Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Cinema -
(Crítica - Agosto / 2004)

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 15.08.2004 à 21.08.2004)

Basquete Blues (Hoop Dreams), de Steve James - Um documentário sobre a vida na high school americana de dois adolescentes recrutados no início da adolescência como promessas de jogadores de basquete. A vida de dois potenciais craques da bola escrita nos termos da cultura esportiva e sistema educacional americanos.

            Uma produção esmerada que mostra como o sistema de recrutamento de jovens negros em bairros pobres servem a muitos interesses, sendo que dos próprios meninos são aqueles menos levados em conta.

            O grande mérito do filme conseguir juntar a linguagem narrativa com o valor documental, não sendo possível prever o desenvolvimento de seus “personagens” até que sejam mostrados na tela seus destinos que sempre surpreendem.

            Um grande momento cinematográfico que merece ser assistido nesses tempos de Jogos Olímpicos e que podem servir a revisão de conceitos de como criar uma identidade nacional e forjar cidadãos pela via desportiva.

Cotação: ****

Mulher Gato (Catwoman) d,e Pitof, 2004 - A história de Patience Philips (HALLE BERRY), a mulher gato, deixa uma impressão que o filão dos filmes baseados em personagens dos cartoons está se esgotando, não havendo muitas opções ao produtores cinematográficos norte-americanos.

            A jovem que renasce com poderes felinos e enfrenta a dupla de terríveis vividos pelo francês Lambert Wilson e a diva Sharon Stone é confusa, sem muito de lógica e até o policial vivido por Benjamin Bratt não consegue dar muita credibilidade à fita.

            Os quatro atores centrais em seus filmes anteriores já deram mostras de enorme capacidade interpretativa, mas nesse filme, como na maioria de suas carreiras, demonstram uma faceta canastrões que emprestam a seus personagens.

            Um filme que vale como curiosidade, para um público pouco exigente que não exija um mínimo de lógica e consistência nos filmes que assistem.

Cotação: * ½ 

Lourival Sobral            


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI