INSS: vão receber 14º salário os assegurados

Atualizado: outubro 27, 2025

Escrito por Pedro Carvalho

Chefe de redação

Muitos ou todos os produtos nesta página são de parceiros que nos compensam quando você clica ou executa uma ação no site deles, mas isso não influencia nossas avaliações ou classificações. Nossas opiniões são nossas.


O benefício será liberado para os segurados do INSS e quem teve o benefício suspenso por interrupção programada.

Neste grupo estão os aposentados (aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez, aposentadoria especial), pensionistas e cidadãos que recebem auxílio (auxílio-doença, auxílio-acidentário, auxílio-reclusão)

Estarão fora de receber o 14º salário as pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV), já que não tem contribuição com a Previdência Social.

Qual o valor do 14º salário para os segurados do INSS?

O 14º salário tem previsão de ser liberado apenas em 2022, sofrendo reajuste com base no salário mínimo nacional que pode chegar a R$ 1.210,44 devido a inflação.

Sendo assim, o segurado do INSS que recebe até um salário mínimo terá possibilidade de receber uma parcela nesse valor. Já os que recebem mais de um salário mínimo, receberão o valor adicional de uma parcela proporcional.

Essa parcela se trata da diferença entre o salário e o teto do regime geral da previdência social. O 14º salário não pagará mais que dois salários mínimos.