Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Coluna de Cinema -
2005

"Para você ler os comentários da crítica em meses anteriores, Clique aqui


Dicas da semana:
(Período de 24.04.2005 à 30.04.2005)

A Corporação (The Corporation), de Mark Achbar e Jenniffer Abbott, 2003 - Michael Moore mudou a relação das grandes audiências com os documentários, seus ‘Tiros em Columbine” e “Farenheidt 11 de Setembro” tornaram-se sucessos de bilheteria e trouxeram uma nova luz aos documentaristas mundo afora.

            Esse “A Corporação” discute a estrutura das grandes multinacionais que interferem e interagem com estrutura política e econômica de muitos países, impondo, por vezes, seus interesses e conceitos, muitas vezes em detrimento dos anseios das nações.

            As negociações, implicações políticas entres grandes executivos e políticos são denunciados, mas também há a informação de existência de consciência crítica e crescente influência de valores humanistas que o terceiro milênio começa a exigir das corporações, ainda que por simples razão de imagem mercadológica.

            Uma importante peça de informação sobre o mundo globalizado que é bem construído numa narrativa segura, sendo instigante e ingrediente certo na consciência crítica de seus espectadores.

Cotação: *** ½

O Pesadelo (Boogeyman), de Stephen T. Kay., 2005 - Um jovem que vive traumatizado com fato que ocorrera em sua infância, seu pai foi sugado para dentro um armário, não conseguindo viver normalmente, mantendo hábitos como não ter armários em casa.

            A morte de sua mãe detona a trama quando o jovem Jim (Barry Watson) tem que retornar a casa em que seu pai desaparecera e desperta de novo o espectro que o levara.

            A produção é do diretor Sam Raimi (das séries “Homem Aranha” e “Evil Dead”) e o filme é passa pelos clichês do terror moderno inaugurado pelo próprio Raimi em “A Morte do Demônio” (1982), mas ainda interessantes.

            O diretor Kay realiza com competência a missão de levar um roteiro batido a um resultado mais que esperado, demonstrando talento em conduzir um filme de encomenda que não lhe permitiria maiores vôos pessoais, mas ser apenas um exercício na indústria cinematográfica.

Cotação: ** ½ 

Lourival Sobral      
Colunista do Portal Brasil   
   


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI