Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
1ª QUINZENA DE DEZEMBRO / 2004

A Tentação pelo Sucesso
Por Gilberto WIesel

            Nada mais comum que o desespero frente a grandes dificuldades. Um acidente, a perda do emprego, a separação, uma doença, a violência, tudo pode produzir traumas. É como se perdêssemos nossas próprias defesas, desorganizando nosso mundo interno e tudo a nossa volta. Esses acontecimentos provocam, na maioria das pessoas, a sensação de desamparo o que desencadeia uma infinidade de decisões limitantes. Nossa saúde, nossa vida financeira, nosso sucesso profissional, além de tantos outros aspectos são arranhados, com muita freqüência, diante do nosso desespero.

            Recordo-me de Jean-Paul Sartre, na sua última entrevista antes de morrer, referia-se à tentação pelo desespero, dizia: “Eu tive uma tentação de desespero entre 1939 e 1945... encontrei-me em um mundo de misérias e malefícios. Mas recusei a possibilidade de desespero que era tão freqüente a minha volta, aliei-me a amigos que não se desesperavam, que pensavam no que era possível fazer para um futuro feliz”.

            Acredito que a tentação pelo desespero nos afasta da felicidade, do nosso amadurecimento, do sucesso e nos aproxima do pessimismo e da ausência de sonhos. A ruptura que causamos no nosso crescimento é de nossa total responsabilidade. A tentação pelo desespero é forte, muito mais intenso do que a tentação pela serenidade. É exatamente no desequilíbrio emocional que transformamos a realidade num grande temporal.

            Como Palestrante sou um defensor do otimismo, acredito que através dele nos afastamos do impulso de pensar no fracasso e obrigatoriamente nos permitimos sentir uma tentação irresistível para o sucesso!

PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELO COLUNISTA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI