Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E N T R E V I S T A -
- Nélson Piquet -

O Portal Brasil®, entrevistou com exclusividade, antes do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 2001, o tricampeão mundial de Fórmula 1 e hoje empresário de sucesso, Nélson Piquet Souto Maior, que nos falou sobre a Fórmula 1, seus pilotos e sobre negócios. Confira na íntegra:

Nélson Piquet (www.portalbrasil.net)1) Nélson, você acha que pilotar um carro de Fórmula 1  hoje, é bem diferente da sua época? Mais difícil ou mais fácil?
Na minha época não tinha tanta eletrônica, o que exigia mais do piloto em termos de acerto e também na hora de passar as impressões para os engenheiros. Era um tempo em que se o piloto não entendesse bem do carro, não tinha como corrigir os problemas de forma rápida. Hoje os engenheiros mudam muitas coisas que o piloto sequer notou. Acredito que um bom piloto de hoje, como o Schumacher, seria um bom piloto na minha época. Mas tem uns aí que nem conseguiriam ligar o carro naquele tempo...

2) Qual a sua opinião sobre a Toyota? Acredita que fará sucesso na Fórmula 1 também?
Olha, dinheiro e disposição não faltam para  eles, mas a F1 exige sempre um período de maturação de motor, chassis, etc, antes de se alcançar o sucesso. Veja a Renault, que já teve sucesso na F1: sua volta pela Benetton está sendo aos poucos. A própria BMW, que é uma potência, trabalhou muito duro antes de começar a pensar em resultados, em sua nova fase na F1, pela Williams.

3) Como você vê os novos valores brasileiros na  Fórmula 1, Tarso Marques, Enrique Bernoldi e Luciano Burti? Acredita que tenham talento suficiente para continuar na categoria?
Não vejo um novo Emerson, Piquet ou Senna nos atuais representantes do Brasil na F1. Vai demorar um pouco até termos novos campeões do mundo.

4) Muitos citam que Bobby Rahal, apesar de ter competido na antiga Fórmula 2 e ser um campeão na Fórmula Mundial,  não tem experiência e nem competência para organizar um time de fórmula 1, como a Jaguar. Qual a sua opinião sobre isso? E sobre o Niki Lauda?
Se colocarem o Niki Lauda no comando, acho que vai melhorar. O Lauda sempre foi um piloto que eu admirei e ele conhece de F1, além de ter uma boa experiência como empresário em um setor de alta competitividade, que é a aviação.

Piquet (www.portalbrasil.net)5) Você já comentou diversas vezes que todo jovem piloto deve começar no kart. Após uma certa experiência nessa "escola", acredita que eles estão preparados a  guiar em categorias como a Espron, Turismo ou  Fórmula?  
Sem dúvida. O piloto que fizer um bom trabalho no kart está pronto para ir adiante. A Espron é uma boa opção porque é  barata e competitiva. Costumo dizer que o Kart é a categoria que mais se assemelha com a F1.

6) Qual o futuro da categoria Espron? Existem planos especiais para ela, como provas de demonstração no exterior ou algum campeonato nacional?
Continuamos com a Espron em Brasília e São Paulo e, outros estados já demonstraram interesse em montar os seus grids, como o  Ceará, Amazonas, etc. Meus planos sempre foram voltados para melhorar as categorias regionais, a um custo acessível, fortalecendo o automobilismo no Brasil. Todo ano, ganhamos vários campeonatos no exterior, mas no Brasil, estes pilotos não tem onde correr.

7) É de conhecimento público que seu filho, Nelsinho Piquet, está se preparando para o automobilismo, após muito sucesso no kart. Poderia divulgar os planos para ele? É verdade que você voltaria a pilotar ao lado dele?
O Nelsinho já está se preparando para F3 Sulamericana. Espero que ele seja campeão nesta categoria e depois de passar por uma temporada na Europa, siga para a F1. No Kart ele foi bem, ganhou três campeonatos nacionais. Acho que o garoto tem jeito pra coisa... Seria divertido correr ao lado dele.

Kart Piquet (www.portalbrasil.net)8) A sua empresa de rastreamento via satélite Autotrac tem feito muito sucesso. Quais os planos para a empresa? Vocês tem pretendem levar essa tecnologia para fora do país, como os países do Mercosul e outros?
Realmente a Autotrac vem crescendo ano a ano. Pra você ver, de 99 para 2000, crescemos 100% e a empresa fatura hoje perto de R$ 100 milhões/ano e tem filiais em todo o Brasil. Já estamos no Mercosul, através de uma empresa controlada nossa na Argentina. Nossa meta é crescer ainda mais. Assim como no automobilismo, o segredo da  Autotrac é o time que temos.

9) O que acha dos pilotos brasileiro estarem "invadindo"  e dominando a Fórmula Mundial, nos Estados Unidos? É uma opção a mais?
Sem dúvida que é uma opção a mais, mas não se pode comparar a Indy com a F1. São completamente diferentes. A F1 é a categoria Top! Infelizmente, não tem lugar para todos os nossos talentos na F1, então a Indy passa a ser a segunda opção.

10) Por fim, gostaríamos de uma opinião sincera, pois a maioria dos pilotos se esquiva em falar sobre esse assunto. Fora Schumacher, quais são os maiores talentos na fórmula 1 atual, a seu ver?
Não vejo nenhum piloto no nível do Schumacher, atualmente. O segundo lugar está vago... Estou curioso para ver o Montoya, quando chegarem as pistas que ele conhece melhor.

Agradecemos imensamente a sua atenção.


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI