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- CINEMA -
(Crítica - Fevereiro/2002)

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Dicas da semana:
(Período de 23/02-01/03/2002)

Muitas vezes o tempo não nos permite usufruir de tudo que é lançado nos cinemas e então nos resta esperar os lançamentos em vídeo e DVD para não ficarmos desatualizados com o mundo cinematográfico: 

Alguns bons recentes lançamentos: 

A Conspiração (The Contender) - Interessante trama policial sobre a alta política americana. As estruturas do alto escalão do governo americano são questionados e os valores postos à prova nesse interessante thriller de caráter político. Um bom filme onde realçam elenco e roteiro. Com Joan Allen, Gary Oldman, Jeff Bridges e Christian Slater.
Cotação: *** ½

Beautiful People - Um interessante filme feito na Inglaterra pelo diretor Jazmin Dizdar sobre as relações humanas entre os ingleses e os refugiados da Guerra da Bósnia. As feridas são expostas de forma contundente, mas sem ser panfletário e explorando as diferentes matizes que os preconceitos sociais estão implícitos na convivência nessa mesma sociedade.
Cotação: ****

As Coisas Simples da Vida (Yi Yi) - Uma verdadeira experiência de sensibilidade do diretor Edward Yang que através de uma família de Taipei exploras as dúvidas existenciais do ser humano com personagens de todas as faixas etárias e um elenco afinado. Bom de sentimento, bom de técnica cinematógrafica, bom de elenco e roteiro sincero.
Cotação: ****1/2

Conte Comigo (You Can Count On Me) - Filme de estréia do diretor Kenneth Lonergan, um drama sóbrio sobre dois irmãos, ela uma bancária que vive com seu filho numa pequena cidade central americana; ele, um jovem sem rumo na vida que retorna ao lar em busca de ajuda. Laura Linney e Mark Ruffalo têm desempenhhos excepcionais.
Cotação: ****

Pearl Harbor - O filme comercial por excelência, um sub-Titanic, uma historiazinha de amor que tempera uma tragédia histórica. Elenco em seus piores momentos no cinema. O filme vale apenas pelo apuro técnico no ataque japonês. Longo e chato.
Cotação: **

Na Teia da Aranha (Along Came a Spider) - A continuação do sucesso “Beijos que Matam” traz novamente Morgan Freeman num thriller no estilo gato-e-rato, mas as reviravoltas nesse novo filme são ainda mais forçadas que no primeiro. Elenco de apoio de respeito, mas vilões sem carisma e pouco talento. Morgan Freeman merecia algo melhor.
Cotação: **
                                                                                                                                                      Lourival Sobral       


Dicas da semana:
(Período de 16/02-22/02/2002)

Oscar 2002

            No último dia 12 de fevereiro foram anunciadas as Indicações ao Oscar 2002 a ser entregue dia 24 de março. Os indicados foram:

Melhor filme:

1-   O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of The Rings: The Fellowship of the Ring)

A favor: Surge como grande favorito com suas 13 indicações, parece ter conseguido o respaldo da Academia por ser uma ousada adaptação de um clássico.

Contra: Nunca um filme de fantasia ganhou a estatueta, até o clássico Guerra nas Estrelas sucumbiu.

2-   Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind)

A favor: Vencedor do Globo de Ouro e de alguns prêmios, é um drama autobiográfico de alguém com problemas mentais. Com 8 indicações é a maior ameaça a “O Senhor dos Anéis”.

Contra:  Seu protagonista não é dos mais simpáticos ainda que a realidade tenha sido retocada.

3-   Moulin Rouge - Amor em Vermelho (Moulin Rouge)

A favor: O filme transgressor na medida que o circuitão permite, a volta do musical em grande estilo.

Contra: Poucos musicais venceram o Oscar e Baz Luhrman não foi indicado como diretor, o filme fere a estética dos seniores votantes da Academia.

4-   Mistério em Gosford Park (Gosford Park)

A favor: Talvez o melhor dos filmes em disputa com um diretor de renome, uma comedia policial de tom inglês.

Contra: Apesar de ser um dos melhores filmes de Robert Altman é inglês demais para o gosto ianque.

5-   Entre Quatro Paredes (In the Bedroom)

A favor – Um filme independente que conseguiu visibilidade por sua qualidade e seu brilhante elenco.

Contra: Já foi uma vitória estar entre os indicados.

Melhor Diretor:

1-   Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) - Favorito

2-   Robert Altman (Mistério em Gosford Park) - em sua 5a indicação nunca teve tanta chances ao prêmio

3-   Ron Howard (Uma Mente Brilhante) - Sua vitória seria um prêmio a sua qualidade de bom profissional

4-   David Lynch (Mulholand Drive) - Mereceria a vitória em seu melhor filme desde “Veludo Azul” (85)

5-   Ridley Scott (Black Hawck Down) - Dirigiu um libelo patriótico com qualidade. Sem chances

Melhor Ator:

1-   Russel Crowe (Uma Mente Brilhante) - Vencedor por “Gladiador  e Indicado por “O Informante” - ainda sua  Melhor perfomance - Favorito a repetir a vitória do ano passado, sua interpretação é boa parte da qualidade do seu filme

2-    Denzel Washington (Dia de Treinamento) - Ganhou alguns prêmios, mas não ganhou em outras vezes que merecia mais.  Concorre por um bom filme policial, mas que é pouco denso

3-   Tom Wilkinson (Entre Quatro Paredes) - Pode ganhar se o filme for um furacão no Oscar, tem a melhor perfomance entre os indicados, mas seu filme é pequeno

4-    Will Smith (Ali) - Era o franco favorito antes da estréia fria da cinebiografia de Muhammad Ali. Poucas chances, deve estar contente com a indicação

5-    Sean Penn (I Am Sam) - Talvez o melhor ator de sua geração. Foi indicado antes por “Poucas e Boas” e “Os Últimos Passos de um Homem”. Seu filme não emplacou e ele tem dificuldade em ser reconhecido pelo lado mais conservador da Academia

Melhor Atriz:

1-   Sissy Spacek (Entre Quatro Paredes) - A grande favorita das premiações até agora, tem tudo para ganhar seu segundo prêmio. Ganhou antes por “O destino mudou sua vida”

2-    Nicole Kidman (Moulin Rouge) - Tinha tudo para ser o ano de Nicole Kidman, foram dois grandes sucessos reconhecidos pelo público e crítica, mas deve ser atropelada pelo furacão Sissy Spacek

3-    Halle Berry (Monster’s Ball) - Uma bela atuação num filme bem difícil. Uma atriz que conquistou respeito, esse deve ser o grande prêmio nesse ano

4-    Judi Dench (Iris) - Veterana atriz britânica que pintava como favorita cujo filme não conseguiu ser tão bom quanto se esperava

5-    Renee Zellweger (O Diario de Bridget Jones) - Merecia indicação por “Enfermeira Betty”, acabou indicado por uma boa perfomance num filme baseado num sucesso de vendagem literário.

Melhor Ator Coadjuvante:

1-   Ian Mckellen (O senhor dos Anéis) - A chance da Academia se redimir por não ter perdido para Roberto Benigni quando indicado por “Deuses e Monstros”. A leva de prêmios do seu filme o coloca na ponta de favoritismo

2-   Jim Broadbent (Iris) - Um ano brilhante, ótimas performances em três filmes (foi o pai de Bridget Jones e o anfitrião de Moulin Rouge). Ganhador do Globo de Ouro, merece qualquer prêmio que receber.

3-   Ben Kingsley (Sexy Beast) - Uma da melhores perfomances do vencedor por “Gandhi”. Só não é favorito por estar num filme menor de origem australiana

4-   Jon Voight (Ali) - Só ganhará seu terceiro Oscar se a Academia quiser premiar sua fidelidade a indústria, atuando em grande quantidade de filmes

5-   Ethan Hawke (Dia de Treinamento) - Atropelou no final conseguindo indicação ao Sindicato dos Atores (Screen Actors) e ao Oscar. Tem chances se a campanha de Denzel Washington for vitoriosa

Melhor Atriz Coadjuvante:

1-   Jennifer Connelly - Favoritíssima, mas está na categoria que mais surpresas traz

2-   Helen Mirren (Mistério em Gosford Park) - Atriz reconhecida e que os americanos gostam de premiar, pode ter chegado sua vez. Indicada antes por “As Loucuras do Rei George

3-   Marisa Tomei (Entre Quatro Paredes) - Pode entrar no furacão de premiações para seu filme. Tem uma perfomance muito melhor do que aquela que lhe rendeu o prêmio em “Meu Primo Vinny”

4-   Maggie Smith (Mistério em Gosford Park) - Tem uma personagem pequeno demais para lhe render um terceiro Oscar, mas é muito respeitada pela Academia

5-   Kate Winslet (Iris) - Sua terceira indicação, mas tem poucas chances. Nessa categoria tudo é possível

Filme em Língua Não Inglesa:

1-   O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (França) - Grande sucesso de público e critica

2-   Terra de Ninguém (Bosnia) - Dividiu com Amores Brutos (Amores Perros) os principais prêmios da crítica americana. Venceu o Globo de Ouro

3-   Lagaan (India)

4-   Elling (Noruega)

5-   O Filho da Noiva (Argentina)

Outras categorias principais:

Roteiro Original

1-   O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

2-   Mistério em Gosford Park

3-   Amnésia

4-   Monster’s Ball

5-   The Royals Tannenbaums

Roteiro Adaptado:

1-   Uma Mente Brilhante

2-   O Senhor dos Anéis

3-   Entre Quatro Paredes

4-   Shrek

5-   Ghost World

Fotografia:

1-   Black Hawk Down

2-   O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

3-   O senhor dos Anéis

4-   The Man who Wasn’t There

5-   Moulin Rouge!

                                                                                                                                                       Lourival Sobral


Dicas da semana:
(Período de 09/02-15/02/2002)

Efeito Colateral (Collateral Damage, Andrew Davis, 2002) - Quando do atentado do World Trade Center o filme “Efeito Colateral” estava em franco programa de lançamento que acabou sendo abortado por ter como tema o mundo das drogas e o terrorismo internacional, talvez devesse ter ficado eternamente na estante.

O filme narra a história de um homem que tenta vingar a morte de sua esposa e filho quando do ataque de um terrorista colombiano sempre num monocórdico tom maniqueísta.

Schwarzenegger se esforça em fazer filmes interessantes, mas vem derrapando nos últimos sete anos sem conseguir repetir seus clássicos de ficção científica (Exterminador 1 e 2 e O Vingador do Futuro) ou as boas comédias que usavam do seu físico como mote para piadas (Junior, Irmãos Gêmeos e Um tira no jardim de infância), confirmando o fracasso da geração dos anos 80 (Stallone, Eddie Murphy) que tinha nele o sucesso mais consolidado.

Rechear uma trama insonssa com maniqueísmo da direita americana faz com que os bons atores envolvidos na produção (Elias Kotteas, Francesca Neri, John Turturro) pareçam perdidos numa espécie de serão feito para faturar uma boa grana, quase que imaginando que tortura cinematográfica estariam gerando.

O diretor Andrew Davis, (do superestimado “O Fugitivo"), se mostra pouco criativo e burocrático e serve da tecnologia para “facilitar” seu trabalho, reforçando o tom flácido do desenvolvimento da trama.

Arnold provavelmente dependerá de um bom roteiro num Exterminador do Futuro 3 para conseguir retomar a linha do sucesso.

Cotação: * ½


Tá todo mundo Louco (Rat Race, Jerry Zucker, 2001) - Seis pessoas acabam envolvidas numa corrida desenfreada proposta por um milionário que escondeu dois milhões de dólares no novo México.

O Diretor Jerry Zucker , das séries “Apertem o cinto” e “Naked Gun”, retoma as comédias de caça ao tesouro que teve o auge em “Deu a louca no mundo” e se utiliza de todos os recursos do bom texto de humor televisivo americano e das possibilidades da tela grande.

As gags  se sucedem uma após a outra criando um clima favorável a enormes gargalhadas do público, mas em seu final o filme se perde por faltar-lhe essência dramática, deixando como lembrança apenas esses artifícios de comicidade.

O elenco segura bem a estrutura do filme e todos tem seus momentos, mais ou menos felizes, durante o mesmo, destaque para o bom desempenho de Cuba Gooding Jr. como comediante, mas vale ver algumas das cenas de Rowan Atkinson (o Mr. Bean) e dos sempre ótimos Jon Lovitz e Whoopi Goldberg.

Um filme pronto para se tornar clássico das sessões da tarde do ano 2005, divertimento, que independe do entendimento da história, marcado por um certo quê de comédia em ritmo de videoclip.

Cotação: **
                                                                                                                                                       Lourival Sobral


Dicas da semana:
(Período de 02/02-08/02/2002)

Avassaladoras (Mara Mourão, 2001) - O cinemão americano costuma despejar filmes no mercado que têm como características principais tudo que não seja suas qualidades cinematográficas, geralmente mesclam um belo elenco que quando muito demonstram esforço em fazer crível um arremedo de roteiro.

“Avassaladoras” se revela uma revista sobre a mulher urbana brasileira, tendo como pano de fundo uma série de blagues e alguma dose de “filosofia” que tenta dar tintas mais consistentes ao que o filme é na sua essência: um veículo comercial para seus astros globais.

Longe de ser condenável, a busca de um cinema comercial para suprir as grades dos grandes multiplex com material feito no Brasil é passo essencial para criação de uma indústria cinematográfica.

O elenco de “Avassaladoras” cumpre a risca essa missão: Giovana Antonelli consegue  bom nível de interpretação, ainda que com o mesmo tom usado em “Bossa Nova”, a “Jade” televisiva conquista a audiência com simpatia; Caco Ciocler marca mais um ponto no seu currículo cinematográfico que se revela profícuo e demanda uma pergunta - Existe algum filme nacional nos últimos anos sem Caco Ciocler?, Reynaldo Gianechini não consegue interpretar definitivamente, a impressão que dá sua presença é que está fazendo comercial de creme dental, o ponto fraco do elenco, mas um chamariz de bilheteria.

A diretora Mara Mourão repete o tom de crônica do seu interessante filme de estréia “Alô?”, mudando o cenário dos seus personagens, mas sempre tendo um razoável controle do timing de comédia e da simpatia que busca oferecer ao público através de seus personagens.

Cotação: ** ½


D-TOX (Eye See You, Jim Gillespie,2001) -
Sylvester Stallone vivendo um policial que foi internado numa clínica e tem que resgatar sua auto-estima e respeito resolvendo um caso do seu passado. Esse é o resumo desse thriller.

O Ator ao longo dos últimos tempos perdeu as qualidades que sua cinematografia ainda guardava: a capacidade de ousar e de buscar caminhos novos ainda que suas busca nunca tenham sido frutíferas; restou o astro de duas décadas atrás tentando um fiapo de sucesso em fórmulas por demais batidas e já experimentadas e que, via de regra - no caso “Cliffhanger”, redundaram numa seqüência de fracassos.

Um filme verdadeiramente ruim, inclusive com uma produção que parece pouco esmerada em oferecer ao público um produto ainda que bem embalado.

Cotação:  ½

Notícias da Semana:

“Abril Despedaçado”, esperado filme de Walter Salles recebe uma importante indicação ao BAFTA (equivalente ao Oscar inglês), demonstrando que o filme vai conquistando o lugar que se previa antes do seu nascimento superando, em parte, o mau lançamento no Festival de Veneza quando, dizem as más línguas”, foi sabotado por Nanni Moretti que acreditava ser favorito ao Oscar 2002 por seu filme “O Quarto do filho”.

O Prêmio BAFTA consagrou “Moulin Rouge” e “O Senhor dos Anéis” como grandes favoritos.

O Sindicato dos Atores americanos anunciou sua lista de indicações – boa parte dos seus votantes elegem os indicados da Academia - e fizeram retornar à briga pela indicação Sean Penn, por sua elogiadíssima presença em “I am Sam” e Tom Wilkinson, companheiro de Sissy Spacek no filme “Entre Quatro Paredes” (In the Bedroom).

                                                                                                                                                        Lourival Sobral


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