Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- O P I N I Õ E S    &    I N F O R M A Ç Õ E S -
07.11.2004

FÓRUM SOCIAL - Porto Alegre confirmada - O coordenador executivo do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, Jeferson Miola, disse que a confirmação pela secretaria do conselho internacional e pelo comitê organizador do evento programado para o período de 26 a 31 de janeiro na cidade "põe fim à polêmica" aberta pela derrota do PT na eleição municipal e reforça o "esforço" da equipe de organização. Ele acredita que cerca de 150 mil pessoas de 170 países devem participar do fórum, ante 100 mil da última edição realizada na capital gaúcha, no início de 2003.

            Conforme o coordenador, a decisão sobre a manutenção ou não do evento em Porto Alegre caberá ao conselho internacional, composto por 160 organizações e movimentos sociais de todo o mundo, que se reunirá no dia 24 de janeiro. Ele admite que os conselheiros podem entender que a "interrupção da política anti-neoliberal (com a vitória eleitoral de José Fogaça) enfraquecerá a identidade da cidade com o fórum".

            Pelos cálculos dos organizadores, o fórum gera US$ 60 milhões em renda para a cidade num período de baixa movimentação turística. Ontem, o secretário de Planejamento do governo estadual, João Carlos Brum Torres, disse que o resultado das eleições não deveria interferir na localização do fórum. Ele reafirmou que governo gaúcho garantirá apoio logístico, policiamento e a cobertura pela Televisão Educativa (TVE), como ocorreu em 2003.

ECONOMIA - FMI revisa acordo - Uma nova missão técnica do FMI (Fundo Monetário Internacional) chegou dia 03 ao país para a nona e penúltima revisão do acordo de ajuda financeira que a instituição mantém com o Brasil. Os técnicos da instituição iniciaram os trabalhos por São Paulo, sem divulgação de agenda.

            A equipe chegou dia 04 em Brasília e já teve a primeira reunião com autoridades do país já pela manhã, no Banco Central. Na quarta-feira da semana que vem (10) irão ao Rio, onde encerram a revisão.

            Em setembro, o Conselho Executivo do Fundo aprovou a oitava revisão do acordo com o Brasil, pela qual foi liberado cerca de US$ 1,3 bilhão para o país. No entanto, segundo nota divulgada na ocasião, as autoridades brasileiras ressaltaram que não pretendiam recorrer ao dinheiro, uma vez que o governo vê o atual acordo como um mecanismo de prevenção. A última revisão está programada para o início de 2005, antes do fim do acordo, em março.

ENSINO PÚBLICO - Controle de frequência - O processo de implantação do controle eletrônico de frequência nas escolas públicas entra agora na fase de preparação da prova de conceito: dez empresas — Data Graphics Informática, Dataprom, Decibel Indústria e Comércio, DV Pro Engenharia de Televisão, Empresa 1, Griaule Tecnologia, Link Net Tecnologia, NEC do Brasil, Net Open e Positivo Informática — foram habilitadas pelo Serpro para a prova de conceito.

            Até o dia 10 de novembro, essas empresas terão que colocar os equipamentos em funcionamento em escolas de todas as regiões do país, previamente selecionadas pelo MEC.

TECNOLOGIA - Acordo Brasil - Argentina - Os ministros de Ciência e Tecnologia do Brasil, Eduardo Campos, e da Argentina, Daniel Filmus, assinaram, ontem (2), convênio para implantação de dois programas de trabalho bilaterais, um na área de tecnologias da informação e da comunicação, e outro, sobre ciência e tecnologia para a inclusão social.

            Pela parceria, serão implementadas atividades para promover o intercâmbio de experiências, gerar novos conhecimentos e formar recursos humanos capacitados em cada um dos segmentos. A solenidade de assinatura aconteceu em Buenos Aires, durante a segunda reunião do Comitê-Gestor de Alto Nível, grupo constituído em fevereiro de 2003 para apoiar e orientar a cooperação científico-tecnológica entre os dois países.

CONFERÊNCIA

            No dia 1º de novembro, os dois ministros participaram da cerimônia de abertura da conferência sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, organizada pela Associação Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Associação Argentina para o Progresso da Ciência. O evento contou com a participação de cerca de 200 palestrantes e simbolizou o primeiro encontro de grande vulto entre as comunidades científicas dos dois países.

            Brasil e Argentina já mantêm programas exitosos nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, levando benefícios a toda a região. Em 1987, foi criado o Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, experiência bem-sucedida que oferece cursos de treinamento e especialização, com a participação crescente de uruguaios e paraguaios.

            O Programa Sul-americano de Apoio à Cooperação em Ciência e Tecnologia, criado pelo governo brasileiro como mecanismo de aproximação dos pesquisadores da América do Sul, vem contribuindo para a mobilização de cientistas em toda a região, em particular no eixo Brasil-Argentina.

            A Plataforma Lattes de gestão informatizada de currículos, que permite o conhecimento e acompanhamento de grupos nacionais de pesquisa e dos recursos humanos, no que se refere a doutores e pesquisadores em cada país, passa a operar também na Argentina. Essa iniciativa será possível graças à transferência dos instrumentos aplicativos e da experiência desenvolvidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

CARTÓRIOS - Modernização e segurança - A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) lança no início do ano que vem a certificação digital e um serviço telefônico gratuito (0800) de consultoria jurídica com orientações sobre compra, venda e registros de imóveis.

            A associação já dispõe de uma central de atendimento ao cidadão e há um ano lançou em São Paulo, numa parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o cartório 24 horas. Com o novo sistema, qualquer pessoa ou empresa que precise de um documento nos cartórios de qualquer ponto do País pode solicitá-lo sem sair de casa, por meio do site Correio 24 horas, e receber o documento por Sedex ou carta registrada.

            As maiores vantagens para a população, de acordo com o presidente da Anoreg-Brasil, Rogério Portugal Bacellar, é a redução dos custos e a rapidez na emissão do documento. Além de São Paulo, o cartório 24 horas já foi adotado no Paraná, Amazonas, Rondônia, Sergipe, Espírito Santo e Pará, e foi lançado na última quarta-feira (03/11) no Rio de Janeiro.

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano                
[email protected]    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI