Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
01 / setembro / 2005

A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS
Por Antonio Carlos Evangelista Ribeiro
Colunista-Titular do Portal Brasil

            Em um passado não muito distante as empresas estipulavam o preço de seus produtos com uma equação simples:

Preço Final = Custos da Empresa + Lucro pretendido

            O preço ao consumidor era assim calculado e variava de acordo com os interesses da empresa e na meta de lucro estipulada.

            As outras variáveis, que refletiam diretamente no preço final e na aceitação do produto pelo consumidor, além da qualidade e o preço dos concorrentes, eram variáveis relacionadas às estratégias empresariais de mercado.

            Os tempos mudaram.

            Com a evolução tecnológica, praticamente, os produtos concorrentes se igualaram quanto à qualidade e, por efeito do aumento da exigência e do poder de compra do consumidor, as empresas se obrigaram a reduzir as margens de lucro para manter a atratividade dos produtos.

            Antes as empresas tinham a prerrogativa de definir seus preços a partir da aplicação da margem de lucro desejada sobre os custos.

            Hoje, a realidade praticamente inverteu esta equação. O lucro passou a ser obtido pela diferença entre o preço do produto, determinado pelo mercado, e os custos.

            Na atual situação de mercado, onde as empresas têm que partir do preço final ao consumidor para atingir sua meta de lucro, os custos são de fundamental importância.

            Portanto, a variável na formação de preço, que a empresa tem completa autonomia e se sujeita exclusivamente à sua administração é o custo.

            A atuação equação que deve ser utilizada para a determinação do preço final é a seguinte: 

Preço Final = Preço aceito pelo consumidor 

            Diante desta realidade, resta à empresa, trabalhar nas outras variáveis na formação do preço: os custos e a margem de lucro.

            Não podendo aumentar o preço de venda dos produtos, por exigência e contenção de mercado e como há, normalmente, uma resistência maior do empresariado à redução de lucro, sobrou a outra variável: o custo.

            Portanto, a solução para o aumento de lucro está na diminuição dos custos.

            Essa variável pode ser influenciada positivamente, por exemplo, por melhorias nos processos e a otimização eficiente no uso de recursos.

            Há várias estratégias para reduzir os custos das empresas, mas, primeiramente, o empresário tem que, efetivamente, saber seus custos para atuar de forma correta e efetuar as economias que realmente tragam o resultado pretendido.

            Não é raro observar empresários e administradores tomarem atitudes inócuas que podem afetar negativamente o desempenho da empresa e não trazem ganho efetivo quanto aos seus custos.   

            A necessidade de redução de custos não significa cortes de pessoal, aquisição de matéria-prima com qualidade inferior ou muito menos, encolhimento da empresa. Essas ações, tempestivas mostram-se danosas ao desempenho empresarial.

            Essa necessidade, premente e contemporânea, de redução de custos, pode ser uma excelente oportunidade para uma completa revisão da infra-estrutura empresarial, das técnicas de produção, dos métodos operacionais adotados e, de ações de marketing do produto.

            Na maioria dos casos, a necessidade de redução de custos passa por investimentos em melhorias. As implementações de melhores práticas de operações e serviços, reduzem custos, e melhoram o desempenho empresarial.

            Investimentos em tecnologia podem reduzir e conter os custos elevados. Além disso, controlando os custos operacionais, as organizações podem enfatizar a melhoria da qualidade e o surgimento de iniciativas.

            Uma infra-estrutura eficiente pode aumentar a produtividade da organização e reduzir sensivelmente os custos operacionais.

            Um dos grandes problemas da maioria das empresas brasileiras, principalmente as pequenas e médias, está no desconhecimento da matéria: a apuração de seus custos.

            Todos os setores de uma organização empresarial podem ser solicitados a cortar custos, adiar projetos e diminuir despesas.

            Portanto, prezado colega Administrador, esteja atento às oportunidades que possam surgir.

            Excetuamos de nosso foco as variáveis estratégicas, pois entendemos que fogem à lógica de custos, pois são traçadas ponderando o interesse da empresa na participação, conquista e sedimentação de mercado e o público alvo. Essas variáveis estratégicas nem sempre ponderam os custos imediatos, já que levam em consideração prioridades com foco voltado no mercado, nos concorrentes e uma política empresarial de longo prazo.

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI