Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O P A       D O       M U N D O
Á F R I C A     D O     S U L
2   0   1   0

PÁGINA PRINCIPAL   /   TABELAS DOS JOGOS   /   CLASSIFICAÇÃO   /   CIDADES-SEDES   /   ESTÁDIOS
Site oficial da Copa do mundo de 2010:
http://pt.fifa.com/worldcup/index.html

CIDADES-SEDES:

CIDADE DO CABO (CAPETOWN) - Crédito/Foto: FIFACidade do Cabo: Cidade litorânea com 3,8 milhões de habitantes (2010), escolhida por muitas como a mais bela do mundo, fica localizada no sopé da Table Mountain, que se eleva a 1.086 metros acima do nível no mar e utilizada como referência para marinheiros já que, em dias claros, pode ser vista a 200 km de distância. A "Cidade Mãe", como é conhecida na África do Sul, possui uma abundância de atividades contrastantes, desde a tranquilidade das famosas praias do Atlântico até a agitação das cores vibrantes de Bo-Kaap. Hout Bay é um ótimo local para pescar, especialmente atum e lagostim, e a histórica base naval de Simon's Town possui um passado fascinante. O calçadão de Victoria and Alfred (V&A) é um ótimo lugar para fazer compras, além de abrigar o Two Oceans Aquarium, que mostra a vida marinha dos oceanos Atlântico e Índico. Long Street é há muito tempo um local de vida noturna agitada e concentra uma riqueza de museus a serem descobertos. A área do Cabo Ocidental é conhecida como uma região de vinicultura, com programas de passeios pela "rota do vinho". A Cidade do Cabo tem claras influências da Malásia, remanescentes do tempo em que a rota das especiarias passava por suas praias. Também há muitos estrangeiros que fizeram da cidade o seu lar, resultando em uma mistura de culturas bastante cosmopolita. História: Os primeiros habitantes da Cidade do Cabo teriam se estabelecido na área em torno do ano 100.000 a.C., quando grupos de caçadores perambulavam pela Península do Cabo. Com a chegada dos navegantes europeus, em 1652, o local se tornou um abrigo para marinheiros que viajavam pela costa da África na rota das especiarias para a Índia. A cidade também teve um papel importante na história contemporânea da África do Sul. Um dos pontos mais característicos da Cidade do Cabo é a Ilha de Robben, local que começou a receber presos políticos em 1898. A ilha ficou famosa pelo cárcere dos homens acusados no Julgamento de Rivonia, como Nelson Mandela, Oliver Tambo, Walter Sisulu e muitos outros. A Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul desde 1910. Os Palácios Parlamentares, ainda em uso hoje em dia, foram construídos em 1885.

DURBAN - Foto/Crédito: FIFADurban: Com 3 milhões de habitantes na cidade e 4,5 milhões na sua área metropolitana (2010) é a terceira mais populosa cidade do país. Cidade litorânea também conhecida por Ethekwini, se orgulha de ter o porto mais movimentado da África e por oferecer aos visitantes o Mundo Marinho UShaka, o maior parque temático marinho do continente, com um dos cinco maiores aquários do mundo. Já as praias da cidade são ideais para banhos o ano todo, pois a água é aquecida pela corrente de Aghulas e, mesmo durante o inverno, tem uma temperatura média em torno dos 15°C. Durban também oferece passeios típicos de riquexó com motoristas bem paramentados. No coração da cidade está a "milha dourada", um trecho de quatro quilômetros com praias, calçadões, piscinas e restaurantes. A cidade é uma boa base para visitas a dois locais tombados pela UNESCO. O Complexo de Zonas Úmidas de Santa Lúcia possui diversas formações diferentes, como recifes de corais, dunas costeiras, sistemas de lagos, pântanos e zonas úmidas com junco e papiro. Já o Parque Nacional uKhahlamba/Drakensberg tem montanhas azuis espetaculares e a maior concentração de pinturas rupestres ao sul do Saara. História: No dia 25 de dezembro de 1497, o português Vasco da Gama aportou em uma lagoa natural, que viria a ser a atual Durban. Ele pensou que a lagoa fosse um rio, e por isso a batizou de Rio de Natal, mas depois o nome foi corrigido para Porto Natal, que se tornou Durban em 23 de junho de 1835 em homenagem ao governador do Cabo, Sir Benjamin D'Urban.

JOHANESBURGO - Foto/crédito: WikipediaJohanesburgo: Conhecida na África do Sul como a Cidade do Ouro, é o principal eixo empresarial, financeiro e industrial do país, contribuindo com aproximadamente 12% do PIB nacional. Johanesburgo é a quarta maior cidade do continente africano (após Cairo, Lagos e Kinshasa) - uma das quarenta maiores áreas metropolitanas do mundo, com 6 milhões de habitantes (2010), fundada em 1886 e localizada a 1.753 metros acima do nível do mar. Também é conhecida como o motor econômico do sul do continente africano e uma formadora de tendências no país. Apesar da agitação típica de uma metrópole, Johanesburgo é surpreendentemente verde e cultiva a vida ao ar livre. As muitas árvores formam uma floresta urbana da qual fazem parte os 2.328 parques da cidade (2010). A riqueza cultural também é abundante, com o imperdível Museu do Apartheid, a histórica área de Constitution Hill e a memória viva do mundialmente conhecido Soweto. Isso sem falar no Mai Mai, que é o mercado mais antigo da cidade e um ótimo local para descobrir medicamentos tradicionais. História: O nome para Johanesburgo na língua tswana é eGoli, ou "lugar do ouro". A etnia san e os povos da Idade da Pedra foram os primeiros habitantes da área. A cara do local mudou quando um explorador de ouro australiano gerou interesse na riqueza mineral existente debaixo da terra. Johanesburgo se emancipou como cidade em 1886, durante o início da Corrida do Ouro de Witwatersrand. A cidade também se tornou um importante centro político durante o período do apartheid. A área que ficou conhecida como Soweto foi um grande instrumento de libertação para a África do Sul. Em 1955, diversos movimentos contra o apartheid se encontraram em Kliptown, no Soweto, para assinar a Carta da Liberdade. A carta consagrou a crença na igualdade para todos e também foi o documento em que se baseou a atual Constituição da África do Sul.

MANGAUND/BLOEMFONTEIN - Foto/Crédito: FIFAMangaung/Bloenfontein: No coração da província de Free State, situa-se a artística cidade de Mangaung/Bloemfontein, lar de alguns dos mais fanáticos torcedores do país. Mangaung/Bloemfontein é a capital judiciária sul-africana e também a capital da província de Free State e possui perto de 500 mil habitantes (2010). A cidade é a sexta maior da África do Sul. Mangaung significa literalmente "lugar dos guepardos" em soto, uma das 11 línguas oficiais do país. Por outro lado, Bloemfontein significa literalmente "fonte das flores" em holandês. Free State faz divisa com quatro das nove províncias sul-africanas e fronteira com o Lesoto. O Parque Nacional Golden Gate, na região leste da província, possui penhascos de arenito que se iluminam em tons de dourado quando o sol os atinge. A cratera de Vredefort foi formada há mais de dois bilhões de anos é a mais antiga depressão causada por impacto em todo o mundo. Já a enorme represa de Gariep é um dos locais prediletos para quem mora em Free State ou Gauteng, ambas as províncias sem litoral próprio. História: O município de Mangaung foi formado no final de 2000 pela fusão dos conselhos locais provisórios de Bloemfontein, Botshabelo e Thaba Nchu e dois conselhos rurais. Apesar de estar unida sob uma autoridade municipal desde 2000, Bloemfontein foi inicialmente fundada por colonizadores holandeses e ingleses na metade do século XIX. Dizem que Bloemfontein recebeu o seu nome por causa da abundância de flores que cresciam em torno de uma fonte na fazenda do colonizador holandês Johannes Nicolaas Brit.

NELSPRUIT - Foto/Crédito: WikipediaNelspruit: Fundada em 1905, com 300 mil habitantes (2010), é cercada por algumas das reservas naturais mais espetaculares da África do Sul e pelo famoso Parque Nacional Kruger, Nelspruit oferece mais do que apenas um estádio de nível mundial. A cidade é a capital da província de Mpumalanga, que em siswati (uma das línguas oficiais do país) significa "lugar onde nasce o sol". Com uma paisagem de montanhas a perder de vista, desde a "Janela de Deus" até as majestosas colinas verdes, contrastando com o azul dos rios no Blyde River Canyon, esse é definitivamente um lugar de onde o sol não gostaria de ir embora. Nelspruit se situa no município de Mbombela, região que deixa no visitante a impressão de se estar numa espécie de "Jardim do Éden", com árvores frutíferas e inúmeras cachoeiras despencando de altos precipícios. O cenário é parecido em Kaapsehoop, onde cavalos selvagens vagam livremente. A sua região produz grande quantidade de frutas e legumes, dentre eles 1/3 da produção sul-africana de laranja. A cidade serve como um bom ponto de partida para explorar o Parque Transnacional de Limpopo, que abrange o Parque Nacional Kruger (África do Sul), o Parque Nacional de Limpopo (Moçambique) e o Parque Nacional Gonarezhou (Zimbábue). História: Nelspruit leva o nome da família Nel, que se estabeleceu na região em 1905, inicialmente criando gado para depois se instalar às margens do rio Crocodile, que corta o centro da província. As cavernas de Sudwala guardam uma história importante da lenda suázi. O príncipe Somquba, vítima de perseguição, teria buscado refúgio ali, mas acabou morrendo antes de completar a viagem. Os seus seguidores, no entanto, conseguiram se abrigar e sobreviver sob a liderança do conselheiro tribal Sudwala.

Polokwane: Fundada em 1886 e com uma população de quase 600 mil habitantes (2010), frequentemente descrita como um lugar vibrante, colorido e animado, Polokwane é uma cidade cercada por montanhas cinematográficas, com pessoas fascinantes e uma diversidade cultural única. Ela é o centro econômico e cultural da província de Limpopo e faz fronteira com Botsuana, Zimbábue e Moçambique. Além disso, é a terra do Baobá, maior árvore da África e símbolo do país. Polokwane, que significa "lugar seguro" no idioma soto, já foi conhecida como Pietersburg. Nessa região mergulhada em mitologia, ainda é possível ouvir os ecos das terras ancestrais, testemunhas da história do povo mapungubwe, que prosperou na Idade do Ferro, e de Modjadji, a Rainha Chuva. O museu a céu aberto Bakone Malapa é uma boa introdução ao cotidiano da sofisticada tribo Bakone, da etnia soto. Já o museu Polokwane, localizado na histórica Irish House, conta a trajetória da cidade e dos arredores e exibe peças das Idades da Pedra e do Ferro. Para os mais aventureiros, a dica é visitar a Reserva Polokwane, onde é possível fazer excursões 4x4 e percorrer trilhas. História: Ao longo dos anos, Polokwane viu passar nômades da Idade da Pedra, comunidades da Idade do Ferro e migrantes europeus. O povo mapungubwe, por sua vez, resolveu se estabelecer na região há 2 mil anos. Considerado patrimônio mundial, o sítio histórico localizado no encontro dos rios Limpopo e Sashe, entre as fronteiras do Zimbábue, Botsuana e África do Sul, documenta a civilização que viveu na área entre 1.000 e 1.300 d.C. Polokwane é a capital de Limpopo, a província mais ao norte do país. A economia local se desenvolveu após a descoberta de ouro em Eersteling, e em 1886 a antiga cidade de Pietersburg foi batizada em homenagem ao general Petrus Jacobus Joubert, líder dos voortrekkers, os primeiros colonos holandeses da África do Sul. (Nas fotos abaixo, centro da cidade, a árvore-símbolo da África do Sul, e hotel em área rural).

POLOKWANE - Centro - Foto/Crédito: http://www.places.co.za/photos/Polokwane.jpg        POLOKWANE - Foto/Crédito: http://www.africaubuntu.co.za/pt/es/it/fr/pt/index.php/polokwane/wc-camp25-menu/102.html        POLOKWANE - ÁREA RURAL - Foto/Crédito: http://www.africaubuntu.co.za/pt/es/it/fr/pt/index.php/polokwane/59.html

PORT ELIZABETH - Foto/Crédito: FIFAPort Elizabeth: Batizada em homenagem ao homem que é um dos maiores estadistas do mundo e um verdadeiro ícone sul-africano, a cidade de Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth, com 1.200.000 habitantes (2010) é o quinto maior município do país. É um dos destinos mais procurados do país e o local onde será definida a terceira melhor seleção da Copa do Mundo da FIFA 2010, no dia 10 de julho. Conhecida como "A Cidade Amiga", ela é cercada por praias paradisíacas, ao mesmo tempo em que ostenta um dos portos mais movimentados do país. Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth é considerada o centro da indústria automobilística do país e fica localizada na província de Eastern Cape, de onde saíram alguns dos sul-africanos mais ilustres do país, como o próprio Mandela, o ex-presidente Thabo Mbeki e vários líderes da luta contra o apartheid, com destaque para Steve Biko, Chris Hani, Walter Sisulu e Oliver Tambo. A cidade fica a poucas horas de carro de uma costa ensolarada cheia de praias selvagens e também do vilarejo de Hogsback, que teria inspirado o autor J.R.R. Tolkien a escrever O Senhor dos Anéis. A 30 minutos de estrada dos mais luxuosos game lodges, como são conhecidos os hotéis de cinco estrelas localizados no meio da selva. História: Os primeiros colonos britânicos chegaram a Port Elizabeth em 1820, e, apesar da resistência dos xhosas, a cidade portuária logo se transformou no portão de entrada da África do Sul para os novos exploradores. Antes da corrida pelo ouro em 1896, o comércio de lã, mohair e plumagem de avestruz garantiu a prosperidade do porto. Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth foi um importante núcleo da resistência contra o regime opressivo do apartheid. Em 2000, Port Elizabeth passou a fazer parte do Município Metropolitano de Nelson Mandela Bay, que inclui também as cidades de Dispatch e Uitenhage.

PRETÓRIA, Centro - Foto/Crédito: WikipediaPretória/Tshwane: A cidade de Pretória possui 1.800.000 habitantes (2010) e sua área metropolitana 50% mais. Dona de um patrimônio rico e colorido com uma infinidade de museus, monumentos, prédios históricos e mercados de artesanato e arte contemporânea, a cidade de Tshwane/Pretória pulsa como centro cultural da África do Sul em uma mistura única de novo e antigo. Os visitantes poderão vivenciar uma experiência tátil no Museu de Ciência e Tecnologia, conhecer uma máquina de cunhar moedas de 1892 ainda em operação na Casa da Moeda da África do Sul, ou ainda assistir a espetáculos na Church Square e no State Theatre. Tshwane/Pretória é a capital administrativa da África do Sul, onde estão localizadas diversas embaixadas e os Union Buildings, a sede do governo. Os edifícios de arenito, cenários das posses presidenciais de Nelson Mandela, Thabo Mbeki e do atual líder Jacob Zuma, oferecem uma bela vista sobre a cidade. Nos arredores de Tshwane/Pretória, é possível se hospedar em hotéis cinco estrelas e ainda ver um pouco de vida selvagem em duas reservas naturais que abrigam búfalos, antílopes, guepardos, chacais, girafas e zibelinas. História: Pretória foi fundada em 1855 e em 1860 passou a capital do Transvaal. Em 05 de dezembro de 2000, foi criado o Município Metropolitano de Tshwane é formado por 13 cidades e conselhos locais, geridos por um único prefeito. Nele estão incluídas Pretória, Centurion, Akasia e Soshanguve, e as áreas vizinhas Mabopane, Atteridgeville, Ga-Rankuwa, Winterveld, Hammanskraal, Temba, Pienaarsrivier, Crocodile River e Mamelodi. O povo ndebele foi o primeiro a se estabelecer às margens do rio Tshwane, batizado em homenagem ao chefe do grupo. Ali seria fundada mais tarde a cidade de Pretória, que em 1855 foi escolhida como a primeira capital da Zuid-Afrikaanche Republiek (ZAR), território reivindicado pelos colonos holandeses da África do Sul. Entre 1956 e 1961, a cidade sediou o Julgamento de Rivônia, que levou à acusação e à detenção de Nelson Mandela e muitos outros. Em 1994, o mesmo acusado seria então empossado como presidente da África do Sul.

RUSTEMBURGO - Foto/Crédito: FIFARustemburgo: No coração da savana bushveld encontra-se a cidade de Rustemburgo, um cartão postal de belezas naturais aos pés da cadeia de montanhas de Magaliesberg, cujo ponto mais elevado atinge 1.852 m acima do nível do mar. A cidade possui 400 mil habitantes (2010) e está localizada na província Noroeste, a região serviu como referência tática para diversas disputas de terra durante o início do século XIX. Considerada a capital mundial da platina por ser a maior extratora desse minério no planeta, a região também apresenta outras rochas que podem ser trabalhadas. Não por acaso, a mineração é a maior fonte de empregos na cidade, que é também o lar de uma das tribos mais ricas do país, a bafokeng. Rustemburgo está localizada a 30 km do sensacional Sun City. Reconhecido internacionalmente como o principal resort africano, ele oferece inúmeras opções de entretenimento e relaxamento, assim como atrações e atividades suficientes para manter todos ocupados. O complexo inclui o resort The Palace of the Lost City, passeios de balão, o parque aquático The Valley of Waves e uma floresta de 25 hectares. A apenas 40 minutos de Rustemburgo, a represa de Hartebeespoort é o destino de muitas pessoas que encontram no seu estilo de vida tranquilo um excelente lugar para relaxar. História: A tribo bafokeng, cujo nome significa "povo do orvalho", é originária dessa área. Descendentes do povo bakwena, eles se estabeleceram na região há mais de 200 anos. Uma forte influência voortrekker marca o local, que foi uma das primeiras cidades importantes na história desses pioneiros holandeses. Em 1851, a cidade recebeu o nome de Rustemburgo, que significa "local de descanso".


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI