Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 19.12.2004 -

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana

- Curto e grosso. Foi assim a nota enviada à imprensa pela Red Bull na tarde da última sexta-feira (17). Com o título "David Coulthard assina acordo de um ano com a Red Bull", a equipe ratifica a contratação do escocês.

"Hoje em Salzburg, na Áustria, o escocês David Coulthard, de 33 anos, assinou um contrato de um ano para guiar na Red Bull. Os companheiros de Coulthard serão anunciados no Ano Novo", anunciou o time que comprou o espólio da Jaguar.

- Confira os 18 pilotos que já estão confirmados para a disputa do Mundial de 2005, na MotoGP: 4 — Alex Barros (BRA/Camel/Honda); 5 — Colin Edwards (EUA/Gauloises/Yamaha); 6 — Makoto Tamada (JAP/Konica Minolta/Honda); 7 — Carlos Checa (ESP/Marlboro/Ducati); 10 — Kenny Roberts (EUA/Suzuki); 11 — Ruben Xaus (ESP/Fortuna/Yamaha); 12 — Troy Bayliss (AUS/Camel/Honda); 15 — Sete Gibernau (ESP/Telefonica Movistar/Honda); 21 — John Hopkins (EUA/Suzuki); 24 — Toni Elias (ESP/Fortuna/Yamaha); 27 — Franco Battaini (ITA/Blata/WCM); 33 — Marco Melandri (ITA/Telefónica Movistar/Honda); 46 — Valentino Rossi (ITA/Gauloises/Yamaha); 56 — Shinya Nakano (JAP/Kawasaki); 65 — Loris Capirossi (ITA/Marlboro/Ducati); 66 — Alex Hofmann (ALE/Kawasaki); 69 — Nicky Hayden (EUA/Repsol/Honda); e 77 — James Ellison (ING/Blata/WCM).

- Com a confirmação de David Coulthard na Red Bull em 2005, a F-1 tem ainda seis lugares indefinidos para a próxima temporada. Dois deles estão divididos entre dois pilotos. 

            O mais importante é o da Williams, que será anunciado em 7 de janeiro, no Bahrein. Antonio Pizzonia e Nick Heidfeld são os postulantes à vaga. Na Red Bull, Christian Klien é favorito sobre Vitantonio Liuzzi. E quem aparecer com uma gorda conta bancária ou um patrocinador de mesmo porte leva os lugares na Jordan e na Minardi, embora esta aponte uma permanência de Zsolt Baumgartner.

- A Ford confirmou na sexta-feira (17) o fim do relacionamento de sua companhia com o escocês Jackie Stewart. A parceria começou em 1964, quando o piloto assinou um contrato para promover os carros da marca.

            Os três campeonatos ganhos por Stewart na F-1 (1969, 1971 e 1973) foram alcançados por equipes que utilizavam os motores da montadora, além de 25 de suas 27 vitórias e todas as 17 poles. Na década de 90, levou a Ford a bancar sua equipe na categoria até 1999. Quando se tornou Jaguar, Jackie passou ao cargo de consultor.

            No meio de 2004, a parceria com a Ford já dava sinais de desgaste. Stewart manifestou interesse de trabalhar com o Royal Bank of Scotland, que pretendia investir na Williams, caso Jenson Button tivesse por lá ficado — agora, analisa possibilidade de patrocinar David Coulthard.

Fórmula 3 Sul Americana

            Faltando uma corrida para o fim da temporada, Xandinho Negrão é o novo campeão sul-americano de F-3. Ele só precisou de um sétimo lugar na 17ª etapa, na manhã deste domingo (19) em Interlagos, para conquistar o título. Gustavo Foizer ganhou a corrida, a terceira do fim de semana, seguido de Carlos Iaconelli. Henrique Favoretto completou o pódio. 

            Com dez vitórias, 11 pódios e sete poles na categoria em 2004, Xandinho só precisava de um oitavo lugar para sacramentar a conquista. "Corri pensando realmente no campeonato. Minha preocupação era ficar na pista e poupar o motor, pois o risco de quebra era constante", disse o piloto de 19 anos, que comemorou o título subindo no carro e colocando uma peruca vermelha — a cor da equipe — no pódio.

            Xandinho em 2005 será companheiro de Nelsinho Piquet na equipe HiTech Piquet Sports na GP2.

            Confira todos os campeões da F-3 Sul-Americana, desde o início: 1987 – Leonel Friedrich (BRA-RS); 1988 – Juan Carlos Giacchino (ARG); 1989 – Nestor Gabriel Furlan (ARG); 1990 – Christian Fittipaldi (BRA-SP); 1991 – Affonso Giaffone (BRA-SP); 1992 – Marcos Gueiros (BRA-PA); 1994 – Nestor Gabriel Furlan (ARG); 1995 – Ricardo Zonta (BRA-PR); 1996 – Nestor Gabriel Furlan (ARG); 1997 – Bruno Junqueira (BRA-MG); 1998 – Nestor Gabriel Furlan (ARG); 1999 – Hoover Orsi (BRA-PR); 2000 – Vitor Meira (BRA-DF); 2001 – Juliano Moro (BRA-RS); 2002 – Nelson Ângelo Piquet (BRA-DF); 2003 – Danilo Dirani (BRA-SP); e 2004 – Xandinho Negrão (BRA-SP).

Rapidinhas....

- Com o astro Robinho em campo, estádio lotado em São José do Rio Preto e uma vitória irrepreensível por 2 a 1 sobre o Vasco, o Santos conquistou o título de campeão brasileiro de 2004. A equipe que conquistou o título do último Nacional disputado no sistema de mata-mata levanta a sua primeira taça na era dos pontos corridos. Veja os resultados completos no Portal Brasil, CLIQUE AQUI.

- Criciúma e Vitória se unem a Guarani e Grêmio como os times que irão disputar a Série B do Campeonato Brasileiro de 2005. O rebaixamento dos dois times foi decretado após a última rodada da Série A deste ano. Brasiliense (DF) e Fortaleza (CE) entram na Série A em 2005, que contará com 22 clubes.

- O tenista Gustavo Kuerten ficou satisfeito com a eleição de Jorge Lacerda da Rosa para a presidência da Confederação Brasileira de Tênis. Na eleição realizada nesta sexta-feira, a chapa venceu por 15 votos a 10. "Vamos torcer para acontecer uma reviravolta no tênis brasileiro, em que todos trabalhem juntos, incluindo as Federações, até os jogadores, para termos resultados daqui a alguns anos", afirmou o tenista, que estava nos Estados Unidos.

- O paulista Renato Ruiz venceu neste domingo a Copa da República de ciclismo, disputada em Brasília. Breno Sidoti terminou em segundo lugar, seguido por Marcos Novello, Márcio May e Rodrigo Morcegão. A prova teve quatro ciclistas escapados e no final Ruiz levou a melhor sobre os rivais.

- A medalha de ouro da campeã olímpica polonesa Otylia Jedrzejczak foi vendida neste domingo, em um leilão, por 257.550 zlotys (cerca de 63.000 euros). Jedrzejczak, que conquistou a medalha nos Jogos de Atenas na prova de 200 metros nado borboleta, decidiu vender sua medalha em um leilão para ajudar crianças com leucemia.

- Para repetir o desempenho da Olimpíada de Atenas, quando a vela brasileira conquistou duas medalhas de ouro, a Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) vai montar uma base transitória na Ásia. Em janeiro a entidade começa a escolher o local, que pode ser na China ou em Hong Kong. A próxima Olimpíada, em 2008, será disputada em Pequim (China).

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI