Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

E D I T O R I A L
Informações & comentários
23 / janeiro / 2005

Se as coisas foram feitas para serem usadas e as pessoas para serem amadas, por que amamos as coisas e usamos as pessoas???

SEGURANÇA - Sistema de monitoramento de tsunamis - Os Estados Unidos, depois da tragédia que matou mais de 160 mil pessoas na Ásia no final do ano passado, resolveram fortalecer suas defesas tecnológicas contra as ondas gigantes. O governo norte-americano anunciou que vai liberar US$ 37,5 milhões, durante os próximos anos, para aprimorar seus sistemas de detecção e monitoramento de tsunamis, instalados no oceano Pacífico e no mar do Caribe.

            O plano prevê também a modernização dos sistemas de alerta e de comunicação dos terremotos no fundo do mar e das eventuais ondas gigantes. No total, 32 bóias de monitoramento serão instaladas pelos Estados Unidos, até meados de 2007. O país, dono do mais moderno sistema contra maremotos do mundo, terá quase 100% de sua costa sob vigilância com as medidas que acabam de ser anunciadas.

            Os Estados Unidos são um dos líderes do Sistema dos Sistemas de Observação Global da Terra (Geoss, na sigla em inglês) criado, em 2003 pelos oito países mais ricos do mundo. Por causa da cooperação internacional estabelecida pelo programa, o investimento que será feito pelos norte-americanos vai beneficiar também quase todos os países que são banhados pelo oceano Atlântico. Ao todo, 54 países participam do grupo Observação Global, entre eles Índia, Indonésia e Tailândia.

            O novo plano preparado pelos Estados Unidos será apresentado durante o 3º Encontro do Geoss, marcado para o próximo mês de fevereiro em Bruxelas. Se aprovado pelos participantes, ele vai começar a ser instalado. O objetivo final de todas as ações estratégicas desenhadas pelos norte-americanos é reduzir a perda de vidas e de propriedades quando um grande desastre natural ocorrer, além de proteger e monitorar os recursos marinhos do país.

            O sistema norte-americano de vigilância de tsunamis para a costa do Pacífico existe desde 1948. A implantação ocorreu dois anos depois que uma onda gigante atingiu o Havaí e matou 150 pessoas. Os alertas dados à população das zonas costeiras nas últimas cinco décadas pouparam a vida de milhares de pessoas.

POLÍTICA -  Campanha contra a baixaria - A Campanha quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e cerca de 60 entidades da sociedade civil, participa do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, com o objetivo de discutir a Ética e o Controle Social da Programação Televisiva. Durante o painel, será divulgado o VIII ranking dos cinco programas que mais desrespeitam os direitos humanos na televisão. E pela primeira vez, desde que foi criada há 2 anos, a Campanha tornará público os nomes das empresas que anunciam em programas denunciados pela sociedade.

POLÍTICA II - SIgilo - O relator da Comissão Especial dos Documentos Sigilosos, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), reuniu-se ontem com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para analisar a legislação em vigor que trata dos documentos secretos mantidos pelo Governo. Na reunião, eles também debateram a elaboração de um anteprojeto de lei, pela Comissão, com normas e diretrizes que serão estabelecidas para os arquivos governamentais considerados confidenciais, reservados ou secretos do Regime Militar. "Esse encontro, que já havia sido estabelecido pela Comissão, foi para solicitar ao Ministro da Justiça colaboração que nós consideramos importante e valiosa por sua experiência acumulada", disse Benevides. Segundo o parlamentar, o ministro colocou à disposição da Comissão todos os órgãos e servidores qualificados que possam dar sua contribuição à formulação do anteprojeto.

Colaborações
            O deputado Mauro Benevides, que assumiu a relatoria da Comissão substituindo o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), candidato à Presidência da Câmara, já debateu o tema com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim. Ainda deverão ser ouvidos o ministro da Defesa, José Alencar, e representantes da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

            A Comissão Especial dos Documentos Sigilosos foi criada pelo presidente da Câmara, João Paulo Cunha, no final do ano passado. O objetivo é consolidar a legislação existente que trata dos arquivos de Governo considerados confidenciais, reservados ou secretos.

TECNOLOGIA - Informatização nos domicílios brasileiros - O computador está presente em 11,7% dos domicílios brasileiros, sendo que 10% do total de residências no país acessam a internet.

            A classe A, que representa 5% da população, concentra 42% dos internautas, enquanto a classe B (19% do total de brasileiros) responde por 49% dos usuários da web. Já o grupo formado pelas divisões C, D e E - 73% da população - tem 9% do total de internautas, como mostram os dados divulgados pela consultoria IDC.

            Os brasileiros têm 31 micros para cada mil habitantes. Comparados com dados globais, o país fica atrás de Canadá (416 PCs para mil pessoas), EUA (370), Coréia (173), França (152), Espanha (70), México (52) e Argentina (41). Uma das soluções para o problema seria a venda de computadores de baixo custo, pois grande parte da população brasileira não tem condições financeiras de adquirir o equipamento.

            Ivair Rodrigues, gerente da Divisão de Pesquisas de TI e telecomunicações da IDC, cita como caso de sucesso uma iniciativa desse tipo que aconteceu na Tailândia. O governo local concedeu incentivos fiscais e financiamento, o correio se encarregou de entregar os produtos aos usuários e também se comprometeu com os fabricantes de seguir uma compra mínima. Como resultado, a venda para o segmento doméstico cresceu 80% em 2004, se comparada com os números do ano anterior.

TECNOLOGIA II - Portal do Exportador - O Portal do Exportador é um dos programas de apoio ao setor empresarial, oferecido pelo Ministério, que tem como objetivo oferecer, de forma clara, simples e direta, informações sobre o complexo tema exportação.

            Acessando o site www.portaldoexportador.gov.br, o usuário conhecerá termos, mecanismos, legislações, eventos e atividades que auxiliam o empreendedor a ingressar no processo exportador.

            Em 3 anos de funcionamento, o Portal fechou o ano de 2004 com mais de 1 milhão de acessos, sendo que aproximadamente 12 mil deles foram de questionamentos respondidos sobre programas e assuntos como o Vitrine do Exportador - tema mais pesquisado -, seguido pelo Aprendendo a Exportar; Indicadores e Estatísticas; Normas Administrativas de Exportação e Oportunidades Comerciais, e Contato com Importadores.

            Desde que foi implantado, o Portal registrou uma média de 80 visitas diárias no mês de novembro, com demandas de usuários dos 27 estados da federação, de 591 municípios e de 93 países. Os estados que mais requisitaram o serviço do Portal foram: São Paulo (48%), Paraná (10%) e Minas Gerais (9%). Em 2004, mais 20 novos municípios acessaram, pela primeira vez, o Portal do Exportador. Dentre os países, os Estados Unidos lideraram o ranking de visitas a esse serviço, com um total de 38% dos e-mails enviados. Outros dois países se destacaram nas solicitações ao Portal do Exportador foram a Argentina e a Espanha, com 12% e 8% de acessos, respectivamente.

            Mais do que simples dados estatísticos, os percentuais de acessos verificados pela gerência do Portal expressam o interesse cada vez maior do empresariado em comercializar sua produção em outros mercados, haja vista o aumento das visitas à página do Portal na Internet. Em dezembro de 2004 foram registrados 25.756 acessos, o que representa um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2003.

ENERGIA - Sugestões - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começa a receber hoje sugestões para o aperfeiçoamento do texto da minuta que propõe mudanças na Resolução nº 024/00. Esta resolução estabelece as regras sobre a continuidade dos serviços públicos de energia elétrica nos seus aspectos de duração e freqüência. A minuta e a Resolução nº 024 estão disponíveis na página da Aneel na Internet (www.aneel.gov.br). As sugestões podem ser enviadas até 28 de fevereiro.

DIVERSÃO - QuizBrasil - Durante esta última semana atingimos 107.848 perguntas disponíveis e 2.081 jogadores cadastrados (um acréscimo de 2.158 perguntas e 133 jogadores em relação a semana anterior, ou seja, + 2,04% e + 6,82%, respectivamente). O jogo permanece com 52 salas interativas de diversos assuntos, sala de bate papo, xadrez e dama on-line e 08 (oito) operadores dando suporte às dúvidas dos jogadores.

            Para participar desse interessante desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: www.portalbrasil.net/quizbrasil/download.htm.

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI