Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

E D I T O R I A L
Informações & comentários
02 / outubro / 2005

PORTAL BRASIL - Nova identidade visual - O Portal Brasil está passando, desde o dia 15 pp., por uma alteração em sua identidade visual, projeto que levará em torno de 03 (três) meses para estar totalmente concluído. Com fundo branco, manterá as cores azul médio e azul escuro em tabelas e no menu, com texto em preto e links em azul médio. A mudança está sendo feita no sentido de facilitar a leitura de pessoas idosas e com deficiência visual, que por vezes reclamavam que o fundo azul com letras brancas, em determinadas condições de iluminação, dificultava a leitura, havendo necessidade de se "forçar a vista". A cor de fundo anterior (azul turquesa) era utilizada como diferencial no mercado e foi escolhida propositadamente pois estudos chegaram a conclusão que cores frias cansavam menos a vista e, o azul escuro, era a mais indicada dentre todas elas. Durante esse período de transição o site terá as duas cores de fundo até que esse serviço seja integralmente concluído.

POLÍTICA - Lei Rouanet poderá ser alterada - A Comissão de Educação (CE) , do Senado Federal, vai promover reunião extraordinária às 11h da próxima terça-feira (4) para votar projeto de lei (PLS 287/2005) de autoria da senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), alterando a Lei Rouanet, que estabelece incentivos fiscais a doadores e patrocinadores de projetos culturais.

            Apesar de a Lei Rouanet não permitir a extensão dos benefícios fiscais a doadores e patrocinadores de projetos cuja autoria seja vinculada a instituição dos próprios doadores ou patrocinadores, abre exceção se se tratar de instituições sem fins lucrativos. O projeto obriga pessoa jurídica que se enquadrar nessa exceção a também realizar doação ou patrocínio a projeto cultural de outra instituição.

            Na justificação do projeto, Patrícia Saboya explica que a medida visa a garantir melhor distribuição dos recursos destinados a cultura. O projeto, que tramita em caráter terminativo, já recebeu parecer favorável do relator, senador Roberto Saturnino (PT-RJ). Outro projeto que deverá ser apreciado pela CE é o PLS 99/2005, de autoria do senador Marco Maciel (PFL-PE), que dispõe sobre a inscrição de nomes no Livro dos Heróis da Pátria.

TECNOLOGIA - Novo lap top "inquebrável" tem público-alvo definido - Por causa do público-alvo, que também inclui crianças, o equipamento deve ser "inquebrável". Um protótipo da novidade deve ser apresentado em novembro. Já se sabe que ela terá um processador de 500 MHz da AMD, memória flash, software livre e tecnologia Wi-Fi (para acesso sem fio à internet).

            Uma das características do computador é permitir que os estudantes o carreguem utilizando o adaptador AC como alça. Além disso, uma espécie de manivela poderá fornecer energia em caso de falta de eletricidade --cada minuto de movimento manual garante dez minutos de funcionamento. O computador também será protegido por uma capa de borracha porque precisa ser "totalmente indestrutível", afirmou Nicholas Negroponte, professor do MIT responsável pelo projeto.

            O pesquisador teve a idéia de criar um laptop de US$ 100 depois de testemunhar um projeto de inclusão digital em uma vila do Camboja (Ásia meridional). Nesta experiência, as crianças podiam levar para suas casas os computadores móveis oferecidos pela escola onde estudavam --os micros haviam sido doados pela fundação da mulher de Negroponte.

            Segundo o especialista, os estudantes de todo o mundo só poderão se beneficiar com a internet se houver iniciativas de produção de laptops baratos. Desta forma, diz, os países em desenvolvimento poderão reduzir as taxas de exclusão digital. O Brasil está nos planos da ONG "One Laptop Per Child" (Um Laptop Por Criança), de Negroponte. O projeto prevê a produção de 5 milhões a 15 milhões de máquinas até o final do ano que vem. Estes computadores poderão ser utilizados no Brasil, China, Egito, Tailândia e África do Sul.

            Para evitar que os micros sejam roubados e vendidos nestes países, Negroponte aposta no design. "Eles serão tão diferentes que apenas professores e alunos poderão carregá-los pelas ruas", disse Negroponte. "Seria como pegar algo de uma igreja: todos saberiam a origem daquele objeto", comparou.

COMÉRCIO EXTERIOR - Microempresas devem aumentar participação nas exportações - O projeto, que já passou por 96 cidades brasileiras e reuniu mais de 22 mil empresas, leva até o município com potencial exportador as informações sobre a estrutura, o funcionamento e critérios básicos do comércio internacional, bem como os mecanismos de apoio à exportação e as oportunidades de negócios com outros países. Esta é mais uma medida do governo responsável pelo aumento do número de micro e pequenas empresas exportadoras. Em 2002, eram nove mil e no ano passado mais 1.790 empresas iniciaram suas vendas externas - totalizando 10.790.

            "Um dos maiores entraves ao comércio exterior principalmente para pequenos negócios é o fato de o empresário não acreditar que seu produto tenha qualidade suficiente e seja competitivo no mercado internacional. Por isso, o Encomex é importante para trazer mais confiança ao empresário e mostrar as ferramentas que temos disponíveis para favorecer as exportações", explica o coordenador da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Sérgio Nunes.

            Participam do Encomex o MDIC, Ministério da Agricultura, governos locais, federações de indústria e comércio, Correios, Inmetro e instituições de fomento, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além de ter conhecimento sobre as regras básicas do comércio exterior, os empresários têm acesso a encontros individualizados - chamados despachos executivos - nos quais o foco são temas específicos de interesse dos donos de pequenos negócios, bem como orientações mercadológicas e tecnológicas.

            Há também o balcão de serviços onde ficam expostos os serviços e técnicas de suporte ao comércio exterior voltados para as características da região. É caso de financiamentos do BNDES, o serviço Exporta Fácil dos Correios e o Balcão de Negócios do BB. A maioria dos encontros ainda monta um show-room com produtos da localidade já vendidos para o exterior ou com potencial exportador. Sérgio Nunes diz que o Encomex funciona como um "abre alas" para municípios que exploram pouco o comércio com outros países. "Ainda há cidades no interior de São Paulo, por exemplo, muito industrializadas, mas onde não existe a cultura exportadora", completa Sérgio.

            Sérgio Nunes salienta que desde 2003 o Encomex agregou um serviço diferenciado para cidades exportadoras e as com potencial exportador. Onde não há setores organizados em relação ao comércio exterior, o encontro trata de temas mais abrangentes e nos demais municípios é feito um trabalho mais específico com o intuito de se especializar ainda mais os ramos tradicionais de vendas externas. É o caso de Franca, no interior paulista. A cidade, de 315 mil habitantes, tem como ponto forte a indústria calçadista. Conforme dados do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca, são 500 indústrias, mais de 20 mil funcionários e uma produção anual de 35,4 milhões de pares, 10 milhões deles exportados para mais de 50 países. Lá, o Encomex realizado em dezembro do ano passado teve como característica preponderante o aprimoramento do seu principal produto de exportação. "O que mais nos chamou atenção foi a presença de especialistas de uma grande indústria de calçados, da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e do pessoal do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)", afirma a gerente de Comunicação da Associação do Comércio e Indústria de Franca, Lila Machado.

            Na capital gaúcha - que recebe o Encomex pela segunda vez - haverá o encontro de cerca de 700 empresas de todo o estado especialmente dos setores do agronegócio, artesanato, calçados, móveis, confecções, gemas e jóias. Será mais uma oportunidade para se conhecer as novidades do comércio exterior e fazer um balanço de um projeto que está contribuindo para a diminuição das diferenças regionais e o incremento da geração de emprego e renda no país. A participação no evento é gratuita.

DIVERSÃO - QuizBrasil - O QuizBrasil foi reativado na última quinta-feira, 29 de setembro, após quase dois meses off-line. Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum e a comunidade do orkut continuam firmes e fortes:

Forum: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php 

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=747192

Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço:www.portalbrasil.net/quizbrasil/download.htm.

Dia

Perguntas disponíveis

Crescimento (*)

Jogadores cadastrados

Crescimento (*)

02 / outubro / 2005

165.172

Revisado

3.113

Revisado

07 / agosto / 2005

165.874

+ 1,16%

3.568

+ 1,65%

31 / julho / 2005

163.957

+ 1,21%

3.510

+ 1,12%

24 / julho / 2005

161.981

+ 1,70%

3.471

+ 2,14%

17 / julho / 2005

159.269

+ 1,24%

3.398

+ 1,94%

10 / julho / 2005

157.309

+ 1,65%

3.332

- 10,74% (*)

03 / julho / 2005

154.744

+ 1,51%

3.736

+ 1,93%

26 / junho / 2005

152.437

+ 0,76%

3.665

+ 1,49%

19 / junho / 2005

151.283

+ 0,80%

3.611

+ 0,95%

12 / junho / 2005

150.072

+1,59%

3.577

+ 1,53%

05 /junho / 2005

147.717

+ 1,23%

3.523

- 6,37% (*)

29 / maio/ 2005

145.909

+ 0,95%

3.763

+ 1,51%

22 / maio / 2005

144.530

+ 0,77%

3.707

+ 1,36%

15 / maio / 2005

143.422

+ 1,36%

3.657

+ 1,21%

08 / maio / 2005

141.485

+ 1,10%

3.613

+ 2,90%

01 / maio / 2005

139.942

+ 0,65%

3.511

+ 1,82%

24 / abril / 2005

139.037

+ 0,62%

3.448

+ 3,69%

17 / abril / 2005

138.176

+ 0,85%

3.325

+ 2,11%

10 / abril / 2005

137.104

+ 0,83%

3.256

+ 1,90%

03 / abril / 2005

135.974

+ 1,36%

3.195

+ 5,02%

27 / março / 2005

134.145

+ 1,15%

3.042

+ 2,35%

20 / março / 2005

132.618

+ 1,23%

2.972

+ 3,33%

13 / março / 2005

131.004

+ 1,77%

2.876

+ 2,93%

06 / março / 2005

128.725

+ 1,55%

2.794

+ 3,82%

27 / fevereiro / 2005

126.749

+ 1,98%

2.691

+ 4,30%

20 / fevereiro / 2005

124.279

+ 4,25%

2.580

+ 3,78%

13 fevereiro / 2005

119.183

+ 3,36%

2.486

+ 5,60%

06 fevereiro / 2005

115.303

+ 2,88%

2.354

+ 5,41%

30 / janeiro / 2005

112.073

+ 3,91%

2.223

+ 7,30%

23 / janeiro / 2005

107.848

+ 2,04%

2.081

+ 6,82%

16 / janeiro / 2005

105.690

+ 3,26%

1.948

+ 5,48%

09 / janeiro / 2005

102.352

+ 2,02%

1.838

+ 8,50%

01 / janeiro / 2005

100.319

+ 34,47%

1.694

+ 7,69%

26 / dezembro / 2004

74.601

+ 14,44%

1.573

+ 11,24%

19 / dezembro / 2004

65.185

+ 14,13%

1.414

+ 15,71%

12 / dezembro / 2004

57.112

+ 18,41%

1.222

+ 13,78%

05 / dezembro / 2004

48.229

+ 26,98%

1.074

+ 25,02

28 / novembro / 2004

37.980

+ 4,87%

859

+ 46,83%

21 / novembro / 2004

36.225

-

585

-


Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI