Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2004

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 14.11.2004 à 20.11.2004)

De Passagem, de Ricardo Elias, 2003 - Jefferson (Silvio Guindane) volta à casa na periferia de São Paulo com a missão de reconhecer o corpo de seu irmão que se encontra no necrotério. O trajeto é feito ao lado de Kennedy (Fabio Nepô), amigo de infância dos irmãos, e são revolvidas lembranças do infância e as circunstâncias do trágico momento que vivem.

            Um filme simples que tem como premissa a conseqüência das escolhas juvenis e o futuro e possibilidade de resgate que há muito pareciam esquecidos na memória. A alegria e as descobertas dos três garotos e a confrontação com a situação no momento no presente, servem para que Jefferson amoleça seu coração e possa conviver com escolhas do irmão e do amigo que não lhe pareciam corretas.

            O forte da narrativa está no ótimo trabalho da dupla de atores centrais, ambos conseguem dar o tom correto a seus personagens, numa trama em que alguns episódios parecem forçados demais para forjar emoções, perdendo em verossimilhança e linearidade da trama.

            O estreante diretor Ricardo Elias consegue excelente resultado de um roteiro que parecia destinado a um curta-metragem, com orçamento apertado. Imprimiu um tom de agilidade à trama, embora o excesso de closes, por vezes, incomoda na tela grande.

            Merece a pena assistir esse vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2003 que, com atraso, vem aos cinemas nacionais e demonstra a variedade de temas que caracteriza a fase atual do cinema nacional e que precisa de pequenos e bons filmes que sirvam à ocupar as telas brasileiras.

Cotação: ***

Lourival Sobral   
Colunista do Portal Brasil    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI