Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 12.09.2004 -

Automobilismo

- GP da Itália de fórmula 1: Grande atuação de Rubens Barrichello desde os treinamentos garantiram uma vitória perfeita para a Ferrari. O brasileiro foi pole, ganhou e ainda bateu o recorde da pista. Fora isso foi a vitória mais veloz da história da categoria. E Antonio Pizzonia, a 369,9 km/hora atingiu a maior velocidade que um fórmula1 jamais alcançou até hoje, no final do retão de Monza. Bons destaques também para Fernando Alonso, Michael Schumacher, Jenson Button, Takuma Sato e Juan Pablo Montoya que acabou tendo problemas de câmbio no final. Pizzonia brigou muito, rodou, caiu para 19o e terminou num brilhante 7o lugar, após ficar 10 voltas colado em Coulthard - chegaram a tocar rodas e quase rodar. Massa andou bem também mas a quebra do bico o atrasou demais, com uma parada extra mais longa para reparos. Zonta mudou o acerto do carro e acabou tendo que andar no pelotão intermediário todo o tempo. Um fato atípico: apenas Barrichello e Massa largaram com pneus intermediários (a prova iniciou com pista úmida). Resultado: Barrichelo abriu 6s7d numa volta e Massa chegou ao 6o lugar - após largar em 16o em 3 voltas. Mas a pista secou e ambos fizeram outra parada para colocar os pneus slicks. Na próxima prova. na China, Ralf Schumacher deve voltar ao comando da Williams - fará um teste de avaliação na 3a feira próxima, 14.

- Na Indy Racing League - IRL, Tony Kanaan tem o título praticamente assegurado. O único que pode lhe tirar é o inglês Dan Wheldon, também da Andretti-Green que já comemora. Destaque para a sétima melhor volta da temporada feita pelo brasiliense Vitor Meira. Na CART - Fórmula Mundial, Bourdais teve problemas e Bruno Junqueira se aproximou perigosamente. Em todas categorias TOP do automobilismo mundial os brasileiros ou lideram ou estão em segundo.

- Na fórmula 3000 nova vitória de Vitantonio Liuzzi - a 7a. em 10 provas. Liuzzi bateu o recorde de vitórias numa só temporada, ao lado de Montoya e Heidfeld - ambos da fórmula 1 atual. O italiano já fez o molde de seu banco e irá testar na Sauber nesta semana, para uma avaliação. Peter Sauber tem ao lado do italiano, Jacques Villeneuve e Anthony Davidson como concorrentes à vaga. Felipe Massa assume o posto de piloto principal em 2005 já que Fisichella está indo para a Renault. Veja tudo sobre os resultados do automobilismo aqui no Portal Brasil, CLIQUE AQUI.

- Na Fórmula 3 inglesa Nelsinho Piquet perdeu a chance de conquistar o título antecipadamente. A prova foi em Spa Francorchamps (Bélgica) e em rodada dupla. Nelsinho foi o pole, tendo a seu lado o francês - da Fórmula 3 européia - Nicolas Lapierre. Na primeira prova ele liderou até rodar e cair para 6o, posição que terminou. A 2a. bateria teve como ordem de largada o resultado da anterior. Nelsinho concluiu esta bateria em 4o. lugar colado em Danilo Dirani - 3o. O inglês Adam Carroll, seu rival ao título, venceu ambas as provas e adiou a definição do campeonato.

- Na Fórmula 3 japonesa, o piloto oficial da Honda, João Paulo de Oliveira - campeão absoluto da fórmula 3 alemã em 2003 -, venceu ambas baterias e encostou no italiano Ronnie Quintarelli. O norte-americano Richard Antinucci foi o 2o colocado e está em 3o no campeonato. O paulista tem 191 pontos contra 201 do líder e faltam apenas duas rodadas duplas para a definição do título.

Futebol - Brasileirão 2004        

            Há de se destacar a qualidade dos clubes paulistas. Entre os 9 primeiros colocados temos nada menos que 6 paulistas (Santos, São Caetano, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Ponte Preta). Goiás, Juventude e Atlético-PR estão no bolo junto com os paulistas. No outro extremo temos, lamentavelmente, o Guarani. Também notamos grande evolução do Flamengo. Grandes jogos foram os recentes Santos 1 x 1 Atlético-PR e Palmeiras 1 x 3 Cruzeiro (aliás o clube mineiro também empatou em 0 a 0 com o São Paulo fora de casa levando dois grandes resultados para Belo Horizonte). 

            No meu entender destaco Santos, Atlético-PR, São Caetano, São Paulo e Cruzeiro como os melhores conjuntos e favoritos ao título. Porém Palmeiras e Corinthians são grandes clubes de chegada. Goiás, Juventude e Ponte Preta têm tido brilhantes atuações mas não devem disputar diretamente o título.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI