Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 28.11.2004 -

AUTOMOBILISMO
FÓRMULA 1 - Principais fatos da semana 

- A Sauber não deverá mais receber motores Ferrari a partir da temporada de 2006. Segundo a revista britânica Autosport, a Ferrari já teria comunicado internamente a decisão de não renovar o contrato com a equipe suíça, que termina no final do ano que vem. A Sauber nega a informação. Além dos motores, a Sauber também recebe caixas de câmbio da escuderia italiana. Porém, em 2005, a equipe fabricará seu próprio sistema de marchas.

- A sede da BAR vai ganhar um moderno túnel de vento construído pela Honda. O objetivo da montadora, que vai gastar 26,8 milhões de libras (cerca de US$50 milhões) na estrutura, é ajudar no crescimento da equipe, que planeja chegar ao título mundial da Fórmula 1 em 2006. A Honda comprou 45% das ações da BAR na semana passada. Os 55% restantes estão sob controle da British American Tobacco (BAT).

- A Honda não liberou o inglês Anthony Davidson, piloto de testes da BAR, para realizar um treino pela Williams na próxima quarta-feira (01), no circuito espanhol de Jerez. A montadora, que comprou 45% da BAR na semana passada, estaria disposta a aproveitar Davidson como titular em 2006, ano em que Jenson Button estaria liberado para se transferir para a Williams.

            Como Button foi impedido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de ir para Williams em 2005, uma vaga de titular na escuderia ficou disponível e Davidson era um dos candidatos, ao lado do brasileiro Antonio Pizzonia e o alemão Nick Heidfeld. 

- Antonio Pizzonia é o favorito para ocupar a vaga de piloto titular da Williams em 2005. O amazonense, que tem a preferência de Frank Williams, possui a mesma agenda que o australiano Mark Webber nos testes que começaram na quarta-feira, 24, em Barcelona (ESP).

            Webber já está confirmado. O brasileiro, que substituiu Ralf Schumacher em quatro GPs nesta temporada, disputa vaga com o alemão Nick Heidfeld, preferido da BMW. Segundo o programa de testes da equipe, até 11 de dezembro, Pizzonia e Webber fazem, cada um, oito testes, sendo um deles sozinho, em pista molhada. Já Heidfeld realiza dois testes dias 08 e 09 de dezembro, ambos em Jerez de La Frontera (ESP).

            "Consideramos que Antonio é a escolha mais provável para ocupar nosso segundo carro. Mas isso não se trata de uma conclusão definitiva, pois ainda testaremos outros pilotos que podem ser contratados. Não queremos um piloto que esteja aprendendo a cada curva", disse Frank Williams, dia 11 de novembro. Segundo ele, a decisão sai em janeiro.

            Até lá, vai ter nascido a filha de Pizzonia com a saltadora Maurren Higa Maggi. O bebê vai nascer em Manaus (AM), entre os dias 1 e 15 de dezembro, de parto natural. Maurren está em Manaus desde o fim do Grande Prêmio do Brasil, em outubro. Pizzonia quer arrumar tempo para acompanhar o parto.

- Após seu primeiro dia como piloto de testes da Ferrari, o espanhol Marc Gené agradeceu aos seus ex-chefes da Williams por fazerem esse favor a ele. "Tudo aconteceu tão rápido que ainda não tive tempo de me dar conta que estou na melhor equipe do mundo", afirmou o piloto de 30 anos à Gazzetta dello Sport, na quarta-feira, 24.

            "Eu precisei de poucas voltas e apenas algumas horas com o time para entender por que eles são campeões", acrescentou o espanhol, que foi confirmado como piloto de testes na segunda-feira, 22. Gené, que testou em Barcelona, afirmou que a Williams disse várias vezes que não seguraria o espanhol após quatro anos como piloto de testes da escuderia inglesa.

            "Eu contatei os grandes times e a Ferrari foi a primeira a responder", disse. "Não sei por que a Williams tomou essa decisão, mas, do jeito que as coisas caminharam, eles me fizeram um favor", afirmou. "Talvez eu pudesse almejar um lugar como piloto titular, mas não há dúvida: é melhor ser piloto de testes da Ferrari do que titular em um time que não é competitivo."

- Segundo o ‘Motorsport News’, a BAR conduziu três dias de testes secretos com nove jovens pilotos, incluindo os brasileiros Nelsinho Piquet e Danilo Dirani. Também testaram Nico Rosberg, Adam Carroll, James Rossiter, Alexandre Premat, Heikki Kovalainen, Alan van der Merwe e Jose Maria Lopez.

   
         A equipe avaliou os pilotos verbal e fisicamente. “Eles testaram muitas coisas”, disse Premat, vencedor do GP de Macau deste ano. “Talvez isso leve a uma vaga de piloto de teste com a equipe, mas ninguém sabe ainda”.

- O brasileiro Ricardo Zonta, piloto de testes da Toyota, foi o mais rápido no último dia de testes que algumas equipes da F-1 estiveram realizando no circuito de Barcelona. Zonta estabeleceu a melhor marca com o tempo de 1m14s975. O segundo melhor foi Antonio Pizzonia (Williams), que ficou a 0s199 do seu compatriota. Pizzonia deu mais uma vez a impressão de que a segunda vaga na Williams será mesmo sua, principalmente depois do veto da BAR para que Davidson testasse com a escuderia de Grove.

            Jacques Villeneuve, que estreou à bordo da Sauber, ficou com a terceira melhor marca do dia. Pedro de la Rosa (McLaren) foi o quarto melhor, à frente do novo contratado da escuderia de Ron Dennis, Juan Pablo Montoya. Os três carros da BAR ficaram com os últimos tempos da sessão. Algumas das equipes que utilizam pneus Michelin devem permanecer em Barcelona, para testar compostos de chuva, na pista que será molhada artificialmente. Na próxima semana as equipes da F-1 retornam ao solo espanhol, onde desta vez testarão no circuito de Jerez de la Frontera.

   
         Resultado da sexta-feira (26) em Barcelona: 1 Ricardo Zonta - Toyota 1m14s975 (147 voltas); 2 Antonio Pizzonia - Williams 1m15s174 (98); 3 Jacques Villeneuve - Sauber 1m15s219 (97); 4 Pedro de la Rosa - McLaren 1m15s419 (85); 5 Juan Pablo Montoya -McLaren 1m15s502 (57); 6 Mark Webber - Williams 1m15s513 (35); 7 Christian Klien - Jaguar 1m15s532 (56); 8 Marc Gené - Ferrari 1m15s652 (111); 9 Vitantonio Liuzzi - Red Bull 1m15s661 (86); 10 Franck Montagny - Renault 1m16s435 (97); 11 Giancarlo Fisichella - Renault 1m16s571 (104); 12 Takuma Sato - BAR 1m16s736 (54); 13 Jenson Button - BAR 1m16s738 (86); e 14 Enrique Bernoldi - BAR 1m20s066 (44).

            O mais rápido da semana foi o brasilerio Felipe Massa (Sauber), com 1m14s661. Jarno Trulli (Toyota) virou em 1m14s966 e Ralf Schumacher (Toyota) em 1m14s984. Os demais ficaram bem para trás.

Mundial de Futsal

            A Seleção Brasileira derrotou hoje, por 6 a 0, a Ucrânia na estréia na segunda fase do Mundial de Futsal, que é realizado em Taiwan. O primeiro-tempo foi apertado, mas terminou com vantagem brasileira de 2 a 0. Os gols foram de Falcão e Índio. O segundo-tempo foi mais fácil. Assim como no primeiro tempo, quem abriu o marcador na segunda etapa foi Falcão, que fez mais um e assumiu a artilharia isolada no Mundial, com oito gols. Índio tem ao todo sete gols é o vice-artilheiro. No segundo tempo os gols foram de Falcão, Índio e Vander Carioca.

            O próximo desafio é contra a seleção Argentina, às 8h (de Brasília) de segunda-feira, 29. Os brasileiros fecham a segunda fase também às 8h (de Brasília) da quarta-feira, contra e EUA. Na primeira fase do Mundial, o Brasil conseguiu 100% de aproveitamento: derrotou as seleções da Austrália (10 a 0), Tailândia (9 a 1) e República Checa (4 a 1).

Ginástica Olímpica

            Laís Souza deu neste domingo,28, a terceira medalha de bronze ao Brasil na etapa de Stuttgart, na Alemanha, da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Ela foi a terceira colocada na prova do salto com a nota 9.218.

            No sábado, 27, Daiane dos Santos levou bronze nas provas das barras paralelas assimétricas e do solo. Foi a primeira competição dela após a Olimpíada de Atenas. O torneio alemão foi válido já para a edição de 2005/06 da Copa do Mundo. Além disso, a etapa serviu como treino para a grande final da atual temporada, que acontece nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, em Birmigham, na Inglaterra.

Brasileirão 2004

            O Campeonato Brasileiro de Futebol versão 2004 está próximo do fim. Na segunda divisão, Brasiliense e Bahia estão na frente (eu já tinha dado essa dica há algumas semanas atrás, acertando novamente, lembram?). Na primeira divisão, Grêmio, Guarani e Atlético estão em situação crítica, o que acontecerá ao Flamengo se perder para o Palmeiras hoje a noite.

            Entre os desesperados para não cair para a Segunda Divisão, o Atlético-MG (que hoje demitiu o técnico Mário Sérgio), joga ainda, respecticamente, com Paysandu (C), Grêmio (F) e São Caetano (C). O Grêmio joga com Santos (F), Atlético-MG (C) e Guarani (F) - o clube gaúcho está praticamente fora. Guarani enfrenta ainda Figueirense (C), Paysandu (F) e Grêmio (C). O Flamengo joga com o Coritiba (C), São Paulo (F) e Cruzeiro (C). Além desses quatro, Paysandu, Vitória, Criciúma e Botafogo ainda correm grande risco. Na minha opinião caem o Grêmio, Guarani, Paysandu e Botafogo, que está enroladíssimo - joga com Corinthians (C), Atlético-PR (F) e Juventude (F).

Esporte Amador - Aqui um espaço para a sua divulgação!!!
Mega Kart

            Três corridas e três vitórias com pilotos diferentes. Essa é a igualdade técnica que existe no campeonato. Agora foi a vez de Emerson Lovatto fazer a pole, a volta mais rápida e vencer a corrida de ponta a ponta realizada, no domingo passado (21/11), no kartódromo Speed Race do Shopping Aricanduva.

Resumo da corrida

            Emerson Lovatto larga em primeiro, seguido de Dudu Gonzales e Dioguinho Alves. Logo na largada, Sérgio Ogusuku tenta dar o bote na terceira posição de Dioguinho, mas ele se defende. Emerson abre uma boa vantagem do segundo colocado, Dudu Gonzales, que se defende do ataque de Dioguinho. Dudu e Dioguinho chegam a se tocar. No segundo toque, a roda do kart de Dudu se solta e ele vai para os boxes para trocar o kart. Parece que o kartódromo Speed Race não oferece bons fluídos para Dudu Gonzales. Em duas provas no local, dois problemas na corrida. Dioguinho assume a segunda posição com Sérgio Ogusuku na sua cola. Na briga pela oitava posição, Rogério de Medeiros ultrapassa Fernando Carvalho. 

            O piloto Dudu Gonzales, que caiu para a última posição com a troca do kart, vem com tudo para recuperar posições. Emerson (1º) vem com tudo e já passa alguns retardatários. Em uma bela manobra, Sérgio Ogusuku ultrapassa Dioguinho Alves e assume a segunda colocação. Gustavo Bocuzzi (4º) faz de tudo para não ser ultrapassado por Marcelo Araújo. Fernando Carvalho consegue ter um bom rendimento, encosta e começa a tentar a ultrapassagem no piloto Rogério de Medeiros. A briga da corrida é de Sérgio e Dioguinho pela segunda posição. Dioguinho consegue levar a melhor em outra bela ultrapassagem, com toque na curva 3.

            O piloto Emerson Lovatto abre uma vantagem de 8 segundos para Dioguinho (2º). Dudu Gonzales faz uma bela corrida, já ultrapassou Fernando Carvalho, Rogério de Medeiros e encostou no estreante Rogério Ogusuku. Ele anda tão no limite, que na curva o pneu esquerdo traseiro do seu kart sai até fumaça. Rogério Ogusuku roda e fica nos pneus. Dudu Gonzales assume a sexta posição. O irmão do Rogério, Sérgio Ogusuku, faz novamente a ultrapassagem em cima de
Dioguinho Alves, assumindo a segunda posição.

            Faltando duas voltas para o final, uma batida incrível acontece na chamada "reta curva" do kartódromo. Fernando Carvalho roda e fica parado de frente para os pneus. Rogério Ogusuku vem atrás e bate em cheio nele. Fernando perde até o capacete com a forte pancada. Emerson Lovatto, Sérgio Ogusuku e Dioguinho Alves que vinham atrás tiveram que parar os karts, pois a pista ficou totalmente bloqueada. Na liberação da pista, Emerson (1º) perde toda a vantagem que tinha para Sérgio. A última volta é muito disputada, mas Emerson consegue segurar o ataque de Sérgio ficando com a sua primeira vitória no MegaKart.

            Muito feliz pela sua vitória, Emerson Lovatto comenta: "Como é bom chegar em primeiro!!!".

            A próxima corrida - 4ª etapa - está marcada para o dia 12 de dezembro (domingo), às 14 horas, no PlanetKart - o local é de livre acesso ao público.

            Maiores informações sobre o evento:
www.megakart.tk

NOTA: A responsabilidade pelo texto e informações é de seu autor.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI