr. Marcílio Novaes Maxxon


Portal Brasil (PBr): Quem é o Dr. Marcílio Novaes?
Dr. Marcílio Novaes (MN):
Homem de visão, estrategista político, voltado para o comércio das Américas no setor de aviação, comunicações e comércio eletrônico, pesquisador das novas tecnologias aprovadas, nascido em Recife-PE, em 07 de agosto de 1962 e residindo em Brasília desde 1978.

PBr: Quais os objetivos da ANERTT?
MN:
Dentro da sua missão institucional a consolidação de coordenar as empresas associadas em defesa da democracia e do Estado de direito, da integração nacional, da livre iniciativa e dos legítimos interesses das empresas e emissoras do setor de radiodifusão, televisão, telecomunicações e novas tecnologias aprovadas; sustentar a livre expressão do pensamento, da informação e da propaganda; e considerar a defesa da coletividade como verdadeira usuária dos serviços de radiodifusão, enfatizando os princípios adequados a radiodifusão brasileira e a imprensa, notadamente a sua expressão educativa, cultural, cívica, informativa e recreativa são alguns dos objetivos da ANERTT.

Dr. Marcílio Novaes Maxxon, Presidente da ANERTT - www.anertt.com.brPBr: Como seriam atingidos esses objetivos na prática?
MN:
Participando como membro efetivo de comissões e comitês públicos e privados que representem os interesses dos associados no Congresso Nacional, Câmara e Senado Federal, ministérios e agências reguladoras, Ministério Público Federal, promovendo o aperfeiçoamento profissional dos que trabalham no setor abrangido pela ANERTT, zelando pelo respeito aos códigos de ética da radiodifusão e da imprensa, e demais assuntos relativos ao setor de radiodifusão, televisão, tecnologia e telecomunicações, de forma a melhoria do padrão e da qualidade oferecidos a família brasileira como uma forma de difusão do conhecimento e da expressão da verdade.

PBr: Quem pode ser afiliado dessa Associação?
MN:
Todas emissoras de rádio e televisão legalmente constituídas, rádios comunitárias, sendo elas geradoras ou simplesmente retransmissoras, empresas do setor de tecnologia e telecomunicações em geral. Sugiro uma visita ao nosso site no endereço
www.anertt.com.br ou ainda um contato, via e-mail, telefone ou fax. Estes dados estão disponíveis em nosso site.

PBr: O senhor nos disse que também atua na área de aviação. Por gentileza, nos explique esse trabalho?
MN:
A consolidação de uma empresa aérea, digna e respeitada, exige imensos sacrifícios de todos os seus integrantes. Sacrifícios que, em muitas vezes, chegam as raias do extremo valor da própria vida. Através da SAVA/MAXXON - www.portalbrasil.net/sava
, vimos desenvolvendo uma ampla gama de missões e atividades, uma empresa onde homens e máquinas, integrados em um único objetivo dão parte de suas vidas para continuar a obra daqueles que os antecederam.

            Tradição, pioneirismo, continuidade, abnegação, confiança, lealdade, criatividade, ordem e progresso. Essas palavras definem bem o que são e sentem os homens e mulheres que fazem parte dessa grande família da aviação brasileira. Em relação ao passado, ao presente e ao futuro, tradição, pioneirismo e continuidade foram herdados dos nossos antepassados; abnegação, confiança e lealdade funcionando como a "mola mestra" do dia a dia de todos os nossos grandes companheiros, sobretudo nesse momento de crise mundial; e criatividade, ordem e progresso são a vocação e símbolos da alma brasileira, simbolizando dias melhores para toda nação. Tudo construído com a participação devotada de pessoas que compreenderam a importância dos compromissos com o seu tempo e doaram o seu talento para impulsionarem o nosso desenvolvimento.

            Forjados como fomos no calor das idéias e dos ideais, o sacrifício nunca nos desanimou, do prazer de realizar em prol de todos, da aviação e do nosso amado Brasil.

            Nascemos para enfrentar e vencer as dificuldades. Justamente essa mesma disposição que nos sustentou durante toda a história, é a que precisamos ver redobrada nos dias de hoje. Não podemos nos abater diante de intrigas e políticas difamatórias. Precisamos de entusiasmo, da coesão e da fé para juntos enfrentarmos e vencermos novos desafios. A qualidade e a eficiência são o nosso lema. Dependemos fundamentalmente de todos nós, de nosso esforço e da nossa união, da dedicação através de nosso trabalho e esforço pessoal. Estamos todos juntos realizando e reverenciando com o nosso trabalho, a memória daqueles que já partiram, aos quais nos inspiram a levar adiante a nossa missão, com o combustível do nosso espírito empreendedor e inovador, que nos une eternamente pelos mesmos ideais de lealdade e compromisso com as novas e futuras gerações.

            A SAVA é uma empresa pioneira, fundada pelo Comandante Muniz e o Brigadeiro Eduardo Gomes - também criador da Força Aérea Brasileira e primeiro Ministro da Aeronáutica -, que tem em seu decreto presidencial a força para voltar a ser empresa de transporte aéreo regular de cargas, malas postais e passageiros. Ela foi a empresa habilitada a fazer o transporte, da Alemanha para o Brasil, das primeiras cédulas impressas do Real.

Dr. Marcílio Novaes Maxxon

PBr: Como o senhor visualiza o atual momento político brasileiro?
MN: O governo Lula é um governo sério e hoje representa a expectativa de todo o povo brasileiro. Essa expectativa não pode ser manchada por causa de episódios isolados da corrupção em nosso sistema. Se existe um "tumor", este tem que ser extirpado, sobretudo quando ele é maligno. Agora justamente por este governo ser um governo legítimo, constituído pelo voto do povo, pelo povo e para o povo, ele deve dar total transparência em todas as suas ações perante a nação. Antes mesmo de qualquer CPI, de qualquer investigação promovida pelo Ministério Público, o Ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, deveria, por uma questão ética, moral e constitucional, diante da gravidade dos fatos, que a cada dia se revelam mais densos, e em sendo ele uma pessoa séria, com história e coerência, aliviar a pressão que pesa sobre a Presidência da República e da figura do próprio Presidente, pedindo assim, o seu afastamento provisório, da função de Ministro-Chefe da Casa Civil, até o esclarecimento dos fatos.

            Isso evitaria o arrastar dessa "panela de pressão", que a nação, pelas experiências de seu passado recente com Collor, não agüentaria vivenciar novamente.

            O caminho é a transparência e a abertura de todas as gavetas do Palácio do Planalto, até para que haja respeito à governabilidade e o governo não se torne refém de interesses menores do mundo político.

NOTA: A administração do Portal Brasil, em nome de toda a sua equipe, agradece ao Dr. Marcílio Novaes a gentileza da entrevista exclusiva concedida em pleno feriado de Carnaval.


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI