Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Cinema -
(Crítica - Janeiro / 2004)

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dica da semana:
(Período de 25.01.2004 à 31.01.2004)

O Último Samurai (The Last Samurai), de Edward Zwick, 2003 - A história de Nathan Algren (Tom Cruise), veterano da batalha de Little Big Horn, que vai ao Japão treinar o exército japonês que, sob o governo do Imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura), vive processo de modernização.

            O Capitão Algren entra em combate com a casta dos samurais que tentam manter as tradições japonesas e capturado, acaba vivenciando o “bushido”, o código de honra dos samurais, e passa a lutar junto com eles e seu líder Katsumoto (Ken Watanabe)

            O diretor Zwick já havia realizado um excepcional filme de guerra sobre período, “Tempo de Guerra (Glory)” e continua com boa mão, mantendo o roteiro coeso e valendo-se do carisma dos dois protagonistas, ambos astros de primeira grandeza em suas culturas, Cruise e Watanabe.

            Um épico no velho estilo que se permite claras homenagens a sequências do mestre Akira Kurosawa, algumas óbvias, outras sutis, mas a câmara está sempre a buscar imagens que possam gravar o Japão no imaginário do espectador.

            Cruise consegue um bom desempenho, num papel aparado ao seu estilo, mas os destaques no filmes são Watanabe que compõe o seu samurai rebelde com uma força que impressiona mesmo em momentos leves vividos por Katsumoto. Destacam-se os ótimos ingleses Timothy Spall e Billy Connolly que servem ao filme com seu talento comprovados em inúmeras produções oriundas da terra da Rainha.

            Uma obra para todos os gostos, um pouco lenta, mas que é cinema de primeira categoria, bem realizado e feito para o grande público que poderá deleitar-se com uma produção esmerada, história simples e heróica.

Cotação: ***

Lourival Sobral      


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI