Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- ENTREVISTA ESPECIAL -
Amir Nasr

            O brasileiro Amir Nasr é o fundador e principal administrador da maior e mais importante equipe de competições da América do Sul, a Amir Nasr Racing, com sede em Brasília. No dia 28 de Dezembro de 2001, ele concedeu essa entrevista exclusiva para Fernando Toscano, editor do Portal Brasil®. Confira na íntegra:

Amir Nasr é o Diretor Executivo da equipe1) Sabemos que você foi um piloto de destaque no kart brasiliense. Mas como surgiu a idéia de partir para formar uma equipe de fórmula 3? Foi em 1988 quando voltei da Inglaterra depois de correr na Fórmula Ford Inglesa. Queria fazer a Fórmula 3 e achei que a América do Sul era a melhor opção. Quando finalmente consegui montar a equipe de F3 veio o plano Collor e acabou com as minhas esperanças de continuar como piloto. Daí usei a estrutura para atender outros pilotos.

2) Quais as maiores dificuldades no início e qual momento que  você considera o mais importante para a Amir Nasr Racing ter atingido o atual estágio? Acho que o mais difícil foi superar o plano Collor, mas sem dúvida o mais importante foram os nossos dois primeiros pilotos, o Márcio Lobão e o Constantino Junior. Foram eles os primeiros a acreditar no nosso potencial e ajudaram muito no crescimento da equipe.

3) Você poderia nos detalhar o funcionamento técnico e operacional da Amir Nasr Racing, bem como funcionam as instalações, pessoal técnico, relacionamento com pilotos e programas de testes? A Amir Nasr Racing, enquanto empresa, integrando os produtos de seus parceiros à alta capacidade técnica de seus profissionais, presta serviços que atendem aos pilotos, às equipes e também às empresas e fabricantes ligados ao incrível mundo do automobilismo. Conheça abaixo nossos serviços e entre em contato para solucionar dúvidas ou solicitar maiores informações.

Serviços:Sede da equipe Amir Nasr no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Brasília-DF

SDC - Sistema de Desenvolvimentos de Campeões
Programa de testes de produtos
Consultoria técnica
Produtos para exposição

Produtos:

- Sistema de aquisição de dados PI Research
- Equipamento de alinhamento de suspensão e inspeção para o esporte a motor a laser e eletrônico ART.

Equipe:

- A Amir Nasr Racing é uma equipe com 21 anos de experiência em diferentes áreas do automobilismo nacional e internacional. Primeira equipe brasileira a ter sede em um Autódromo, a convite do Tricampeão mundial de F1 Nélson Piquet, a Amir Nasr Racing vem, nos últimos 10 anos, atuando na Fórmula 3 Sul Americana - a principal categoria do continente.

4) O que você considera que possa faltar na equipe para torná-la ainda mais eficiente? É difícil falar mas talvez seja fazer outras categorias com a Stock Car ou a Fórmula Renault e assim ter um aumento de conhecimento e recursos para podermos continuar crescendo.

Amir Nasr5) Como foi o acordo com o Nélson Piquet, para você instalar a sede da equipe dentro do Autódromo de Brasília? Quando o Nélson voltou para morar em Brasília após o acidente em Indianápolis, ficou conhecendo o nosso trabalho e disse que tinha ficado feliz em saber que tínhamos uma equipe deste nível em Brasília. A partir daí começou a nos apoiar até que pegou o autódromo, criou uma área para as equipes de Brasília e fomos os primeiros a serem convidados. Em razão do autódromo ser arrendado, isso não poderia ser um problema no futuro, quando vencer o prazo de arrendamento? Realmente pode ser um problema mas acredito que enquanto estivermos fazendo automobilismo dentro da área apropriada ninguém irá nos incomodar.

6) Dentre todos os pilotos que passaram pela sua equipe, quais os que você destaca pelas qualidades técnicas e em condições reais de se tornar um piloto competitivo no automobilismo mundial? Hélio Castro Neves, Tarso Marques, Max Wilson, Bruno Junqueira e Vitor Meira.

7) Quais seus planos para a fórmula 3 em 2002? Continuar atuando na formação dos pilotos, e quem sabe vencer mais um campeonato.

8) Houve uma época que se falou muito de você ter a própria equipe na Fórmula Indy Light. Existe algum plano para criar uma Amir Nasr em outra categoria também? Nesse caso, a equipe de F-3 continuaria? Sim, é verdade, mas depois da desvalorização do real tivemos que adiar nossos planos fora do Brasil. Em 2002 vamos fazer outra categoria além da F3. Estamos estudando entre a Stock Car e a Fórmula Renault.

9) O custo da Fórmula 3 é acessível aos nossos pilotos, em razão das dificuldades econômicas do país e de suas empresas? Qual seria o custo médio para um piloto de primeira linha nessa categoria e o custo para um novato competir razoavelmente na fórmula 3 light? Os custos da F3 Sul Americana são menores entre as F3 mais importantes do mundo (Inglesa, Alemã, Francesa e Japonesa). E é importante que continue assim. Do contrário, os pilotos teriam que ir para a Europa onde o custo de vida e da F3 é muito mais caro. Uma temporada na América do Sul fica em torno de U$ 300,000.00 na categoria A e U$ 150,000.00 na Light. Na Europa não sai por menos de U$ 500,000.00.As oficinas da equipe Amir Nasr são de alto gabarito e de avançada tecnologia

10) Qual sua opinião pessoal sobre o Nelsinho Piquet? O Nelsinho é sem dúvida um dos melhores pilotos que já passaram na F3 Sul Americana. Ainda é muito novo e tem muito para mostrar. E por que ele não competiu pela sua equipe, visto que deve ter sido muito mais complicado ao Nélson Piquet formar uma equipe totalmente nova? O Nélson queria trabalhar mais próximo do filho, interferir mais, ter mais liberdade. Daí preferiu montar o próprio time, que na verdade não é totalmente novo, já que o Felipe Vargas trabalhou na Amir Nasr por quase 10 anos e o Nélson tem mais experiência do que qualquer outro no automobilismo brasileiro.

11) Você considera os pilotos brasileiros, em geral, superiores aos demais da América do Sul? Não. Qual a diferença entre pilotos brasileiros e argentinos? É mais um problema cultural. Os bons pilotos argentinos, por exemplo, quando aparecem são logo levados para as categorias de Turismo Nacional e já começam a ganhar salário. Os brasileiros preferem esperar e tentar uma carreira internacional.

12) Carros de turismo como Fiat, Corsa e outros correm ao lado de Espron, BMW e protótipos em provas de longa duração, como os 1000 km de Brasília. Não existem riscos para os pilotos, considerando a maior velocidade dos protótipos e também em relação aos pilotos, já que muitos são novatos? Não, as principais provas do mundo como Le Mans e Daytona são no mesmo estilo, com protótipos dividindo a pista com carros de série e pilotos veteranos e novatos.

Um dos caminhões de transporte da equipe13) Em relação à F-3, por que a Amir Nasr não compete em provas internacionais como o GP de Macau e outras? Isso não poderia vender uma imagem bastante competitiva da equipe e do país a nível mundial? Fomos convidados nos últimos três anos, infelizmente, devido ao calendário da nossa F3 ainda não foi possível.

14) Você acredita que um piloto vindo diretamente do kart, pode sentar num carro de F-3 ou deve passar antes pelo menos pela categoria Turismo ou Espron, por exemplo? Sim em alguns casos. Pilotos que já tenham uns cinco anos de kart, disputando campeonatos paulistas e brasileiros, por exemplo, pelo nível de competitividade do kart brasileiro tem condições. Temos os exemplos do Nelsinho Piquet, Christiano “Tuka” Rocha e do argentino Matias Russo. Como ilustração, cito o caso de Fisichella, que foi direto do kart para a F3 e depois  para a F1 na seqüência. Fora disso, eles devem fazer outra categoria de base antes de ingressar na F3.

15) Os pilotos da Stock Car são taxados pela mídia como os melhores pilotos do país. Você concorda com isso ou fórmula 3 é mais exigente aos pilotos? É engraçado. Eles são os melhores do país e os da F3 são os melhores da América do Sul. Na verdade, são perfis diferentes, os da Stock são veteranos que já correram na Europa e até na F1 e os da F3 são os novos talentos que ainda vão tentar a carreira internacional. Sem dúvida um carro de F3 exige muito mais técnica e habilidade que um Stock Car.

16) Quais seus planos a longo prazo? A longo prazo pretendo atuar mais no desenvolvimento do Automobilismo no Brasil. Acho que o Automobilismo tem um potencial incrível e não tem nem 10% deste potencial sendo explorado. Só para dar um exemplo, para cada carro na pista geramos 8 empregos diretos (Engenheiro, Mecânicos, Auxiliares, Motorista, Assessor de imprensa e Cozinheiro). É o que precisamos para atender um carro. Sem você contar que para organizar uma prova você precisa de todo o tipo de profissional como Comissários, Bombeiros, Médicos, Jornalistas, Seguranças, Policiais, Advogados, Engenheiros, Técnicos, Cronometristas e etc.

Samir Nasr, é o Diretor Financeiro da equipeNa nossa equipe temos 25 funcionários entre eles Secretária, Engenheiros, Assessor de Imprensa, Motorista, Faxineiros, Cozinheiro, Mecânicos e ainda temos Estagiários.

Hoje no Brasil temos 14 montadoras e todas tem programas de automobilismo no mundo inteiro menos no Brasil. Se cada montadora colocasse 2 carros em um Campeonato de Marcas imagina só quantos empregos estaríamos criando. Fora as outras categorias que poderiam ser criadas. Só a Renault na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos está em mais de 10 categorias diferentes (Fórmula Campus, Fórmula Renault, Fórmula Nissan, Clio, Fórmula 3, IRL, Fórmula 1, Rally, Protótipos e Marcas).

Acho que falta uma representação do Automobilismo no Congresso Nacional e uma vontade política de fazer crescer o nosso Automobilismo. Também estaríamos gerando mais entretenimento e exposição do Brasil para fora. Poderíamos ter mais autódromos, treinar engenheiros para as montadoras, montar cursos técnicos no SENAI, Cursos Universitários para Engenheiros de automobilismo e uma serie de outras ações.

Com isso acho que da para você imaginar o que ainda pode ser feito no nosso Automobilismo e é isso que quero fazer.

Obrigado pela oportunidade.

Abraços,                                                                        Conheça o site da Amir Nasr Racing ===> Clique aqui

Amir.

Em nome do Portal Brasil® agradeço a atenção do Sr. Amir Nasr, lhe desejando ainda um 2002 de muito sucesso!!!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI